SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: I
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
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||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( x )N1 ( )N2
( )N3 (
)N4 CARGA-HORÁRIA:
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(OBJETIVOS)
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Desenvolver capacidades cognitivas de
interpretação/resolução de situações problemas envolvendo operações com
números fracionários e decimais.
Identificar relações de proporcionalidade direta,
inversa e de não proporcionalidade e representá-las por meio de linguagem
algébrica, tabelas e gráficos.
|
Ø OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS;
Ø OPERAÇÕES COM FRAÇÕES;
Ø RAZÃO E PROPORÇÃO;
Ø REGRA DE TRÊS.
v Interpretação de situações que
envolvam operações com números decimais;
v Interpretação de situações que
envolvam operações com frações;
v Interpretação de situações-problema
que abordem relações de variação entre grandezas diretamente proporcional e
inversamente proporcional;
v Interpretação e resolução de
situações-problema apresentadas por meio de tabelas, por uma representação
gráfica ou em linguagem algébrica que explorem a dependência entre duas
grandezas;
v Interpretação e resoluções de
problemas que envolva regra de três simples e composta.
|
v
Retomada do conceito de frações,
reconhecimento de frações, identificação frações na forma gráfica, números
decimais, para tanto será utilizado um jogo didático em sala de aula(dominó
de frações);
v
Aulas expositivas para expor as operações
básicas envolvendo frações e números decimais;
v Objetivando o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras
nos alunos, o trabalho com os conteúdos de frações, números decimais e
porcentagens, será desenvolvido em parceria com os livros paradidáticos da
escola;
v Utilização
de material impresso (lista de exercícios com questões de ENEN de anos
anteriores),abordando os descritores da matriz curricular
|
-
Livro didático.
- Cadernos de EJA.
- Data show.
- Quadro branco
- Pincel.
- Papel milimetrado.
- Quadro de giz.
- Mídias (internet, televisão, DVD etc).
|
Observação e registro de como o aluno:
v
Identifica
e interpreta a variação entre duas grandezas;
v
Descreve
a dependência entre duas grandezas;
v
Identifica
duas grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais ou que não
são proporcionais;
v
Analisa
os dados para interpretar se há proporcionalidade direta ou inversa ou não
proporcionalidade entre as grandezas representadas.
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO MÓDULO: I
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 ( X )N2 (
)N3 ( )N4
CARGA-HORÁRIA:
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(OBJETIVOS)
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Ø Analisar
situações problemas que envolvam porcentagem e juros simples;
Ø Analisar,
interpretar e descrever as características fundamentais de uma função do primeiro grau e resolver situações.
Problemas.
|
Ø MATEMÁTICA FINANCEIRA;
Ø EQUAÇÃO DO 1º GRAU.
v
Interpretar
situações problemas que envolvam porcentagem e juros simples;
v
Resolução
de problemas envolvendo porcentagem e aplicação de juros simples;
v
Interpretação
de situações que envolvem tabela, representação gráfica com linguagem
algébrica para identificação de função de 1º grau. Construção de gráficos de funções do 1º
grau, dada sua representação algébrica;
v
Resolução
de situações-problema por meio de equações do 1º grau envolvendo questões de
ENEM de acordo com os descritores/matriz curricular;
|
v
Os números percentuais possuem representações na forma de
fração centesimal (denominador igual a 100) e quando escritos de maneira
formal devem aparecer na presença do símbolo de porcentagem (%). Também podem
ser escritos na forma de número decimal;
v
Resolução
de situações problemas que envolvam porcentagem e juros simples;
v
Aulas
expositivas e dialogadas. Recurso áudio visual (data show). Exemplos e
resolução e interpretação de exercícios;
v
Resolução
de situações-problema em que o aluno analisa uma situação que envolve tabela,
representação gráfica para identificação de função do 1º grau;
v
Análise,
desenvolvimento e resolução de situações-problema em que o aluno constrói o
gráfico de uma função do 1º grau dada sua representação algébrica;
v
Análise
e resolução de situações em que o aluno analisa e descreve a dependência
entre duas grandezas.
