PRÁTICAS DE LETRAMENTO R.G.O 2014
VALEU A PENA CONFERIR: "O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO POEMA, CENTRADO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUE TEM COMO EIXO TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR-- PRÁTICAS DE LETRAMENTO, SOB O COMANDO DOCENTE DA PROFESSORA IRICÉLIA, UMA EDUCADORA COMPROMETIDA, COERENTE E QUE FAZ DA HUMILDADE A DIFERENÇA NA APLICABILIDADE DO QUE É EFICAZ PARA QUE JUNTOS POSSAMOS FAZER A DIFERENÇA"
RECITAL DE POEMAS COM TRADUÇÃO PARA O ESPANHOL, SHOOOOOOWWWWW!
Fonte: Fecebook.
AVISO ANI
FUNDAMENTAL
quarta-feira, 2 de julho de 2014
sábado, 21 de junho de 2014
FORMAÇÃO CONTINUADA DA EJA NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA. REFLETINDO SOBRE OS DESCRITORES.
O que é um Descritor? O descritor é um detalhamento de uma
habilidade cognitiva (em termo de grau de complexidade), que está sempre associado
a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em analises. Esses
descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração
por meio de aspectos que podem ser observados.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
sábado, 31 de maio de 2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - LANÇA CONCURSO DE ARTE PARA A VI - EDIÇÃO LEITURA DE MUNDO.
Prezados alunos da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, Não perca esta oportunidade de mostrar seu talento, participando da ARTE DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ONDE O TEMA ESCOLHIDO FOI ( MEU MEIO AMBIENTE ).
Participe e ainda ganhe premio surpresas.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
ALUNOS (A) DA EJA II MÓDULO II DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - ESTÃO EMPOLGADOS COM O INICIO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
EJA, modalidade de ensino que vem dando bons resultado no pais.
Documento Final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos.
Vivemos uma época marcada por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais e políticos que determinam novas exigências para que os indivíduos possam partilhar das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e inserindo-se
no mundo do trabalho. Os processos de modernização e globalização da economia impulsionada
pelo avanço tecnológico têm implicado na redução do emprego formal em todo o mundo, gerando insatisfações nos níveis individual e social. No caso dos países pobres da América Latina, entre eles o Brasil, a situação é realmente desafiadora, pois à redução do emprego formal somam-se processos de ajuste macroeconômico que induzem à liberação dos mercados em prol dos países mais ricos e à redução dos
gastos e âmbitos de intervenção do Estado. A implantação desse modelo de “Estado mínimo” vem reduzindo drasticamente os investimentos públicos nas políticas de educação, saúde, previdência e habitação, áreas reconhecidas como fundamentais para compensar as desigualdades sociais decorrentes do perverso “livre jogo das forças do mercado”.
A acentuação das desigualdades sociais reflete-se nas condições de acesso à escola e extensão da escolaridade. Crianças e jovens pertencentes às famílias de baixa renda têm necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se ou contribuir para a renda familiar, o que dificulta, quando não impede, seu acesso, permanência e progresso na escola. Assim é que, em 1991, no limiar do século XXI, o Brasil apresentava um quadro com 19.233.239 de analfabetos absolutos, 20% da população total com 15 anos ou mais, que totalizava 95.837.043 de habitantes. Esse quadro revela-se ainda mais severo se considerarmos o contingente de analfabetos funcionais, de vez que a escolaridade média da população nessa faixa etária é inferior a quatro anos de estudos. Esse quadro variava substancialmente entre os Estados e regiões do País, sendo particularmente desfavorável para as populações nordestinas, os habitantes das zonas rurais e das faixas etárias mais elevadas. Quadro I – Analfabetismo na população.
