Regulamento
1. Responsabilidade:
A 12ª Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é
uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com
apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do
Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da
Educação (MEC).
2. Características:
A 12ª Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é
dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do
Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que
concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores,
escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também
concorrem a prêmios.
3. Objetivos:
3.1. Estimular e promover o estudo da
Matemática entre alunos das escolas públicas.
3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
4. Participantes, Divisão em Níveis e
em Grupos:
4.1. Os alunos participantes da 12ª
OBMEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:
Nível 1 – alunos matriculados em 2016 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
Nível 2 – alunos matriculados em 2016 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
Nível 3 – alunos matriculados em 2016 em qualquer ano do Ensino Médio.
Nível 1 – alunos matriculados em 2016 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
Nível 2 – alunos matriculados em 2016 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
Nível 3 – alunos matriculados em 2016 em qualquer ano do Ensino Médio.
4.1.a. Os alunos da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ou 7º ano do ensino fundamental
deverão ser inscritos para as provas do Nível 1, os do 8º ou 9º ano para as
provas do Nível 2 e os do ensino médio para as provas do Nível 3.
4.1.b. Os alunos que mudarem de série
durante o ano letivo participarão das provas da OBMEP no nível que estavam
cursando por ocasião da inscrição de sua escola na OBMEP.
4.1.c. Participam das provas da OBMEP
somente os alunos que, na data da realização das provas, estiverem regularmente
matriculados nas escolas inscritas na OBMEP. Não poderão participar das provas
aqueles que estavam matriculados quando da inscrição da escola, mas que dela se
desligaram por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros
motivos.
4.1.d. Escolas particulares
conveniadas com a rede pública de ensino (secretarias municipais ou estaduais)
poderão inscrever na OBMEP única e exclusivamente seus alunos pertencentes à
rede pública de ensino. Estes alunos concorrerão aos prêmios discriminados no
regulamento. A escola, porém, não concorrerá a qualquer premiação.
4.2. A OBMEP
realizar-se-á em 2 (duas) etapas:
4.2.a. Primeira Fase: Aplicação de prova objetiva
(múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas.
4.2.b. Segunda Fase: Aplicação de prova discursiva aos
alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios descritos nos parágrafos
5.2, 5.3 e 5.4.
4.3. Em cada nível,
as escolas participantes da 12ª OBMEP serão divididas em 5 (cinco) grupos, de
acordo com o número de inscrições na Primeira Fase.
4.3.a. Nível 1
4.3.a.1. Compõem o
Grupo 1A as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 1 (um) e 40
(quarenta) alunos no Nível 1.
4.3.a.2. Compõem o
Grupo 1B as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 41 (quarenta
e um) e 80 (oitenta) alunos no Nível 1.
4.3.a.3. Compõem o
Grupo 1C as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 81 (oitenta
e um) e 140 (cento e quarenta) alunos no Nível 1.
4.3.a.4. Compõem o
Grupo 1D as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 141 (cento
e quarenta e um) e 240 (duzentos e quarenta) alunos no Nível 1.
4.3.a.5. Compõem o
Grupo 1E as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP 241 (duzentos e
quarenta e um) alunos ou mais no Nível 1.
4.3.b. Nível 2
4.3.b.1. Compõem o Grupo 2A as
escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 1 (um) e 40 (quarenta)
alunos no Nível 2.
4.3.b.2. Compõem o Grupo 2B as
escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 41 (quarenta e um) e 80
(oitenta) alunos no Nível 2.
4.3.b.3. Compõem o Grupo 2C as
escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 81 (oitenta e um) e 140
(cento e quarenta) alunos no Nível 2.
4.3.b.4. Compõem o Grupo 2D as
escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 141 (cento e quarenta e
um) e 240 (duzentos e quarenta) alunos no Nível 2.
4.3.b.5. Compõem o Grupo 2E as
escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP 241 (duzentos e quarenta e
um) alunos ou mais no Nível 2.
4.3.c. Nível 3
4.3.c.1. Compõem o
Grupo 3A as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 1 (um) e
120 (cento e vinte) alunos no Nível 3.
4.3.c.2. Compõem o
Grupo 3B as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 121 (cento
e vinte e um) e 240 (duzentos e quarenta) alunos no Nível 3.
4.3.c.3. Compõem o
Grupo 3C as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 241
(duzentos e quarenta e um) e 380 (trezentos e oitenta) alunos no Nível 3.
4.3.c.4. Compõem o
Grupo 3D as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 381
(trezentos e oitenta e um) e 620 (seiscentos e vinte) alunos no Nível 3.
4.3.c.5. Compõem o
Grupo 3E as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP 621 (seiscentos e
vinte e um) alunos ou mais no Nível 3.
5. Inscrição na OBMEP:
5.1. Primeira Fase:
5.1.a. A inscrição
na Primeira Fase da OBMEP deverá ser feita pelas escolas, mediante opreenchimento da Ficha de Inscrição disponível
na página www.obmep.org.br.