v
Análise
e resolução de situações-problema que apresentam proporcionalidade direta ou
inversamente entre as grandezas.
v
Análise
e resolução de situações-problema que apresentam a variação entre duas
grandezas representadas em uma tabela ou em um gráfico.
v
Análise,
desenvolvimento e resolução de situações-problema em que o aluno possa
interpretar e descrever características de uma função do 1º grau, como o
crescimento ou o decrescimento e a taxa de variação, observadas por meio da
representação gráfica;
v
Análise,
desenvolvimento e resolução de situações-problema que podem ser resolvidas
por meio de uma equação do 1º grau.
|
Livro didático.
- Cadernos de EJA.
- Datashow.
- Quadro branco
- Pincel.
- Papel milimetrado.
- Quadro de giz.
- Mídias (internet, televisão, DVD etc).
- Tablet educacional.
- Calculadora.
|
v
Identificação
de situações que envolvam problemas de porcentagem e juros simples;
v
Identificação
em quais conteúdos matemáticos estão ligados a idéia de juros e suas
aplicações;
v
Identificação
uma função de 1º grau em relações algébricas, tabelas ou gráficos;
v
Explorar
e identificar os elementos apresentados em uma função do 1º grau, dada por
sua representação algébrica, para construir o respectivo gráfico;
v
Explorar
e identificar os elementos apresentados em uma função do 1º grau, dada por
sua representação gráfica, para construir sua representação algébrica;
v
Resolve
e analisa o resultado obtido de uma situação-problema envolvendo uma equação
do 1º grau.
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: I
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 (
)N2 ( X )N3 (
)N4 CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS)
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Analisar e descrever situações que
envolvam juros compostos.
Interpretar
e descrever as características fundamentais da função do segundo grau e
resolver situações problemas.
|
Ø EQUAÇÃO DO 2º GRAU
v
Interpretar
e resolver problemas que envolvam juros compostos, compreender o que é taxa diária,
mensal e anual, além de suas aplicações no comércio e banco;
v
Interpretação
e descrição das características da função de segundo grau apresentadas por
meio de tabelas com linguagem algébrica de situações que envolvem função do
2º grau. Representação gráfica, como crescimento, decrescimento, valor máximo
e valor mínimo, interpretação do
vértice de uma parábola;
v
Resolução de
situações-problema que envolvam equação do 2º grau.
|
v
Desenvolvimento
e resolução de problemas nas atividades em que o aluno possa analisar,
interpretar e resolver problemas que
envolvam juros compostos;
v
Proporcionar
ao aluno condições para adquirir e aplicar na área de seu interesse os conceitos
de matemática financeira;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema nas atividades em que o aluno possa
analisar, interpretar e descrever características fundamentais de uma função
do 2º grau;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno identifica a função
associada ao gráfico de uma parábola, apresentados alguns de seus pontos,
como os de intersecção com o eixo das abscissas, com o eixo das ordenadas, o
vértice;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno possa analisar interpretar e
descrever o crescimento, o decrescimento, o valor máximo ou o valor mínimo, a
existência de raízes reais;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que haja análise e obtenção das
coordenadas do vértice de uma parábola, dada a expressão algébrica da função
do 2º grau;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno identifica características
do gráfico de uma função do 2º grau a partir da análise dos coeficientes a e
c da representação algébrica
![]() |
Livro didático.
- Cadernos de EJA.
- Datashow.
- Quadro branco
- Pincel.
- Papel milimetrado.
- Quadro de giz.
- Mídias (internet televisão, DVD etc).
