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sábado, 2 de agosto de 2014

MATRICULAS ABERTA EJA II e EJA II - FAÇA SUA MATRICULA NA SECRETÁRIA DA ESCOLA.

plano de Curso de Química EJA III  MÓDULO IV.


Governo do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Educação e Esporte
Escola Raimundo Gomes de Oliveira
Plano de Curso de Química EJA II Módulo IV
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira
Carga Horaria: 60 Horas aulas
Ano Letivo 2014 Segundo Semestre

CAPACIDADE
CONTEÚDOS
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
RECURSOS DIDATICOS
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Desenvolver conhecimento de química orgânica, a partir do estudo de hidrocarbonetos, identificando sua presença no mundo contemporâneo.







Interpretar a relação que os compostos orgânicos fazem uns com os outros a partir de suas propriedades.



Caracterização dos compostos orgânicos, histórico do desenvolvimento da química orgânica e sua importância cientifica e tecnológica.
Classificação de cadeias carbônicas e de carbonos.
 



Aplicação da nomenclatura IUPAC para identificar hidrocarbonetos, e moleculares.

Utilização do petróleo como energia não renovável e analise de crise energética mundial.

Representação de moléculas orgânicas procurando mostrar a estrutura tetraédrica do carbono e sua representação simplificada.

Estudo para descobrir a formação de gás metano e sua relação com o funcionamento de biodigestores.

Pesquisas sobre destilação fracionada do petróleo para obtenção de derivados (hidrocarbonetos).

Resolução de exercício de química orgânica em grupo para a aprendizagem da nomenclatura IUPAC e construção de formulas estruturais e moleculares.
Estudo da combustão de derivados de petróleo e sua relação com a poluição atmosférica.




Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.


A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula.
Reconhecer e nomear e representar as formulas de compostos de diferentes hidrocarbonetos, funções orgânicas oxigenadas nitrogenadas halogênicas e compreender papel e os efeitos dos diferentes compostos presentes nos alimentos substancias licitas e bebidas alcoólicas; as ilícitas como as drogas psicoativas no organismo humano.






O estudo dos Hidrocarbonetos seus grupos funcionais: Alcanos; Alcenos; Alcinos; Alcadienos e Ciclanos.

Funções Oxigenadas: Álcoois; Fenóis; Éteres; Ácidos Carboxílicos.

Funções nitrogenadas: Aminas; Amidas; Nitrilas, Isonitrilas e Nitro compostos.

Elaboração de quadro síntese com funções orgânicas, grupos funcionais e particularidades da nomenclatura, após estudo analítico das funções oxigenadas nitrogenadas e halogenadas.

Exercício em grupos para nomear, construir formulas estruturais, descobrir formulas moleculares e identificar funções de compostos orgânicos.



Conhecer a variedade de estruturas de substancias orgânicas assim como as geometrias especiais das moléculas, as propriedades físicas e químicas das moléculas ponto de fusão e ponto de ebulição.
Além de compreender sua atuação em nosso cotidiano como na fabricação de tintas solventes, a vasta quantidade de plástico e diferença entre eles e como os medicamentos transitam em nosso organismo.


Estruturas e propriedades físicas dos compostos orgânicos.

Isomeria em química orgânica.

Reações de Adição, eliminação e substituição.

O caráter Ácido Básico na Química Orgânica. 










Situações de identificação de funções mistas em alguns compostos mais complexos como ácido lático, glicose aminoácidos neurotransmissores, remédios e drogas.

Aulas práticas com alimentos preparados em casa ou na escola transformações químicas em seu preparo principalmente com o uso do fogo e cada grupo deve explicar a composição química dos alimentos transformações ocorridas durante a preparação e os produtos da digestão.
Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.


A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula.
Eticildo Lopes de Oliveira.                                                                                                                                                                                         Rio Branco, 04 de Agosto 2014.                               
REFERÊNCIAS:

1.       FELTREE, Ricardo; Química Geral, volume 3, 6º edição, São Paulo, Moderna, 2004
2.       PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano, volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
3.       REIS, Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São Paulo, FTD 2010.
4.       Acre, Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1 de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.



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