5.1.b Só serão
aceitas inscrições dentro da data-limite fixada no calendário oficial da
OBMEP (ver item 11). Não serão aceitas inscrições enviadas em mensagens
eletrônicas, via fax ou por meio postal.
5.1.c. Para a
Primeira Fase da OBMEP cada escola indicará na Ficha de Inscrição apenas o
número total de seus alunos inscritos em cada Nível. Não há inscrição
individual de alunos.
5.2. Segunda Fase do Nível 1:
5.2.a. As escolas
do Grupo 1A que inscreverem 1 (um) aluno na Primeira Fase selecionarão para a
Segunda Fase 1 (um) aluno. Aquelas que inscreverem na Primeira Fase de 2 (dois)
a 40 (quarenta) alunos, selecionarão para a Segunda Fase 2 (dois) alunos.
5.2.b. As escolas
do Grupo 1B selecionarão 4 (quatro) alunos do Nível 1 para a Segunda Fase.
5.2.c. As escolas
do Grupo 1C selecionarão 7 (sete) alunos do Nível 1 para a Segunda Fase.
5.2.d. As escolas
do Grupo 1D selecionarão 12 (doze) alunos do Nível 1 para a Segunda Fase.
5.2.e. As escolas
do Grupo 1E selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na
Primeira Fase no Nível 1 para a Segunda Fase.
5.3. Segunda Fase do Nível 2:
5.3.a. As escolas
do Grupo 2A que inscreverem 1 (um) aluno na Primeira Fase selecionarão para a
Segunda Fase 1 (um) aluno. Aquelas que inscreverem na Primeira Fase de 2 (dois)
a 40 (quarenta) alunos, selecionarão para a Segunda Fase 2 (dois) alunos.
5.3.b. As escolas
do Grupo 2B selecionarão 4 (quatro) alunos do Nível 2 para a Segunda Fase.
5.3.c. As escolas
do Grupo 2C selecionarão 7 (sete) alunos do Nível 2 para a Segunda Fase.
5.3.d. As escolas
do Grupo 2D selecionarão 12 (doze) alunos do Nível 2 para a Segunda Fase.
5.3.e. As escolas
do Grupo 2E selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na
Primeira Fase no Nível 2 para a Segunda Fase.
5.4. Segunda Fase do Nível 3:
5.4.a. As escolas
do Grupo 3A que inscreverem até 6 (seis) alunos na Primeira Fase selecionarão
todos os inscritos para a Segunda Fase. Aquelas que inscreverem na Primeira Fase
de 7 (sete) a 120 (cento e vinte) alunos, selecionarão para a Segunda Fase 6
(seis) alunos.
5.4.b. As escolas
do Grupo 3B selecionarão 12 (doze) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase.
5.4.c. As escolas
do Grupo 3C selecionarão 19 (dezenove) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase.
5.4.d. As escolas
do Grupo 3D selecionarão 31 (trinta e um) alunos do Nível 3 para a Segunda
Fase.
5.4.e. As escolas
do Grupo 3E selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na
Primeira Fase no Nível 3 para a Segunda Fase.
5.5. Nos itens
5.2.e, 5.3.e e 5.4.e, quando o número equivalente a 5% (cinco por cento) não
for um número inteiro, ele deverá ser aproximado para o número inteiro
imediatamente superior.
5.6. Em todos os
casos acima, deverão ser selecionados para a Segunda Fase os alunos que
obtiverem as maiores notas na prova da Primeira Fase, e as escolas deverão
divulgar previamente os critérios de desempate a serem aplicados.
5.7. Não serão
classificados alunos com nota 0 (zero) – mesmo quando as vagas para a Segunda
Fase em determinado Nível não forem inteiramente preenchidas.
5.8. Não será
permitido transferir vagas de um Nível para outro.
5.9. As notas da
Primeira Fase não serão consideradas para a classificação final.
5.10. Para a inscrição
na Segunda Fase é obrigatório que cada escola envie por via postal à
Coordenação Geral da OBMEP o documento indicativo do número de alunos
classificados e o cartão-resposta da Primeira Fase de cada um desses alunos.
5.11. As escolas
deverão também indicar no Documento de Envio (DE) se dentre os alunos
classificados há alunos com necessidades especiais (prova Braille, prova
ampliada, intérprete de libras, etc.). Deverão também indicar se há alunos que
professam a religião adventista sabatista e que, por isso, necessitam fazer a
prova após o pôr do sol. Caso a escola não indique tais necessidades no
Documento de Envio (DE), a OBMEP isenta-se de qualquer responsabilidade na
preparação dessa logística especial.
5.12. Só serão
aceitos cartões-resposta com todos os dados solicitados preenchidos.
5.13. Os
cartões-resposta dos alunos classificados deverão ser enviados apenas por via
postal.
5.14. A inscrição
para a Segunda Fase só será válida se feita dentro dos prazos estipulados
pelo calendário oficial da
OBMEP.