- Calculadora.
|
v A
avaliação será realizada no decorrer da aula através de provas individual e
exercícios em grupo;
v Observação
e registro de como o aluno: Explora e identifica os elementos apresentados em
uma função do 2º grau;
v Relaciona os coeficientes
de uma função do 2º grau com o gráfico da função;
v Analisa
o crescimento, o decrescimento, o valor máximo ou o valor mínimo, a
existência ou não de raízes reais de uma função do 2º grau, a partir da
observação do gráfico da função;
v Analisa
e obtém coordenada do vértice de uma parábola, dada a expressão algébrica da
função do 2º grau;
v Identifica características
do gráfico de uma função do 2º grau a partir da análise dos coeficientes a e
c da representação algébrica
![]()
v Formaliza o conceito de
função do 2º grau;
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: I
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 (
)N2 ( )N3
(X )N4 CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS)
CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Analisar,
interpretar e descrever as características fundamentais da função exponencial
com representações algébricas e gráficas na resolução de situações problemas
|
Ø
FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARITMO
v
Identificação
de função exponencial;
v
Interpretação
e descrição das características fundamentais da função exponencial,
observadas por meio da representação algébrica, como função crescente e
função é decrescente;
v
Interpretação
função exponencial, observadas por meio da representação gráfica, como o
crescimento da função quando a base é maior que 1 e o decrescimento da função
quando a base está entre 0 e 1.
v
Identificação
de gráficos de funções exponenciais dadas às bases ou suas representações
algébricas;
v
Construção
de representações algébricas associadas a funções exponenciais, dadas suas
representações gráficas;
v
Cálculo
de elementos, como a base, o expoente ou a imagem de elementos de funções
exponenciais;
v
Identificação
de função logarítmica como inversa da função exponencial;
v
Interpretação
e descrição das características fundamentais da função logarítmica,
observadas por meio da representação gráfica, como o crescimento da função
quando a base é maior que 1 e o decrescimento da função quando a base está
entre 0 e 1;
|
v
Reconhecimento
das condições de existência ou não de uma função logarítmica como a não
existência quando a base é igual a 0 e diferente de 1 e o antilogaritmo é
menor ou igual a 0;
v Reconhecimento
e utilização das propriedades dos logaritmos: logaritmo de um produto, de um
quociente, mudança de base.
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em situações que o aluno identifique função
exponencial como, por exemplo, crescimento ou decrescimento populacional de
uma cidade ou um país, cálculos financeiros, densidade populacional,
microbiologia etc.;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades que o aluno possa descrever,
analisar e interpretar características fundamentais da função exponencial,
observadas por meio da representação algébrica, como quando a>1, a função
é crescente e quando 0
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades que o aluno possa descrever,
analisar e interpretar características fundamentais da função exponencial,
observadas por meio da representação gráfica, como o crescimento da função
quando a base é maior que 1 e o decrescimento da função quando a base está
entre 0 e 1;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades de construção de gráficos de
funções exponenciais a partir de sentenças algébricas;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades que permitem o cálculo de elementos
de funções exponenciais;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades que permitam ao aluno
identificar função logarítmica como inversa da função exponencial, como o
estudo biológico da multiplicação de células por meio de divisões sucessivas,
formas encontradas na natureza com padrão de crescimento de espiral
logarítmica, investimentos financeiros etc.;
v
Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em atividades que o aluno possa descrever,
analisar e interpretar características fundamentais da função logarítmica,
observadas por meio da representação gráfica, como o crescimento da função
quando o coeficiente é maior que 1 e o decrescimento da função quando o
coeficiente está entre 0 e 1;
v Desenvolvimento
e resolução de situações problema em situações que permitam reconhecer e
utilizar as propriedades dos logaritmos: logaritmo de um produto, de um
quociente, de uma potência.
- Livro didático.
- Caderno de EJA.
- Datashow.
- Quadro branco
- Pincel.
-Mídias (internet, televisão, DVD etc).
- Calculadora.
Observação e registro de como o
aluno:
v
Identifica
uma função exponencial em situações como, por exemplo, crescimento ou
decrescimento populacional de uma cidade ou um país, cálculos financeiros,
densidade populacional, microbiologia etc.;
v
Identifica,
descreve e explora características fundamentais da função exponencial,
observadas por meio da representação algébrica, como quando a>1, a função
é crescente e quando 0
v
Identifica,
descreve e explora características fundamentais da função exponencial,
observadas por meio da representação gráfica, como o crescimento da função
quando a base é maior que 1 e o decrescimento da função quando a base está
entre 0 e 1;
Observação
e registro de como o aluno:
v
Identifica
função logarítmica como a função inversa da função exponencial;
v
Descreve
e explora características fundamentais da função logarítmica, observadas por
meio da representação algébrica, como quando a>1, f é crescente e quando
0
v
Descreve
e explora características fundamentais da função logarítmica, observadas por
meio da representação gráfica;
v
Utiliza
propriedades dos logaritmos: logaritmo de um produto, de um quociente, de uma
potencia;
v
Descreve
um logaritmo numa base diferente da base dada;
v
Calcula
logaritmos com ou sem o uso de calculadora.
