AVISO ANI
FUNDAMENTAL
domingo, 31 de agosto de 2014
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
PROJETO LEITURA DE MUNDO. - "MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL".
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA PEDAGÓGICA DE EJA
ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
Professores: Eticildo Lopes de Oliveira. EJA III
Módulo IV.
Janaina
Rego. EJA II Módulo V.
PROJETO LEITURA DE MUNDO
“MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL”.
I
– JUSTIFICATIVA
A
evasão escolar fica concretizada quando o aluno deixa de frequentar a escola e
fica caracterizado o abandono do ambiente escolar. Historicamente, esse tem
sido um tema recorrente nos debates e análises sobre a educação pública no
Brasil.
Várias
são as causas e inúmeras têm sido as tentativas de meios para combater esse mal
que impede a melhora do desempenho nacional, estadual e municipal no ranque que
avalia o desempenho escolar, no que diz respeito o quesito “evasão”.
De
acordo com pesquisa publicada em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea), internamente, os Estados da Região Norte têm os piores índices
de estudantes que abandonam o ensino médio no país. Em todos eles mais de 60%
dos jovens deixam a escola antes de completar esse nível de ensino.
Partindo
do pressuposto de que esse obstáculo que se interpôs à educação em todos níveis
só poderá ser vencido se cada um fizer a sua parte, a Escola Raimundo Gomes de
Oliveira vem ao longo dos últimos anos, envidando esforços no sentido de
mitigar esse grave problema social, adotando ações pedagógicas que motive o
aluno gostar e permanecer no ambiente da escola.
Nesse
sentido, mais uma versão do Projeto Leitura de Mundo se justifica à medida que,
à luz dos dados da escola, contata-se acentuada melhora nos índices que
monitoram a evasão escolar em todos os turnos.
II
– TEMA: “MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL”.
III
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
Combate à evasão escolar e mostrar a importância da preservação do meio
ambiente com recolhimento das baterias de celulares que ficaram em desuso e os
equipamentos de informática que ficaram obsoletos e foram descartados.
IV
– OBJETIVO GERAIS.
•
Conscientizar e educar os alunos e a comunidade da importância dada as peças
que vão serem descartada principalmente as baterias, por conterem elementos
químicos pesados que podem contaminar o meio ambiente.
V
- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Período
|
25/08
|
29/08
|
01/08
|
15/09
|
30/09
|
Elaboração do Projeto
|
X
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Pesquisa Sobre o Tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
-
|
Culminância
|
-
|
-
|
-
|
-
|
X
|
VI
- AVALIAÇÃO:
•
Os alunos serão avaliados durante a execução do projeto, através do
envolvimento dos mesmos na coleta e na exposição do projeto na referida escola
na sua culminância.
VII
- PRODUTO FINAL:
•
Culminância
VIII
– MATERIAL
.
EVA (verde, azul, vermelho, amarelo e branco)
.
Cola térmica com pistola
.
Pincéis coloridos
.
Tinta Guache
.
TNT (verde, azul, vermelho, amarelo e branco).
Rio Branco, 29 de Agosto de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
Raimundo Gomes adicionou 6 novas fotos.
PARABÉNS AOS ALUNOS FINALISTAS DA ÚLTIMA FASE DE CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO, POIS NESSE MOMENTO; APÓS AS REVISÕES E REESCRITAS REALIZADAS EM SALA DE AULA, O TEXTO SEMPRE PODE SER MELHORADO, É O MOMENTO DE CUIDAR DA ESTÉTICA, PARÁGRAFOS, ACENTUAÇÃO, PONTUAÇÃO, CLARO, QUE OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SEMPRE ESTARÃO DANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES, MAS NA RETA FINAL, ÀS VEZES 0 1º LUGAR PERDE PARA O QUE ESTÁ EM 2º OU 3º, POR ISSO,DAMOS TODAS AS OPORTUNIDADES AOS ESCRITORES MIRINS, QUE REVEJAM E MELHOREM CADA VEZ MAIS SEUS TEXTOS, BOA SORTE...E ATÉ A PREMIAÇÃO!
sábado, 2 de agosto de 2014
MATRICULAS ABERTA EJA II e EJA II - FAÇA SUA MATRICULA NA SECRETÁRIA DA ESCOLA.
plano de Curso de Química EJA III MÓDULO IV.