5.15. No período de
envio dos cartões-resposta dos alunos classificados, as escolas deverão
comunicar à Coordenação Geral da OBMEP a lista dos alunos classificados na Primeira
Fase que se transferiram para outra escola pública municipal, estadual ou
federal, indicando a escola de destino. O aluno transferido será incluído na
listagem de classificados de sua nova escola, desde que esta esteja inscrita na
OBMEP.
6. Sobre as Provas:
6.1. A Primeira
Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação de prova objetiva (questões de
múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2 e 3).
6.2. As provas da
Primeira Fase, com duração de 2h30min (duas horas e trinta minutos), serão realizadas
em cada escola inscrita na OBMEP e aplicadas pelos professores dessas escolas.
6.3. A data de
aplicação das provas da Primeira Fase será divulgada no calendário oficial da
OBMEP. A aplicação poderá ser feita em todos os turnos da escola.
6.4. As provas da
Primeira Fase serão corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo
as instruções e os gabaritos elaborados pela Coordenação Geral da OBMEP.
6.5. Cada escola
deverá enviar à Coordenação Geral da OBMEP, dentro dos prazos estabelecidos
no calendário oficial, o
formulário indicando o número de alunos classificados para a Segunda Fase, com
seus respectivos cartões-resposta.
6.6. A Segunda Fase
da OBMEP se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por
níveis (1, 2 e 3).
6.7. As provas
discursivas na Segunda Fase da OBMEP terão duração de 3h (três horas) e serão
aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP para esse
fim.
6.8. Os locais de
realização das provas da Segunda Fase (designados "centros de
aplicação") serão divulgados na página da OBMEP www.obmep.org.br, pela Coordenação
Geral da OBMEP, em tempo hábil.
6.9. Os alunos
selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com
documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da
OBMEP.
6.10. O calendário
de provas nas duas fases será o mesmo para os três níveis.
7. Premiação:
7.1. A OBMEP
premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação.
Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda
Fase.
7.2. Para efeitos
de premiação, serão denominadas escolas seletivas as
escolas que na admissão de alunos:
o a. realizam
processo de seleção por meio de provas ou concursos, em qualquer um dos níveis
ou
o b. priorizam o
acesso a filhos de algumas categorias profissionais como, por exemplo, a filhos
de militares ou a filhos de funcionários públicos.
As escolas que se
enquadram em quaisquer dos itens acima devem indicá-lo na Ficha de Inscrição da
OBMEP.
7.3. A divulgação
da lista dos premiados será feita pela Coordenação Geral da OBMEP em data
estipulada no calendário oficial da
OBMEP.
7.4. Premiação de alunos.
Serão concedidos
aos alunos:
o 500 (quinhentas)
medalhas de ouro,
o 1.500 (mil e
quinhentas) medalhas de prata,
o 4.500 (quatro mil e
quinhentas) medalhas de bronze, totalizando 6.500 (seis mil e quinhentas)
medalhas;
o até 46.200
(quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.
7.4.a. Medalhas de Ouro: Nos níveis 1 e 2, serão
concedidas medalhas de ouro aos 200 (duzentos) alunos que obtiverem as maiores
notas na prova da Segunda Fase de cada um destes níveis. No Nível 3, serão
concedidas medalhas de ouro aos 100 (cem) alunos que obtiverem as maiores notas
na prova da Segunda Fase do Nível 3.
No Nível 1 conceder-se-á no máximo 40 (quarenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas; no nível 2, no máximo 40 (quarenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas e, no Nível 3, no máximo 50 (cinquenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas.
No Nível 1 conceder-se-á no máximo 40 (quarenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas; no nível 2, no máximo 40 (quarenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas e, no Nível 3, no máximo 50 (cinquenta) medalhas de ouro a alunos de escolas seletivas.
7.4.b. Medalhas de Prata: Em cada nível, serão concedidas
medalhas de prata aos 500 (quinhentos) alunos que obtiverem as maiores notas na
prova da Segunda Fase, excluídas as notas dos alunos premiados com medalhas de
ouro.
Nos níveis 1 e 2, conceder-se-á, em cada nível, no máximo 100 (cem) medalhas de prata a alunos de escolas seletivas, e, no nível 3 no máximo 250 (duzentos e cinquenta) medalhas de prata a alunos de escolas seletivas.
Nos níveis 1 e 2, conceder-se-á, em cada nível, no máximo 100 (cem) medalhas de prata a alunos de escolas seletivas, e, no nível 3 no máximo 250 (duzentos e cinquenta) medalhas de prata a alunos de escolas seletivas.
7.4.c. Medalhas de Bronze: Excluídos os medalhistas de
ouro e de prata, serão concedidas medalhas de bronze aos:
(i) 30 (trinta) alunos de Nível 1, 20 (vinte) alunos de Nível 2 e 10 (dez) alunos de Nível 3 de escolas não seletivas que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 1.620 (mil seiscentos e vinte) medalhas de bronze.
(ii) 1.180 (mil cento e oitenta) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 1, excluídos os alunos premiados no item anterior; 900 (novecentos) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 2, excluídos os alunos premiados no item anterior; 800 (oitocentos) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 3, excluídos os alunos premiados no item anterior.
Nos níveis 1 e 2, conceder-se-á, em cada Nível, no máximo 150 (cento e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de escolas seletivas e, no Nível 3, no máximo 350 (trezentos e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de escolas seletivas.
(i) 30 (trinta) alunos de Nível 1, 20 (vinte) alunos de Nível 2 e 10 (dez) alunos de Nível 3 de escolas não seletivas que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), totalizando 1.620 (mil seiscentos e vinte) medalhas de bronze.
(ii) 1.180 (mil cento e oitenta) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 1, excluídos os alunos premiados no item anterior; 900 (novecentos) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 2, excluídos os alunos premiados no item anterior; 800 (oitocentos) alunos que obtiverem as melhores notas da prova da Segunda Fase do Nível 3, excluídos os alunos premiados no item anterior.
Nos níveis 1 e 2, conceder-se-á, em cada Nível, no máximo 150 (cento e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de escolas seletivas e, no Nível 3, no máximo 350 (trezentos e cinquenta) medalhas de bronze a alunos de escolas seletivas.
7.4.d. Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC): Aos
6.500 alunos premiados na OBMEP 2016 com medalhas de ouro, prata ou bronze e
matriculados em escolas públicas em 2017, será oferecida a oportunidade de
participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A
participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq.
A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início
de 2017. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído
por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no
ensino público, a critério da coordenação do PIC.
7.4.e. Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (PICME):
Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP,
regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa
de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições
de Ensino Superior. Maiores informações estão disponíveis na página www.obmep.org.br/picme.htm.
7.4.f. Certificados de Menção Honrosa: Excluídos os
medalhistas de ouro, prata e bronze, serão concedidos certificados de Menção
Honrosa a até:
(i) 600 (seiscentos) alunos – 200 (duzentos) de cada Nível – de escolas não seletivas, que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), perfazendo um total de até 16.200 (dezesseis mil e duzentas) menções honrosas.
(ii) 10.000 (dez mil) alunos com maior pontuação nacional, em cada um dos três níveis, excluídos os alunos mencionados no item anterior, perfazendo um total de até 30.000 (trinta mil) menções honrosas.
(i) 600 (seiscentos) alunos – 200 (duzentos) de cada Nível – de escolas não seletivas, que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva Unidade da Federação (UF), perfazendo um total de até 16.200 (dezesseis mil e duzentas) menções honrosas.
(ii) 10.000 (dez mil) alunos com maior pontuação nacional, em cada um dos três níveis, excluídos os alunos mencionados no item anterior, perfazendo um total de até 30.000 (trinta mil) menções honrosas.
7.5. Premiação dos Professores: serão premiados até
1.029 (mil e vinte e nove) professores.
7.5.1. A premiação dos professores
está vinculada à premiação dos alunos. O professor de Matemática de alunos
inscritos na Segunda Fase receberá pontos, de acordo com os seguintes
critérios:
a) 10 (dez) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 8 (oito) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 6 (seis) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com menção honrosa;
e) 1 (um) ponto para cada aluno que compareceu à Segunda Fase e não obteve premiação.
a) 10 (dez) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 8 (oito) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 6 (seis) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com menção honrosa;
e) 1 (um) ponto para cada aluno que compareceu à Segunda Fase e não obteve premiação.
7.5.2. Só
participam da premiação professores vinculados a pelo menos 2 (dois) alunos
classificados, no qual pelo menos um deles tenha sido premiado.
7.5.3. Para a premiação os
professores serão divididos em 15 (quinze) grupos.
7.5.3.a Compõem o Grupo 1 professores vinculados a 2 (dois) ou 3 (três) alunos.
7.5.3.b Compõem o Grupo 2 professores vinculados a 4 (quatro) alunos.
7.5.3.c Compõem o Grupo 3 professores vinculados a 5 (cinco) alunos.
7.5.3.d Compõem o Grupo 4 professores vinculados a 6 (seis) alunos.
7.5.3.e Compõem o Grupo 5 professores vinculados a 7 (sete) alunos.
7.5.3.f Compõem o Grupo 6 professores vinculados a 8 (oito) alunos.
7.5.3.g Compõem o Grupo 7 professores vinculados a 9 (nove) alunos.
7.5.3.h Compõem o Grupo 8 professores vinculados a 10 (dez) alunos.
7.5.3.i Compõem o Grupo 9 professores vinculados a 11 (onze) alunos.
7.5.3.j Compõem o Grupo 10 professores vinculados a 12 (doze) alunos.
7.5.3.k Compõem o Grupo 11 professores vinculados a 13 (treze) ou 14 (quatorze) alunos.
7.5.3.l Compõem o Grupo 12 professores vinculados a 15 (quinze) ou 16 (dezesseis) alunos.
7.5.3.m Compõem o Grupo 13 professores vinculados a uma quantidade de 17 (dezessete) a 19 (dezenove) alunos.
7.5.3.n Compõem o Grupo 14 professores vinculados a uma quantidade de 20 (vinte) a 24 (vinte e quatro) alunos.
7.5.3.o Compõem o Grupo 15 professores vinculados a 25 (vinte e cinco) ou mais alunos.
7.5.3.a Compõem o Grupo 1 professores vinculados a 2 (dois) ou 3 (três) alunos.
7.5.3.b Compõem o Grupo 2 professores vinculados a 4 (quatro) alunos.
7.5.3.c Compõem o Grupo 3 professores vinculados a 5 (cinco) alunos.
7.5.3.d Compõem o Grupo 4 professores vinculados a 6 (seis) alunos.
7.5.3.e Compõem o Grupo 5 professores vinculados a 7 (sete) alunos.
7.5.3.f Compõem o Grupo 6 professores vinculados a 8 (oito) alunos.
7.5.3.g Compõem o Grupo 7 professores vinculados a 9 (nove) alunos.
7.5.3.h Compõem o Grupo 8 professores vinculados a 10 (dez) alunos.
7.5.3.i Compõem o Grupo 9 professores vinculados a 11 (onze) alunos.
7.5.3.j Compõem o Grupo 10 professores vinculados a 12 (doze) alunos.
7.5.3.k Compõem o Grupo 11 professores vinculados a 13 (treze) ou 14 (quatorze) alunos.
7.5.3.l Compõem o Grupo 12 professores vinculados a 15 (quinze) ou 16 (dezesseis) alunos.
7.5.3.m Compõem o Grupo 13 professores vinculados a uma quantidade de 17 (dezessete) a 19 (dezenove) alunos.
7.5.3.n Compõem o Grupo 14 professores vinculados a uma quantidade de 20 (vinte) a 24 (vinte e quatro) alunos.
7.5.3.o Compõem o Grupo 15 professores vinculados a 25 (vinte e cinco) ou mais alunos.
7.5.4. Para efeito
de premiação, o professor que atua tanto em escolas seletivas quanto em escolas
não seletivas terá sua pontuação calculada separadamente, ou seja, haverá o
cálculo dos pontos de alunos de escolas não seletivas e o cálculo dos pontos de
alunos de escolas seletivas.
7.5.5. A média do
professor será calculada dividindo-se a soma dos pontos obtidos por todos os
seus alunos pelo número de seus alunos classificados para a Segunda Fase.
7.5.6. Os prêmios serão distribuídos
da seguinte maneira:
(i) Um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) aos:
a) 2 (dois) professores de escola não seletiva com a maior média em sua UF (1 tablet para professores pertencentes aos grupos de 1 a 8 e 1 tablet para professores pertencentes aos grupos de 9 a 15), perfazendo 54 (cinqüenta e quatro) prêmios.
b) 7 (sete) professores de escola não seletiva com a maior média em seu Grupo, perfazendo 105 (cento e cinco) prêmios.
(ii) Excluídos os professores premiados no item anterior, serão concedidos 1 (um) diploma de homenagem e 1 (um) CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).
a) Em cada Grupo, de cada UF, ao professor de escola não seletiva que obtiver a maior média em seu Grupo, perfazendo um total de 405 (quatrocentos e cinco) professores.
b) Aos 30 (trinta) professores de escola não seletiva com a maior média nacional em seu Grupo, excluídos os premiados no item anterior, perfazendo um total de 450 (quatrocentos e cinquenta) professores.
c) A 1 (um) professor de escola seletiva com a maior média nacional de cada grupo, perfazendo um total de 15 prêmios.
Os professores premiados serão convidados a participar do fórum virtual do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, durante a vigência do PIC 2016. Maiores informações serão fornecidas no início de 2017 na página da OBMEP.
(i) Um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM) aos:
a) 2 (dois) professores de escola não seletiva com a maior média em sua UF (1 tablet para professores pertencentes aos grupos de 1 a 8 e 1 tablet para professores pertencentes aos grupos de 9 a 15), perfazendo 54 (cinqüenta e quatro) prêmios.
b) 7 (sete) professores de escola não seletiva com a maior média em seu Grupo, perfazendo 105 (cento e cinco) prêmios.
(ii) Excluídos os professores premiados no item anterior, serão concedidos 1 (um) diploma de homenagem e 1 (um) CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).
a) Em cada Grupo, de cada UF, ao professor de escola não seletiva que obtiver a maior média em seu Grupo, perfazendo um total de 405 (quatrocentos e cinco) professores.
b) Aos 30 (trinta) professores de escola não seletiva com a maior média nacional em seu Grupo, excluídos os premiados no item anterior, perfazendo um total de 450 (quatrocentos e cinquenta) professores.
c) A 1 (um) professor de escola seletiva com a maior média nacional de cada grupo, perfazendo um total de 15 prêmios.
Os professores premiados serão convidados a participar do fórum virtual do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP, durante a vigência do PIC 2016. Maiores informações serão fornecidas no início de 2017 na página da OBMEP.
7.5.7. Um professor
não poderá receber mais de um prêmio.
7.5.8. Os
professores de matemática são indicados pela escola exclusivamente na página da
OBMEP, após a divulgação da lista dos classificados para a Segunda Fase
(ver Calendário). É obrigatória a
informação do CPF e da data de nascimento do professor de matemática.
7.6.Premiação das Escolas: Serão premiadas até 525
(quinhentos e vinte e cinco) escolas.
7.6.1. A premiação da escola está
vinculada à pontuação de seus alunos calculada segundo os seguintes critérios:
a) 10 (dez) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 8 (oito) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 6 (seis) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com menção honrosa;
e) 1 (um) ponto para cada aluno que compareceu à Segunda Fase e não obteve premiação.
a) 10 (dez) pontos para cada aluno premiado com medalha de ouro;
b) 8 (oito) pontos para cada aluno premiado com medalha de prata;
c) 6 (seis) pontos para cada aluno premiado com medalha de bronze;
d) 3 (três) pontos para cada aluno premiado com menção honrosa;
e) 1 (um) ponto para cada aluno que compareceu à Segunda Fase e não obteve premiação.
7.6.2. Em cada
Nível, a pontuação da escola será calculada dividindo-se a soma dos pontos
obtidos por todos os seus alunos naquele Nível pelo número de alunos classificados
para a Segunda Fase no dito Nível. Serão consideradas para premiação escolas
com pelo menos 1 (um) aluno premiado no Nível em questão.
7.6.3. Será
concedido 1 (um) kit esportivo às 7 (sete) escolas não seletivas que alcançarem
a maior pontuação em cada um dos quinze grupos (definidos no item 4.3.),
perfazendo um total de 105 prêmios;
7.6.4. Excluídas as
escolas premiadas no item anterior, em cada UF, será concedido um kit
constituído de material didático à escola não seletiva que alcançar o maior
número de pontos em seu respectivo Grupo, perfazendo um total de 405 prêmios.
7.6.5. Cada escola
não poderá receber mais de um prêmio. Uma escola premiada no Nível 3 não
concorrerá a prêmios nos Níveis 1 e 2; e uma escola premiada no Nível 2 não
concorrerá a prêmios no Nível 1.
7.6.6. Os prêmios
acima descritos não serão concedidos às escolas premiadas nas 2 (duas) últimas
edições da OBMEP, que receberão em compensação um troféu alusivo a sua
premiação.
7.6.7. Será
concedido 1 (um) troféu à escola seletiva que alcançar o maior número de pontos
em seu respectivo Grupo, perfazendo um total de 15 prêmios.
7.7. Premiação das Secretarias Municipais de Educação.
Está vinculada à pontuação dos alunos das suas respectivas escolas municipais
inscritas na Segunda Fase da OBMEP, segundo os critérios indicados no item 7.5.
7.7.1. A pontuação
de cada secretaria municipal de educação será calculada dividindo-se a soma dos
pontos obtidos por todos os alunos classificados para a Segunda Fase da OBMEP
das escolas municipais não seletivas a ela vinculadas, pelo número de alunos
classificados para a Segunda Fase dessas mesmas escolas. Serão considerados
para premiação municípios com pelo menos 1 (um) aluno premiado.
7.7.2. Em cada UF,
serão concedidos troféus às 2 (duas) secretarias municipais que obtiverem a
maior pontuação em sua respectiva UF, totalizando 52 (cinquenta e duas)
secretarias municipais.
7.8. A relação de
alunos, professores, escolas e secretarias de educação premiados será divulgada
de acordo com o calendário oficial da
OBMEP.
7.9. O Instituto de
Matemática Pura e Aplicada é a instituição responsável pela organização da
Cerimônia Nacional de Premiação. O local e a data do evento serão divulgados
oportunamente.
7.10. Os estados,
municípios e escolas poderão, a seu critério, realizar cerimônias locais de
premiação.
7.11 Em caso de
empates entre professores, escolas ou secretarias serão utilizados como
critérios de desempate, nesta ordem, o número total de medalhas de ouro, o
número total de medalhas de prata, o número total de medalhas de bronze, o
número total de menções honrosas, o número total de alunos presentes e a melhor
classificação nacional dentre seus alunos.
8. Atribuições e Responsabilidades
das Escolas Inscritas na OBMEP:
8.1. As escolas
públicas são responsáveis pela participação de seus alunos. Não há limite para
o número de alunos inscritos e todos devem ser estimulados a participar.
8.2. Serão
desclassificados todos os alunos de uma escola que permitir que alunos não
matriculados regularmente em seus quadros façam as provas como membros de seu
corpo discente.
8.3. Cada escola
deverá divulgar amplamente entre seus alunos e professores a realização das
provas da OBMEP, o Regulamento e o Material Didático concebido para os
professores de matemática exercitarem seus alunos.