REFERÊNCIAS
DANTE, Luiz Roberto / Matemática: Volume único – 1ª edição – São Paulo: Ática, 2008.
DANTE, Luiz Roberto / EJA - Matemática: Volume único – 1ª edição
– São Paulo: Ática, 2009.
BOSQUILHA, ALESSANDRA / Manual Compacto de Matemática - 1ª
edição – São Paulo: Rideel, 2010.
BIANCHINI, Edwaldo e Paccola, Herval – 1ª
série – Editora Moderna.
NAME, Migrael Asis – Tempo de Matemática –
Editora do Brasil S/A.
Site da internet como:
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: II
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( x )N1 ( )N2
( )N3 (
)N4 CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS) CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Resolver situações-problema que
explorem sequências com padrões geométricos e numéricos, como as progressões
aritméticas, e progressões geométricas para favorecer o desenvolvimento do
pensamento algébrico.
|
Ø SEQUÊNCIAS: PA E PG.
v Interpretação e identificação de sequências que são progressões
aritméticas, que desenvolvam noções relacionadas às progressões aritméticas,
como obtenção de um termo, determinação de um termo qualquer por meio de uma
fórmula de recorrência e construção da expressão do termo geral.
v Interpretação de sequências formadas com padrões geométricos
generalizá-los e expressá-los matematicamente, por meio de sentenças
algébricas, favorecendo o desenvolvimento do pensamento algébrico e
identificação de sequências que são progressões geométricas.
|
v Desenvolvimento e resolução de situações-problema que apresentam
sequências formadas com padrões geométricos para identificar padrões e
regularidades, generalizá-los e expressá-los matematicamente por meio de
expressões algébricas e geométricas.
v Desenvolvimento e resolução de situações-problema em que o aluno
deve construir uma sequência envolvendo progressões aritméticas para a
exploração de regularidades e obtenção da razão.
v Desenvolvimento e resolução de situações-problema para
exploração de progressões aritméticas e determinação de um termo qualquer.
|
Quadro branco, pincel, livro didático e
paradidáticos (cadernos de EJA) e mídias (tabletes, notebooks, data show
etc.).
|
Observação,
registro e análise de como o aluno:
v Identifica
padrões e regularidades em sequências formadas por padrões geométricos e as
expressa matematicamente por meio de sentenças algébricas;
v Constrói
termos de uma sequência numérica definida por recorrência;
v Identifica
se uma sequência numérica é uma progressão aritmético-geométrica;
v Explora
expressões algébricas para representar o termo geral de uma progressão
aritmética/geométrica;
|
REFERÊNCIAS
|
v ACRE,
SEE. Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. 2012;
v Matrizes
de Referência Para ENEM 2009. MEC. Disponível em:
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: II
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 ( X )N2 (
)N3 ( )N4
CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS) CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Identificar e
classificar matrizes, operar com elas, determinar sua inversa e calcular o
determinante de uma matriz quadrada.
|
Ø MATRIZES E DETERMINANTES
v Reconhecimento
de elementos de uma matriz, como as linhas, colunas, diagonal, e de matrizes
especiais, como a nula, a quadrada, a identidade, a diagonal, a transposta, a
simétrica.
v Interpretação
e resolução de situações-problema que permitam utilizar operações com
matrizes: adição e subtração e suas propriedades, multiplicação de um número
real por uma matriz, multiplicação de matrizes e suas propriedades, matriz
inversa.
v Exploração de determinante de uma matriz de
uma dada ordem.
|
v Desenvolvimento e resolução de situações-problema em que é
possível organizar dados numéricos em matrizes.
