AVISO ANI

❗. ❗ ❗. ❗

FUNDAMENTAL

EJA 2023

domingo, 12 de outubro de 2014

PLANO DE AULA DE QUÍMICA EJA III MÓDULO IV

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
             Professor: Eticildo Lopes de Oliveira


Plano de Aula de Química- EJA III MÓDULO IV.

Período de Aplicabilidade:  18 de Agosto a 12 de setembro de 2014   12 aulas

1.      Área: Ciências da Natureza.
2.      Módulo: EJA III Módulo: IV
3.      Eixo: Química.
4.      Tema Abordado: A química Orgânico.
5.      Conteúdos: A química Orgânica e os Compostos do Carbono; Identificação da Principal cadeia; Nomenclatura dos hidrocarbonetos; As regras segundo IUPAC.
6.      Objetivos (capacidades): Identificar, reconhecer e explorar as diversas variedades do átomo de carbono e suas cadeias; A presença da química Orgânica no nosso cotidiano.

7.      METODOLOGIA
7.1      Problematizações: O assunto será iniciado com aulas expositivas dialogadas, a partir do eixo temático de problematização e descaracterizar que a química está vinculada a coisa ruim.

7.2      Fundamentos teórico: Desde da antiguidade o homem se preocupou em melhorar seu modo de vida, e foi através de observação que o mesmo perpetuo a espécie. E através da química ele pode desenvolver técnica e melhorar a qualidade de vida e até nos nossos dias esse conhecimento vem sendo atualizado para benefício de si mesmo e dos seus semelhantes.

7.3      Atividade Contextualizadas:  As atividades serão realizadas em sala através de textos que caracterize o que a química nos traz quais são os benefícios para a humanidade e suas consequências quando não for manipulado adequadamente. Esses textos serão trabalhados em grupos e individual onde serão produzidos vários trabalhos com esses temas transversais e colocado pelos alunos em sala.


8.      Avaliação: A avaliação será através trabalhos formativas e somativa levando em consideração a participação dos alunos tanto em grupos como individual como também será levado em conta a participação na execução das atividades extra sala.
9.      Recursos: Quadro Branco, pincel, livro didático, data show e materiais alternativa par realização de experimentos simples.


10.  Referências Bibliográficas:

QUÍMICA NOVA: http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm
PETER ATKINS & LORETA JONES (2001). Princípios de Química. Bookman.
KOTZ, J. C. & TREICHEL, P. JR. (1998). Química e Reações Químicas, Vol. I, LTC,
458 p. e Vol II, LTC.
KOTZ, J. C. & PURCELL, K. F. (1991). Chemistry & Chemical Reactivity - Saunders
College Publishing.
MASTERTON, W. L. et al (1990). Princípios de Química, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara
Koogan S. A.

RUSSEL, J. B. (1994) . Química Geral, São Paulo, Editora Mc Graw-Hill do Brasil. FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna,




Rio Branco, 18 de Agosto de 2014

Nenhum comentário:

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19