8.4. Cada escola
deverá indicar à Coordenação Geral da OBMEP, no momento da inscrição, o nome do
responsável pela OBMEP em sua escola. Caberá a este professor ou gestor
organizar a aplicação e a correção das provas da Primeira Fase, responsabilizando-se
pela postagem do Documento de Envio (DE) e dos cartões-resposta dos alunos
classificados, bem como pela participação dos alunos na Segunda Fase.
8.5. As escolas
devem se inscrever na página da OBMEP, fornecendo todas as informações solicitadas
dentro do prazo previsto no Calendário oficial.
8.6. As escolas são
responsáveis pela organização e pela infraestrutura da aplicação das provas da
Primeira Fase e também pela correção dessas, de acordo com o calendário
determinado pela OBMEP. As escolas são também responsáveis pela guarda do
material de provas e pela manutenção do sigilo do mesmo, desde o recebimento
até a correção e envio da lista de classificados. Qualquer quebra de sigilo
resultará na desclassificação da escola e de seus alunos.
8.7. A escola
deverá informar à Coordenação Geral da OBMEP a ocorrência de qualquer falha de
procedimento. A Coordenação Geral da OBMEP estará à disposição para orientar as
escolas.
8.8. As escolas
devem receber e aplicar as provas da Primeira Fase de acordo com oCalendário oficial da
OBMEP e corrigi-las segundo o gabarito oficial. Excetuando-se os casos
previamente justificados, a não obediência às datas determinadas para a
Primeira Fase resultará na desclassificação da escola e de todos os seus
alunos.
8.9. Antes da
aplicação das provas da Primeira Fase, cada escola deverá estipular e divulgar
entre seus alunos e professores os critérios de desempate para a seleção dos
classificados que participarão da Segunda Fase.
8.10. As escolas
devem postar o Documento de Envio (DE) para a Segunda Fase, com os respectivos
cartões-resposta da Primeira Fase, dentro do prazo estipulado pelo Calendáriooficial. Devem informar, também, se
dentre os alunos classificados há os que necessitam de logísticas especiais
(alunos com deficiência visual, auditiva, ou alunos da religião adventista
sabatista, que necessitam realizar a prova após o pôr do sol).
8.11. As escolas
devem informar na página da OBMEP, após a divulgação dos classificados para a
Segunda Fase, o nome dos professores de matemática dos alunos classificados,
incluindo seus nomes completos, CPFs, datas de nascimento, endereços e
telefones de contato.
8.12. Cabe também
às escolas divulgar entre seus alunos e professores os resultados da Primeira
Fase bem como o resultado final da premiação.
8.13. As escolas
devem contribuir para a logística das provas da Segunda Fase, viabilizando a
participação de seus alunos classificados, colocando à disposição a
infraestrutura local para a eventual realização da prova em suas dependências,
e auxiliando no deslocamento de seus alunos para os centros de aplicação, de
acordo com as orientações da Coordenação Geral da OBMEP.
9. Atribuições e Responsabilidades da
Coordenação Geral da OBMEP:
9.1. A Coordenação
Geral da OBMEP, designada pela Diretoria do IMPA, terá as seguintes
responsabilidades:
a) Planejamento e organização do projeto.
b) Elaboração de material didático, das provas e dos gabaritos.
c) Envio dos gabaritos das provas da Primeira Fase e de material didático às escolas.
d) Processamento das informações enviadas pelas escolas com os resultados da Primeira Fase.
e) Aplicação das provas da Segunda Fase.
f) Correção das provas da Segunda Fase e indicação de todas as premiações.
g) Conservação das provas da Segunda Fase por um período de 4 (quatro) meses a contar da data da divulgação dos resultados. Após esse período, a Coordenação Geral poderá autorizar a reciclagem do papel das provas.
h) Manutenção da página atualizada com informações sobre a OBMEP.
i) Elaboração do Relatório Final dos resultados da OBMEP.
a) Planejamento e organização do projeto.
b) Elaboração de material didático, das provas e dos gabaritos.
c) Envio dos gabaritos das provas da Primeira Fase e de material didático às escolas.
d) Processamento das informações enviadas pelas escolas com os resultados da Primeira Fase.
e) Aplicação das provas da Segunda Fase.
f) Correção das provas da Segunda Fase e indicação de todas as premiações.
g) Conservação das provas da Segunda Fase por um período de 4 (quatro) meses a contar da data da divulgação dos resultados. Após esse período, a Coordenação Geral poderá autorizar a reciclagem do papel das provas.
h) Manutenção da página atualizada com informações sobre a OBMEP.
i) Elaboração do Relatório Final dos resultados da OBMEP.
10. Disposições Gerais:
Os casos de
desempate em qualquer dos itens de premiação e os casos omissos serão decididos
pela Coordenação Geral da OBMEP em consonância com a Direção do IMPA.