v Desenvolvimento de situações-problema em atividades que permitam
reconhecer matrizes iguais, identificar matrizes especiais como a nula, a
quadrada, a identidade, a diagonal, a transposta, a simétrica.
v Exploração, desenvolvimento e resolução de situações-problema
que permitam utilizar para sua resolução as operações de adição e/ou de
subtração com matrizes, multiplicação de um número real por uma matriz e
multiplicação de matrizes.
|
Quadro branco, pincel,
livro didático e paradidáticos (cadernos de EJA) e mídias (tabletes,
notebooks, data show etc.).
|
Observação, registro e análise de como o aluno:
v Reconhecem
elementos de uma matriz como linhas, colunas, diagonais;
v Identifica
matrizes especiais como a nula, a quadrada, a identidade, a diagonal, a
transposta, a simétrica;
v Utiliza
as operações de adição e/ou de subtração com matrizes na resolução de
situações-problema;
v Identificação
de propriedades da adição de matrizes como a comutativa, a associativa, a
existência do elemento neutro, a existência do elemento oposto e a lei de
cancelamento;
v Utiliza
multiplicação de um número real por uma matriz na resolução de
situações-problema;
v Reconhece
e calcula uma matriz inversa;
v Identifica
a ordem de um determinante;
v Calcula
determinantes de matrizes de ordem 1, 2 ou 3;
|
REFERÊNCIAS
|
v ACRE,
SEE. Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. 2012;
v Matrizes
de Referência Para ENEM 2009. MEC. Disponível em:
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: II
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 (
)N2 ( X )N3 (
)N4 CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS) CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Utilizar
o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade,
e agir sobre ela.
|
Ø GEOMETRIA PLANA
v Identificar
e nomear formas geométricas planas.
v Perceber
a diferença entre figuras planas e não-planas destacando suas
características.
v Identificar
retas paralelas e perpendiculares.
v Identificar
os elementos de um polígono.
v Nomear
os polígonos de acordo com o número de lados.
v Classificar
ângulos rasos, de meia-volta e de uma volta, retos, agudos, obtusos,
complementares, suplementares e OPV.
v Conceituar
a bissetriz de um ângulo.
v Calcular
a soma dos ângulos internos e externos de um polígono.
v Classificar
os triângulos de acordo com a medida dos lados e dos ângulos internos.
v Reconhecer
e aplicar o Teorema de Tales na resolução de problemas.
Reconhecer e aplicar o
Teorema de Pitágoras na resolução de problemas.
|
v Atividades
que permitam Identificar elementos de figuras bidimensionais como lado, ângulo,
vértice, diagonal, eixo de simetria.
v Atividades
que permitam analisar figurasbidimensionais e reconhecer
triângulos,quadriláteros, outros polígonos e círculos por meio das
propriedades dessas figuras.
v Situações
que permitam a composição e adecomposição de figuras
bidimensionais,identificando diferentes possibilidades.
v Situações
que permitem identificar queum polígono sempre pode ser decomposto em
triângulos.
v Situações
em que são apresentadas figuras planas desenhadas para identificação de
ângulos internos e externos.
v Situações
que permitam ao aluno classificar ângulos de acordo com suas medidas (maior
que 90º, menor que 90º, igual a 90º).
v Situações
que permitam ao aluno nomear ângulos em função de suas medidas.
v Situações
experimentais que permitam ao aluno verificar a validade da propriedade da
soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, usando triângulos
recortados e dobraduras, transportando os ângulos para deixá-los adjacentes e
formar um ângulo raso.
v Situações
que permitam ao aluno utilizar a propriedade da soma dos ângulos internos de
um triângulo qualquer e calcular a medida de um ângulo interno do triângulo.
v Situações-problema
que abranjam a divisão de segmentos de reta em partes proporcionais;
v Situações
que possam ser resolvidas pela aplicação do Teorema de Tales.
