NÃO

MOV

RECESSO ESCOLAR . INÍCIO DAS AULAS DIA 31 DE JULHO DE 2017

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Escola Estadual A Escola Raimundo Gomes de Oliveira. Alcançou 6.7 ponto.

'Muito trabalho', diz diretor de escola estadual com 2º melhor Ideb
Com a segunda melhor pontuação nos primeiros anos do ensino fundamental, a Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, também em Rio Branco, alcançou 6.7 pontos. O diretor Osleno Freitas, que gerencia a instituição há 7 anos, afirma que as dificuldades são muitas, mas o segredo é muito trabalho. Ele explica que a tática adotada foi, após um levantamento do rendimento de cada turma, traçar metas para melhorar tanto os indicadores internos quanto externos. São atendidos em torno de 1.160 alunos.
“Não tem segredo, foi muito trabalho. Montamos uma equipe de apoio que faz um levantamento das faltas dos alunos e acompanha o rendimento. Tem a questão do planejamento, que se efetiva realmente. Além disso, temos procurado motivar muito os alunos para que gostem mais da escola, até porque eles são o nosso foco”, explica.
  •  
Diretor da Escola Raimundo Gomes, com segunda melhor nota no Ideb, Osleno Freitas diz que resultado é fruto de muito trabalho (Foto: Caio Fulgêncio/G1)Diretor da Escola Raimundo Gomes, com 2º melhor
nota, Osleno Freitas diz que resultado é fruto de
muito trabalho (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Dentre os projetos desenvolvidos, o diretor cita o Expotalento, em que os alunos podem apresentar talentos artísticos; o Leitura de Mundo, que desenvolve temas como o meio ambiente; e ainda o Mais Educação, que disponibiliza aulas de reforço no contra turno. As iniciativas são importantes, de acordo com o Freitas, para aproximar as famílias e a escola.
E é a ausência da família no dia a dia do aluno uma das principais dificuldades apontadas pelo diretor. “Temos muito o que melhorar ainda. E precisamos mais da ajuda da família. Tem momentos que nós temos que decidir chamar a responsabilidade, mesmo que isso nos sobrecarregue muitas vezes”, fala.
Mesmo assim, Freitas diz que muito da antiga forma que a comunidade lidava com o colégio já mudou. Ele lembra que, por muitos anos, a Escola Raimundo Gomes de Oliveira era uma das últimas opções dos pais no momento da matrícula.
“Nossa escola tem uma clientela que a maior parte vem de bairros da periferia, como Mocinha Magalhães e algumas invasões próximas, Joafra, Rui Lino. Então, quando você chega a um bom resultado, a satisfação aparece. É acreditar que dá certo. E pouco a pouco vamos agregando pessoas que acreditem. É um trabalho diário”, explica.
A Escola Raimundo Gomes de Oliveira também apresentou, de acordo com o Ideb, uma boa pontuação em relação aos anos finais do ensino fundamental (6° a 9° ano), 5.4 pontos, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021, que é de 5.2 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário