AVISO ANI
FUNDAMENTAL
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
sábado, 25 de outubro de 2014
PROJETO LEITURA DE MUNDO 2014 - MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL.
O evento acontecerá nesta quinta feira dia 29 de outubro nas
dependências da Escola Raimundo Gomes de Oliveira. O Projeto Leitura de Mundo
edição 2014, trazendo como tema principal “MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL”. Onde toda a escola estará envolvida na
apresentação do projeto.
Fotos de edições anteriores.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
domingo, 12 de outubro de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA FAZENDO A DIFERENÇA.
PLANO DE AULA DE QUÍMICA EJA III MÓDULO IV
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira
Plano de Aula de Química- EJA III
MÓDULO IV.
Período de Aplicabilidade:
18 de Agosto a 12 de setembro de 2014
12 aulas
1.
Área:
Ciências da Natureza.
2.
Módulo:
EJA III Módulo: IV
3.
Eixo:
Química.
4.
Tema
Abordado: A química Orgânico.
5.
Conteúdos:
A química Orgânica e os Compostos do Carbono; Identificação da Principal
cadeia; Nomenclatura dos hidrocarbonetos; As regras segundo IUPAC.
6.
Objetivos
(capacidades): Identificar, reconhecer e explorar as diversas variedades do
átomo de carbono e suas cadeias; A presença da química Orgânica no nosso
cotidiano.
7.
METODOLOGIA
7.1 Problematizações: O assunto será
iniciado com aulas expositivas dialogadas, a partir do eixo temático de
problematização e descaracterizar que a química está vinculada a coisa ruim.
7.2 Fundamentos teórico: Desde da
antiguidade o homem se preocupou em melhorar seu modo de vida, e foi através de
observação que o mesmo perpetuo a espécie. E através da química ele pode desenvolver
técnica e melhorar a qualidade de vida e até nos nossos dias esse conhecimento
vem sendo atualizado para benefício de si mesmo e dos seus semelhantes.
7.3 Atividade Contextualizadas: As atividades serão realizadas em sala através
de textos que caracterize o que a química nos traz quais são os benefícios para
a humanidade e suas consequências quando não for manipulado adequadamente.
Esses textos serão trabalhados em grupos e individual onde serão produzidos
vários trabalhos com esses temas transversais e colocado pelos alunos em sala.
8.
Avaliação:
A avaliação será através trabalhos formativas e somativa levando em consideração
a participação dos alunos tanto em grupos como individual como também será
levado em conta a participação na execução das atividades extra sala.
9.
Recursos:
Quadro Branco, pincel, livro didático, data show e materiais alternativa par
realização de experimentos simples.
10. Referências Bibliográficas:
QUÍMICA NOVA:
http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm
PETER ATKINS & LORETA JONES
(2001). Princípios de Química. Bookman.
KOTZ, J. C. & TREICHEL, P. JR.
(1998). Química e Reações Químicas, Vol. I, LTC,
458 p. e Vol II, LTC.
KOTZ, J. C. & PURCELL, K. F.
(1991). Chemistry & Chemical Reactivity - Saunders
College Publishing.
MASTERTON, W. L. et al (1990).
Princípios de Química, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara
Koogan S. A.
RUSSEL, J. B. (1994) . Química Geral,
São Paulo, Editora Mc Graw-Hill do Brasil. FELTRE, Ricardo. Fundamentos de
Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna,
Rio Branco, 18 de Agosto de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)