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IX - Projeto Leitura de Mundo. "Os verdadeiros donos desta terra. - Terra a avista!!! Nem à vista Nem a aprazo!

quinta-feira, 10 de março de 2016

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: EJA II MÓDULO V

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA:  EJA II MÓDULO V
PROFESSOR: ETICILDO LOPES DE OLIVEIRA
ANO LETIVO 2016 - PRIMEIRO SEMESTRE CARGA HORARIA:  120 HORAS AULAS

CAPACIDADE
CONTEUDOS
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
RECURSOS DIDATICOS
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Números e operações

.  Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para ler, escrever, comparar e ordenar números naturais com o uso das regras do sistema de numeração decimal (SND).

.  Formular e resolver situações-problema que envolve diferentes significados das Operações fundamentais utilizando números naturais.

. Desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — identificando e usando regularidades dos fatos fundamentais, propriedades das operações, usando estratégias de antecipação e verificação de resultados.




. Leitura e produção de escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem de grandeza pela compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal (SND).
•          Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados da adição e subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais.
•          Resolução das operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
•          Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da calculadora.
•          Calcular o valor numérico de uma expressão numérica;


.  Atividades que permitam ao aluno reconhecer números naturais nas funções de contagem, de ordem, de medida e de código em situações do cotidiano ou em outras áreas do conhecimento. Números naturais.

Atividades em que o aluno possa comparar ordenar, ler e escrever números naturais de qualquer ordem de grandeza, pelo uso de regras e símbolos que caracterizam o sistema de numeração decimal.
•          Analise, interpretação e resolução de situações-problema que envolvem os diferentes significados da adição e da subtração como de combinação, transformação e comparação, para que os alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
•          Analise, interpretação e resolução de situações-problema que envolve os diferentes significados da multiplicação ou divisão com números naturais de qualquer ordem de grandeza, para que os alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
•          Formulação de situações-problema que podem ser resolvidas por meio de adição ou subtração, multiplicação e divisão utilizando desenhos, calculadoras, etc.

•          Atividades que permitam ao aluno fazer estimativas de resultados adição e subtração, multiplicações e divisões, com números de qualquer ordem de grandeza, em seguida de resolver essas situações, comparar com as estimativas e de validar o resultado com a utilização de uma calculadora.


ü  Atividades de leitura e escrita xerocadas
ü  Livros didáticos
ü  Pesquisas
ü  Data show
ü  Pincel quadro branco
ü  Murais
ü  Computador
ü  TV vídeo




·         Compreende os enunciados: se há palavras desconhecidas, se ele efetivamente os compreendeu e se sabe o que deve buscar.
·         Formula problemas que podem ser resolvidos por adição e subtração, multiplicação e divisão e com quais significados ele usa essas operações;
·         Compara, ordena, lê e escreve um número natural de qualquer ordem de grandeza;
·         Fazer estimativas de resultados de adições e subtrações, multiplicações e divisões com números de qualquer ordem de grandeza, se resolve essas situações, compara com as estimativas e valida o resultado com o uso de uma calculadora;
·         Utiliza propriedades da multiplicação (ou divisão), em especial a propriedade distributiva, com objetivo de facilitar os cálculos;
Desenvolve procedimentos de cálculo relativos às operações envolvendo cálculo mental, escrito, estimativa ou uso de calculadora e de algoritmos convencionais.
.  Compreender o conceito de número inteiro, referente ao conjunto Z.
Identificar números positivos e números negativos e localizá-los na reta numérica.
Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números inteiros.
Resolver situações-problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).


. Reconhecimento e exploração de diferentes significados dos números inteiros positivos e negativos como aqueles que indicam falta, diferença, orientação e deslocamento entre dois pontos em situações contextualizadas.
. Localização de números inteiros na reta numérica.
. Comparação e ordenação de números inteiros (positivos e negativos).

. Situações em que o aluno possa reconhecer e ler um texto que contenha números inteiros positivos e negativos tais como extrato bancário, mudanças de temperatura, elevador, perdas e ganhos em jogos, entre outras.
. Atividades em que o aluno possa localizar um número inteiro na reta numérica e intervalos numéricos.
. Atividades em que o aluno possa comparar, ordenar, ler e escrever números inteiros positivos ou negativos.



•          Representações dos números racionais na forma fracionaria e decimal em situações do cotidiano.
•          Leitura e produção de escrita, comparação e ordenação de números racionais nas suas representações fracionária e decimal.
•          Resolução de situações - problema que envolvam números racionais com significados de parte/todo, quociente, razão.
•          Resolução das operações com números racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
•          Análise, interpretação, formulação, resolução e validação de respostas em situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações dos campos aditivos e multiplicativos, envolvendo números naturais, números inteiros e números racionais.
•          Reconhecimento de que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
•          Situações em que os alunos possam interpretar e representar a localização de um objeto ou pessoa através de desenhos.
•          Situações em que os alunos possam usar coordenadas para localização ou indicação de movimentação de pontos ou pessoas.
Situações que permitam ao aluno analisar plantas, croquis, mapas e identificar a posição de pontos e objetos no espaço analisado e identificar deslocamentos de pontos ou objetos no espaço em relação a si próprio e/ou outros referencias.








Professor Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                       Rio Branco, 04 de março de 2016

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