Governo
do Estado do Acre
Secretaria
de Estado de Educação e Esporte
Escola
Raimundo Gomes de Oliveira
Plano
de Curso de Química EJA II Módulo IV
Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira
Carga
Horaria: 60 Horas aulas
Ano
Letivo 2014 Segundo Semestre
CAPACIDADE
|
CONTEÚDOS
|
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
|
RECURSOS DIDATICOS
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO
|
Desenvolver conhecimento de química orgânica, a
partir do estudo de hidrocarbonetos, identificando sua presença no mundo
contemporâneo.
Interpretar a relação que os compostos orgânicos
fazem uns com os outros a partir de suas propriedades.
|
Caracterização dos compostos orgânicos, histórico
do desenvolvimento da química orgânica e sua importância cientifica e
tecnológica.
Classificação de cadeias carbônicas e de carbonos.
Aplicação da nomenclatura IUPAC para identificar
hidrocarbonetos, e moleculares.
Utilização do petróleo como energia não renovável
e analise de crise energética mundial.
|
Representação de moléculas orgânicas procurando
mostrar a estrutura tetraédrica do carbono e sua representação simplificada.
Estudo para descobrir a formação de gás metano e
sua relação com o funcionamento de biodigestores.
Pesquisas sobre destilação fracionada do petróleo
para obtenção de derivados (hidrocarbonetos).
Resolução de exercício de química orgânica em
grupo para a aprendizagem da nomenclatura IUPAC e construção de formulas
estruturais e moleculares.
Estudo da combustão de derivados de petróleo e
sua relação com a poluição atmosférica.
|
Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
|
A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
|
Reconhecer e nomear e representar as formulas de
compostos de diferentes hidrocarbonetos, funções orgânicas oxigenadas
nitrogenadas halogênicas e compreender papel e os efeitos dos diferentes
compostos presentes nos alimentos substancias licitas e bebidas alcoólicas;
as ilícitas como as drogas psicoativas no organismo humano.
|
O estudo dos Hidrocarbonetos seus grupos
funcionais: Alcanos; Alcenos; Alcinos; Alcadienos e Ciclanos.
Funções Oxigenadas: Álcoois; Fenóis; Éteres;
Ácidos Carboxílicos.
Funções nitrogenadas: Aminas; Amidas; Nitrilas,
Isonitrilas e Nitro compostos.
|
Elaboração de quadro síntese com funções
orgânicas, grupos funcionais e particularidades da nomenclatura, após estudo
analítico das funções oxigenadas nitrogenadas e halogenadas.
Exercício em grupos para nomear, construir
formulas estruturais, descobrir formulas moleculares e identificar funções de
compostos orgânicos.
|
|
|
Conhecer a variedade de estruturas de substancias
orgânicas assim como as geometrias especiais das moléculas, as propriedades
físicas e químicas das moléculas ponto de fusão e ponto de ebulição.
Além de compreender sua atuação em nosso
cotidiano como na fabricação de tintas solventes, a vasta quantidade de
plástico e diferença entre eles e como os medicamentos transitam em nosso
organismo.
|
Estruturas e propriedades físicas dos compostos
orgânicos.
Isomeria em química orgânica.
Reações de Adição, eliminação e substituição.
O caráter Ácido Básico na Química Orgânica.
|
Situações de identificação de funções mistas em
alguns compostos mais complexos como ácido lático, glicose aminoácidos
neurotransmissores, remédios e drogas.
Aulas práticas com alimentos preparados em casa
ou na escola transformações químicas em seu preparo principalmente com o uso
do fogo e cada grupo deve explicar a composição química dos alimentos
transformações ocorridas durante a preparação e os produtos da digestão.
|
Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
|
A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
|
Eticildo Lopes de Oliveira. Rio Branco, 04 de Agosto 2014.
REFERÊNCIAS:
1. FELTREE,
Ricardo; Química Geral, volume 3, 6º edição, São Paulo, Moderna, 2004
2. PERUZZO,
Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano,
volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
3. REIS,
Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São
Paulo, FTD 2010.
4. Acre,
Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1
de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.
Assinar:
Postagens (Atom)