11. Calendário Oficial da OBMEP
12. Anexos
Resumo do item 7.4
- Premiação dos Alunos
Premiação
|
Critério
|
Nível 1
|
Nível 2
|
Nível 3
|
Medalhas
de Ouro
|
Alunos
das escolas municipais, estaduais e federais. Primeiros colocados na
classificação nacional.
|
200
obs: até 40 alunos de escolas seletivas |
200
obs: até 40 alunos de escolas seletivas |
100
obs: até 50 alunos de escolas seletivas |
Medalhas
de Prata
|
Excluídas
as notas dos alunos premiados com medalhas de ouro, os 500 primeiros alunos
em cada nível.
|
500
obs: até 100 alunos de escolas seletivas |
500
obs: até 100 alunos de escolas seletivas |
500
obs: até 250 alunos de escolas seletivas |
Medalhas
de Bronze
|
a)
Excluídas as notas dos alunos premiados com medalhas de ouro e prata, as
melhores notas de alunos de escolas não seletivas em sua respectiva Unidade
da Federação (UF).
|
810
|
540
|
270
|
|
b)
Excluídas as notas dos alunos premiados com medalha de ouro e prata e
excluídos os alunos premiados no ítem anterior, os alunos com melhores notas
de todas as escolas na classificação nacional.
|
1.180
obs: até 150 alunos de escolas seletivas |
900
obs: até 150 alunos de escolas seletivas |
800
obs: até 350 alunos de escolas seletivas |
Bolsas
de Iniciação Científica Jr.
|
Alunos
medalhistas de ouro, prata e bronze e matriculados em escolas públicas em
2017.
|
|
|
|
Certificados
de Menção Honrosa:
|
a)
Excluídas as notas dos alunos premiados com medalhas, as melhores notas de
alunos de escolas não seletivas em sua respectiva Unidade de Federação (UF) -
até 16.200 certificados.
|
até
5.400
|
até
5.400
|
até
5.400
|
|
b)
Excluídas as notas dos alunos premiados com medalha e excluídos os alunos
premiados no ítem anterior, os alunos com melhores notas de todas as escolas
- até 30.000 certificados.
|
até
10.000
|
até
10.000
|
até
10.000
|
Resumo do item
7.5.3 - Grupos de Premiação de Professores
Grupo para premiação de Professores *
|
Nº de alunos associados**
|
GRUPO 1
|
2 ou 3
alunos
|
GRUPO 2
|
4
alunos
|
GRUPO 3
|
5
alunos
|
GRUPO 4
|
6
alunos
|
GRUPO 5
|
7
alunos
|
GRUPO 6
|
8
alunos
|
GRUPO 7
|
9
alunos
|
GRUPO 8
|
10
alunos
|
GRUPO 9
|
11
alunos
|
GRUPO
10
|
12
alunos
|
GRUPO
11
|
13 ou
14 alunos
|
GRUPO
12
|
15 ou
16 alunos
|
GRUPO
13
|
17 a 19
alunos
|
GRUPO
14
|
20 a 24
alunos
|
GRUPO
15
|
25
alunos ou +
|
(*) Só participam
da premiação professores vinculados a pelo menos 2 (dois) alunos classificados,
no qual pelo menos um deles tenha sido premiado.
(**) Para concorrer
à premiação, é necessário que a escola faça o cadastramento do professor, no
período de 10 de agosto a 10 de setembro de 2016, na página da OBMEP -www.obmep.org.br
Resumo do item
7.5.6 - Premiação de Professores
Premiação
|
Critério
|
Total de Premiados:1.029
|
1
Tablet, 1 diploma e 1 CD com as edições da Revista do Professor de Matemática
(RPM-SBM)
|
2
(dois) professores de escola não seletiva com a maior média em sua UF.
|
54
|
7
(sete) professores de escola não seletiva com a maior média em seu Grupo.
|
105
|
|
1
diploma e 1 CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM)
|
Em cada
Grupo, de cada UF, ao professor de escola não seletiva que obtiver a maior
média em seu Grupo.
|
405
|
Aos 30
(trinta) professores de escola não seletiva com a maior média nacional em seu
Grupo, excluídos os premiados no item anterior.
|
450
|
|
A 1
(um) professor de escola seletiva com a maior média nacional de cada grupo.
|
15
|
Resumo do item 7.6
- Premiação das Escolas
Premiação
|
Critério
|
Total de Premiados: 525
|
Kit
Esportivo
|
7
(sete) escolas não seletivas que alcançarem a maior pontuação em cada um dos
quinze grupos.
|
105
|
Kit de Material
Didático
|
Escola
não seletiva que alcançar o maior número de pontos em seu respectivo Grupo,
em cada UF, excluídas as escolas premiadas no item anterior.
|
405
|
Troféus
|
Escola
seletiva que alcançar o maior número de pontos em seu respectivo Grupo.
|
15
|
Resumo do item 7.7
- Premiação da Secretaria Municipal de Educação
Premiação
|
Critério
|
Total de Premiados
|
Troféus
|
2
(duas) secretarias municipais que obtiverem a maior pontuação em sua
respectiva UF.
|
52
|