Situações-problema,
envolvendo formas geométricas planas, que podem ser resolvidas pela aplicação
do Teorema de Pitágoras e outras relações métricas no triângulo retângulo.
|
Quadro branco, pincel,
livro didático e paradidáticos (cadernos de EJA) e mídias (tabletes,
notebooks, data show etc.).
|
Observação,
registro e análise de como o aluno:
v Identifica
e nomeia formas geométricas planas.
v Percebe
a diferença entre figuras planas e não-planas destacando suas
características.
v Identifica
retas paralelas e perpendiculares.
v Identifica
os elementos de um polígono.
v Nomeia
os polígonos de acordo com o número de lados.
v Classifica
ângulos rasos, de meia-volta e de uma volta, retos, agudos, obtusos,
complementares, suplementares e OPV.
v Conceitua
a bissetriz de um ângulo.
v Calcula
a soma dos ângulos internos e externos de um polígono.
v Classifica
os triângulos de acordo com a medida dos lados e dos ângulos internos.
v Reconhece uma circunferência e identificar
seus elementos.
v Calcula
o comprimento de uma circunferência na resolução de problemas.
v Reconhece
e aplicar o Teorema de Tales na resolução de problemas.
Reconhece
e aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problemas.
|
REFERÊNCIAS
|
v ACRE,
SEE. Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. 2012;
v Matrizes
de Referência Para ENEM 2009. MEC. Disponível em:
|
SEGMENTO:
ENSINO MÉDIO
MÓDULO: II
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
|
||||
ÁREA/
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
|
||||
PERÍODO
DE APLICABILIDADE: ( )N1 (
)N2 ( )N3
(X )N4 CARGA-HORÁRIA:
|
||||
(OBJETIVOS) CAPACIDADES
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Consolidar conhecimentos sobre os prismas e
elaborar raciocínios que possam ser aplicados e ampliados para o estudo de
outros sólidos, como o cilindro, a pirâmide e o cone; visualizar figuras
espaciais no plano; localizar e interpretar pontos em uma esfera; calcular
áreas e volumes de sólidos.
|
Ø GEOMETRIA ESPACIAL
v Representação
das diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras geométricas
tridimensionais.
v Identificação
e análise de prismas retos e oblíquos e nomeação desses sólidos e de seus
elementos: faces, arestas e vértices.
v Determinação
de relações entre as quantidades de faces, arestas e vértices e o número de
lados do polígono da base de um prisma.
v Generalização
de expressões que traduzem a quantidades de faces, arestas e vértices em
função do número de lados do polígono da base de um prisma
v Compreensão
da validade da relação de Euler: V + F = A + 2.
|
v Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno explore e manipule sólidos
geométricos, identificando as formas de suas faces e os polígonos que os
compõem e os lados e ângulos desses polígonos e as figuras circulares que os
compõem;
v Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno observe e desenhe diferentes
vistas de figuras geométricas tridimensionais;
v Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em que o aluno observe a representação de
diferentes vistas de uma figura geométrica tridimensional e faça a descrição
de suas características;
v Desenvolvimento
e resolução de situações-problema em Situações para que o aluno represente e
interprete figuras tridimensionais representadas no plano.
|
Quadro branco, pincel, livro
didático e paradidáticos (cadernos de EJA) e mídias (tabletes, notebooks,
data show etc.).
|
Propostas
que permitam verificar como o aluno
v Explora
figuras tridimensionais, reconhecendo os polígonos que as compõem, as formas
de suas faces laterais, as formas de sua base, os lados e ângulos dos
polígonos que compõem essas faces, diferenciando os sólidos a partir de
regularidades observadas;
v Identifica
os prismas retos e oblíquos, estabelece relações entre o número de lados, de
vértices e de arestas de um prisma e estabelece conjecturas que permitam
compreender a expressão da Relação de Euler V + F = A + 2;
v Explora
os prismas, por meio de visualização para analisar e identificar a posição
relativa de duas arestas ou de duas faces;
v Estabelece
relações algébricas para expressar o número de vértices, o número de arestas
e o número de faces de um prisma cuja base é um polígono de n lados.
|
REFERÊNCIAS
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v ACRE,
SEE. Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. 2012;
v Matrizes
de Referência Para ENEM 2009. MEC. Disponível em:
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