Fonte Coleção para todos.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA EJA II - MÓDULO II
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo
II Sala 02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Semana diagnostica – Questionário em forma de perguntas e resposta para detectar qual o nível
de conhecimentos dos mesmos em relação à matemática – em seguida apresentação
do conteúdo a ser estudado - Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos
tecnológicos para compreender o mundo.
|
Compreender a matemática como
construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações
da sociedade.
|
Identificar e interpretar, a
partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento
matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da
matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção
tecnológica, ao longo da historia.
|
A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.
|
Quadro Negro
Giz
Livro didático.
|
A avaliação será
continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em sala
através de exercícios escritos e testes de fixação.
|
15- Aulas
17/02/2014
A
26/02/2014
|
Rio Branco –Ac. 26 de Fevereiro de 2014 Professor. Eticildo Lopes de Oliveira
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Números naturais.
Propriedades das operações.
Construção de problemas.
|
Ampliar formas de raciocínio e
processo mentais por meio de indução, dedução analógica e estimativa,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
|
Identificar e interpretar
conceitos e procedimentos matemáticos expresso em diferentes formas.
Utilizar conceitos e
procedimentos matemáticos para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos
e procedimentos e utilizar conceitos na construção de argumentação
consistente.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.
|
Quadro Branco.
Cartazes
|
A avaliação
será continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em
sala através de exercícios escritos e exercício de fixação propostas pelo
livro didático.
|
18 aulas
07/03/2014
A
04/04/2014
|
Rio Branco, 04 de abril de 2014 Professor.
Eticildo Lopes de Oliveira.
Potenciação; Raízes Quadradas;
Raízes quadradas de quadrados
perfeito
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A disciplina será
desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de
perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
07/04/2014
A
25/04/2014
|
Rio Branco, 25 de Abril
de 2014 Professor
Eticildo Lopes de Oliveira
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Raízes quadradas de quadrado
perfeito.
Múltiplos e divisores de um
número; Divisibilidade.
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didatico.
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de perguntas
e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
28/04/2014
A
12/05/2014
|
Rio Branco, 12 de Maio de 2014 Professor Eticildo
Lopes de Oliveira.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Mínimo Múltiplo comum MMC;
Máximo Divisor Comum, MDC; Simplificando expressões numéricas com
calculadora.
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente
selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de
perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
14/05/2014
A
27/05/2014
|
Rio Branco, 27 de Maio de 2014 Professor
Eticildo Lopes de Oliveira.
sábado, 10 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - SEMPRE NA FRENTE DO TEMPO.
PROFESSORES DE TODAS DISCIPLINAS, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM DO CONCURSO, E ORGANIZEM SUAS PRODUÇÕES EM MEMORIAIS, PORTFÓLIOS OU DE OUTRA FORMA, PARA QUE A ESCOLA POSSA NO FINAL DO ANO SISTEMATIZÁ-LAS NUM SÓ TRABALHO COLETIVO, BOA SORTE!
ESTAMOS LANÇANDO A 1ª EDIÇÃO DO CONCURSO INTERDISCIPLINAR DE REDAÇÃO R.G.O 2014-"SOU ESCRITOR"
O TEMA SUGERIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ACATADO POR TODOS OS OUTROSS PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS, FOI :
"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO E ATUANTE NA SOCIEDADE"
PROFESSORES, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PRODUZIREM MAIS E MELHOR; O SUCESSO DOS MESMOS É O NOSSO SUCESSO.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 2º TURNO.
LINK DO FACEBOOK. https://www.facebook.com/raimundo.gomes.3388630?fref=nf
O TEMA SUGERIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ACATADO POR TODOS OS OUTROSS PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS, FOI :
"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO E ATUANTE NA SOCIEDADE"
PROFESSORES, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PRODUZIREM MAIS E MELHOR; O SUCESSO DOS MESMOS É O NOSSO SUCESSO.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 2º TURNO.
LINK DO FACEBOOK. https://www.facebook.com/raimundo.gomes.3388630?fref=nf
sexta-feira, 9 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - HOMENAGEIA PROFESSORAS PELA A PASSAGEM DO DIA DAS MÃES.
Aconteceu ontem no pátio da Escola Raimundo Gomes de Oliveira a comemoração pela a passagem do dia das mães.
Assinar:
Postagens (Atom)