AVISO ANI

❗. ❗ ❗. ❗

FUNDAMENTAL

EJA 2023

terça-feira, 17 de maio de 2016

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Gomes de Oliveira traz para o VIII Projeto Leitura de Mundo à temática “O Meu Lugar” na perspectiva de construir novos olhares para a capital do Estado do Acre, rica em aspectos que precisam ser valorizados. Nesse contexto o Projeto tem como foco conhecer o que o Rio Branco tem de melhor através das diversas áreas do currículo escolar.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Gomes de Oliveira situada no Conjunto Tucumã em frente ao Parque no município de Rio Branco, Estado do Acre, atende alunos de vários bairros como: Mocinha Magalhães, Rui Lino, Joafra, Tucumã, Universitário.
A escola defende um ensino de qualidade e presa pela democracia e a inclusão como forma de garantir o acesso e a permanência do aluno na escola. Para isso, constrói coletivamente ações pedagógicas frente às necessidades detectadas. Uma dessas ações é o Projeto Leitura de Mundo que teve início em 2009, pensado e elaborado pela coordenadora pedagógica Aderlene Moura Rodrigues, em parceria com os professores do turno vespertino onde se iniciou o projeto expandindo-se nos anos seguintes para os demais turnos da escola.
Este projeto consiste em levar os alunos a refletir e ampliar seus conhecimentos sobre os temas escolhidos, abordando aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, históricos, geográficos e linguísticos dos temas propostos.
O Projeto compreende a “Leitura de Mundo” não como decodificação de palavras, mas como um processo de interpretação do ambiente social que permeia a raça humana, aprendendo novos conceitos através da pesquisa, análise e socialização das informações. Ele acontece anualmente de forma interdisciplinar onde cada disciplina trabalha seu conteúdo em torno de um tema predefinido com a participação de toda comunidade escolar. Tem uma duração de seis meses, no qual cada professor na sua jornada de trabalho organiza sua rotina semanal com atividades acerca do tema.
O Projeto tem uma ótima aceitação pela comunidade escolar e circunvizinha e já alcançou alguns resultados como: maior interatividade dos professores de todas as áreas, aprendizagem significativa e prazerosa, envolvimento e a valorização do ambiente escolar por parte da comunidade e empenho de todos os funcionários, professores, pais e alunos na busca de superações para cada nova edição do projeto.
Neste ano a escola traz para o Projeto à temática “O Meu Lugar” na perspectiva de construir novos olhares para a capital do Estado do Acre, rica em aspectos que precisam ser valorizados. Nesse contexto o Projeto tem como foco conhecer o que o Rio Branco tem de melhor através das diversas áreas do currículo escolar.
Como acontecem a cada ano, no término da edição do Projeto, os objetivos propostos são avaliados coletivamente e novas perspectivas são traçadas para a próxima edição.
 Hoje a escola conta, para a realização deste projeto, com uma equipe gestora muito presente e atuante formada pelos (pelas) professores (as) Elzanir Pereira da Costa (gestora), Christia Rocha (coordenadora de ensino), Aderlene Moura Rodrigues (coordenadora pedagógica), João Pedro Oliveira (Coordenador pedagógico), Jesus Galvão (coordenador pedagógico) e pelas funcionárias de apoio Augusta Oliveira (secretária geral) e Francisca Mariano (coordenadora administrativa).


Texto extraído do acervo de Aderlene Moura Rodrigues.
                 Fotos antigas acervo de Ana Reis.

Nenhum comentário:

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19