AVISO ANI

❗❗❗ ❗.

FUNDAMENTAL

EJA 2023

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PRÁTICAS DE LETRAMENTO R.G.O 2014.

PRÁTICAS DE LETRAMENTO R.G.O 2014
VALEU A PENA CONFERIR: "O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO POEMA, CENTRADO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO QUE TEM COMO EIXO TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR-- PRÁTICAS DE LETRAMENTO, SOB O COMANDO DOCENTE DA PROFESSORA IRICÉLIA, UMA EDUCADORA COMPROMETIDA, COERENTE E QUE FAZ DA HUMILDADE A DIFERENÇA NA APLICABILIDADE DO QUE É EFICAZ PARA QUE JUNTOS POSSAMOS FAZER A DIFERENÇA"
RECITAL DE POEMAS COM TRADUÇÃO PARA O ESPANHOL, SHOOOOOOWWWWW!



















Fonte: Fecebook.

sábado, 21 de junho de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA DA EJA NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA. REFLETINDO SOBRE OS DESCRITORES.

O que é um Descritor? O descritor é um detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termo de grau de complexidade), que está sempre associado a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em analises. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados. 



















quarta-feira, 28 de maio de 2014

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - LANÇA CONCURSO DE ARTE PARA A VI - EDIÇÃO LEITURA DE MUNDO.


Prezados alunos da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, Não perca esta oportunidade de mostrar seu talento, participando da ARTE DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ONDE O TEMA ESCOLHIDO FOI ( MEU MEIO AMBIENTE ).
Participe e ainda ganhe premio surpresas.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

EJA, modalidade de ensino que vem dando bons resultado no pais.

Documento Final do Seminário  Nacional de Educação de Jovens e Adultos.

Vivemos uma época marcada por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais e políticos que determinam novas exigências para que os indivíduos possam partilhar das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e inserindo-se
no mundo do trabalho.  Os processos de modernização e globalização da economia impulsionada
pelo avanço tecnológico têm implicado na redução do emprego formal em todo o mundo, gerando insatisfações nos níveis individual e social. No caso dos países pobres da América Latina, entre eles o Brasil, a situação é realmente desafiadora, pois à redução do emprego formal somam-se processos de ajuste macroeconômico que induzem à liberação dos mercados em prol dos países mais ricos e à redução dos
gastos e âmbitos de intervenção do Estado. A implantação desse modelo de “Estado mínimo” vem reduzindo drasticamente os investimentos públicos nas políticas de educação, saúde, previdência e habitação, áreas reconhecidas como fundamentais para compensar as desigualdades sociais decorrentes do perverso “livre jogo das forças do mercado”.

A acentuação das desigualdades sociais reflete-se nas condições de acesso à escola e extensão da escolaridade. Crianças e jovens pertencentes às famílias de baixa renda têm necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se ou contribuir para a renda familiar, o que dificulta, quando não impede, seu acesso, permanência e progresso na escola. Assim é que, em 1991, no limiar do século XXI, o Brasil apresentava um quadro com 19.233.239 de analfabetos absolutos, 20% da população total com 15 anos ou mais, que totalizava 95.837.043 de habitantes. Esse quadro revela-se ainda mais severo se considerarmos o contingente de analfabetos funcionais, de vez que a escolaridade média da população nessa faixa etária é inferior a quatro anos de estudos. Esse quadro variava substancialmente entre os Estados e regiões do País, sendo particularmente desfavorável para as populações nordestinas, os habitantes das zonas rurais e das faixas etárias mais elevadas. Quadro I – Analfabetismo na população.

Fonte Coleção para todos.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA EJA II - MÓDULO II

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             
Disciplina: Matemática                                                                 Turma: EJA II                                       Módulo II                                                                            Sala 02
Conteúdo do Trabalho
Competência
Habilidade
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
Semana diagnostica – Questionário em forma de perguntas e resposta para detectar qual o nível de conhecimentos dos mesmos em relação à matemática – em seguida apresentação do conteúdo a ser estudado - Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.


A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.

Quadro Negro
Giz
Livro didático.
A avaliação será continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em sala através de exercícios escritos e testes de fixação.

15- Aulas



17/02/2014

A

26/02/2014

 Rio Branco –Ac. 26 de Fevereiro de 2014                Professor. Eticildo Lopes de Oliveira

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             
Disciplina: Matemática                                                                 Turma: EJA II                                Módulo II                                                                                Sala  02
Conteúdo do Trabalho
Competência
Habilidade
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
Números naturais.
Propriedades das operações.
Construção de problemas.









Ampliar formas de raciocínio e processo mentais por meio de indução, dedução analógica e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expresso em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos e utilizar conceitos na construção de argumentação consistente.


A disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
 Leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.

Quadro Branco.
Cartazes

A avaliação será continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em sala através de exercícios escritos e exercício de fixação propostas pelo livro didático.
18 aulas



07/03/2014

A

04/04/2014














Rio Branco, 04 de abril de 2014                                                    Professor. Eticildo Lopes de Oliveira.                                                                                                               
Potenciação; Raízes Quadradas;
Raízes quadradas de quadrados perfeito







Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
Identificar e interpretar registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e do cotidiano.
Selecionar e relacionar informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que possibilitem sua compreensão.
A disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
 Leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático

No decorrer do modulo o professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.


21 aulas




07/04/2014

A

25/04/2014
Rio Branco, 25 de Abril de 2014                                                                                 Professor Eticildo Lopes de Oliveira

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             
Disciplina: Matemática                                                                 Turma: EJA II        Módulo II                                                                                                           Sala 02
Conteúdo do Trabalho
Competência
Habilidade
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
Raízes quadradas de quadrado perfeito.
Múltiplos e divisores de um número; Divisibilidade.





Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
Identificar e interpretar registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e do cotidiano.
Selecionar e relacionar informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que possibilitem sua compreensão.
A disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
 Leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina

Quadro Branco
Pincel
Livro Didatico.
No decorrer do modulo o professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
21 aulas


28/04/2014

A

12/05/2014
 Rio Branco, 12 de Maio de 2014                                                      Professor Eticildo Lopes de Oliveira.

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             
Disciplina: Matemática                                                                 Turma: EJA II          Módulo II                                                                                                       Sala 02
Conteúdo do Trabalho
Competência
Habilidade
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
Mínimo Múltiplo comum MMC; Máximo Divisor Comum, MDC; Simplificando expressões numéricas com calculadora.







Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
Identificar e interpretar registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e do cotidiano.
Selecionar e relacionar informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que possibilitem sua compreensão.
A disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
 Leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático

No decorrer do modulo o professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.

21 aulas





14/05/2014

A

27/05/2014
Rio Branco, 27 de Maio de 2014                                                       Professor Eticildo Lopes de Oliveira.

sábado, 10 de maio de 2014

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - SEMPRE NA FRENTE DO TEMPO.

PROFESSORES DE TODAS DISCIPLINAS, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM DO CONCURSO, E ORGANIZEM SUAS PRODUÇÕES EM MEMORIAIS, PORTFÓLIOS OU DE OUTRA FORMA, PARA QUE A ESCOLA POSSA NO FINAL DO ANO SISTEMATIZÁ-LAS NUM SÓ TRABALHO COLETIVO, BOA SORTE!
ESTAMOS LANÇANDO A 1ª EDIÇÃO DO CONCURSO INTERDISCIPLINAR DE REDAÇÃO R.G.O 2014-"SOU ESCRITOR"
O TEMA SUGERIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ACATADO POR TODOS OS OUTROSS PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS, FOI :
"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO E ATUANTE NA SOCIEDADE"
PROFESSORES, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PRODUZIREM MAIS E MELHOR; O SUCESSO DOS MESMOS É O NOSSO SUCESSO.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 2º TURNO.


LINK DO FACEBOOK. https://www.facebook.com/raimundo.gomes.3388630?fref=nf

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - HOMENAGEIA PROFESSORAS PELA A PASSAGEM DO DIA DAS MÃES.

Aconteceu ontem  no pátio da Escola Raimundo Gomes de Oliveira  a comemoração pela a passagem do dia das mães.





























Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19