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EJA 2023

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MINI PROJETO PARA 5° EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO -"TUR PELA AMÉRICA DO SUL"



GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA PEDAGÓGICA DE EJA.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO
TUR PELA AMÉRICA DO SUL”
Professores: Eticildo  e Edson

I – JUSTIFICATIVA
A evasão escolar fica concretizada quando o aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono do ambiente escolar. Historicamente, esse tem sido um tema recorrente nos debates e análises sobre a educação pública no Brasil.
Várias são as causas e inúmeras têm sido as tentativas de meios para combater esse mal que impede a melhora do desempenho nacional, estadual e municipal no ranque que avalia o desempenho escolar, no que diz respeito o quesito “evasão”.
Segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2012, elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil é a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países.
De acordo com pesquisa publicada em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), internamente, os Estados da Região Norte têm os piores índices de estudantes que abandonam o ensino médio no país. Em todos eles mais de 60% dos jovens deixam a escola antes de completar esse nível de ensino.
Partindo do pressuposto de que esse obstáculo que se interpôs à educação em todos níveis só poderá ser vencido se cada um fizer a sua parte, a Escola Raimundo Gomes de Oliveira vem ao longo dos últimos anos, envidando esforços no sentido de evitar esse grave problema social, adotando ações pedagógicas que motive o aluno gostar e permanecer no ambiente da escola.
Nesse sentido, mais uma versão do Projeto Leitura de Mundo se justifica à medida que, à luz dos dados da escola, contata-se acentuada melhora nos índices que monitoram a evasão escolar em todos os turnos.

II – TEMA: ASPECTOS DA MATEMÁTICA  – SURINAME, COLÔMBIA, URUGUAI e BOLÍVIA.


III – OBJETIVOS  ESPECIFICOS:
• Combate à evasão escolar


IV –OBJETIVOS GERAIS

• Identificar e apresentar os aspectos da matemática dos países da América do Sul. SURINAME, COLÔMBIA, URUGUAI e BOLÍVIA.  
Tais como:
- Números de habitantes;
- Números de analfabetos;
- Números de hospitais;
- Números de escolas;
- Estatísticas e porcentuais.

V - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

Período
10/05
21/05
05/6
15/06
20/6
Elaboração do projeto
X
-
-
-
-
Pesquisa sobre o tema
X
X
X
X
-
Culminância
-
-
-
-
X

VI - AVALIAÇÃO:

• Os alunos serão avaliados durante a execução do projeto, através debates entre alunos x alunos; professor x alunos (perguntas  e repostas).

VII - PRODUTO FINAL:
• Culminância
Exposição através de Maquetes.
Cartazes

VIII – MATERIAL

. EVA (verde, azul, vermelho,amarelo e branco)
. Cola térmica com pistola
. Pincéis coloridos
. Tinta Guache
. Isopor p/ fazer maquete
. Papel kraft
. TNT (verde, azul, vermelho, amarelo e branco)

Colaboração Professor: Rui Santana






quarta-feira, 22 de maio de 2013

V - EDIÇÃO DO PROJETO: LEITURA DE MUNDO. TEMA: "TUR PELA AMÉRICA DO SUL"



Começaram os preparativo para a quinta edição do projeto leitura de mundo na Escola Raimundo Gomes de oliveira, o tema escolhido para está quinta edição foi realizado atraves de sorteio e o tema contemplado foi: “TUR PELA AMÉRICA DO SUL”.
A data prevista apara a culminância do Projeto será dia 20 de junho de 2013.
Os países a serem trabalhos pelos os aluno (as) da EJA  são: SURINAME, BOLIVIA, URUGUAI E COLÔMBIA.
O que os alunos da EJA vai desenvolver:
1-      ASPECTOS HISTRÓRICOS:  Carcterização dos países; Tribos indigenas e Formação histórica dos países.

2-      ASPECTOS GEOGRÁFICOS: Localização dos países; Hidrogafia; Princiapis via de acesso; CÁima e vegetação; Áreas de reservas e Produção econômica.
3-       ASPECTOS DA MATEMÁTICA: Número de habitantes; Número de analfabetos; Numero de hospitais e Escolas.

4-      ASPECTOS DA CIÊNCIAS/BIOLOGIA: Meio ambiente; Saneamento básico; Alimentação e nutrição.

5-   ASPECTOS LIGADOS À DISCIPLINA DE PORTUGUÊS: Escritores; poetas; produção literária e Influência da lingua indiginas nos países.

6-      ASPECTOS ARTISTICOS: Festivais; Mitos, Lendas e Artesanato.

7-      ASPECTOS LIGADO A EDUCAÇÃO FÍSICA: Danças tipicas de cada país; Andança indigena.

8-      ASPECTOS RELIGIOSOS: Festas religiosas de cada país.

Todos os professores da EJA,  já deram o ponta pé inicial para a realização do projeto.

Professor Eticildo

segunda-feira, 18 de março de 2013

PLANO CURSO DE CIÊNCIA EJA II MÓDULO II


GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO E ESPORTES
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
ENDEREÇO: CONJUNTO TUCUMA II, AVENIDA CENTRAL, S/N, BAIRRO – CONJ. TUCUMÃ
MODALIDADE: EJA II     DISCIPLINA: CIÊNCIAS     SEGMENTO: II      
MODULO: II      2 SEM./2012    C/H: 80H/A
PROFESSOR: ETICILDO LOPES DE OLIVEIRA

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIA

Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
             Conhecer a Terra, sua estrutura física, seus componentes para compreender melhor os fenômenos naturais relacionando suas causas;
•             Conhecer a relação entre dos diversos componentes da Terra e sua biodiversidade.

•             Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano como um agente de transformação.
•             Compreender as várias formas de poluição da água e suas consequências nos ecossistemas.
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.

               
•           Conhecer as características físicas e químicas dos planetas que compõem o Sistema Solar;
•           Estabelece r  relações entre o planeta Terra e os demais  planetas do Sistema Solar;
•           Descrever os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas em relação ao horizonte, localizando os pontos cardeais durante o dia e à noite;
•           Comparar as teorias geocêntrica e heliocêntrica em relação aos movimentos dos corpos celestes, reconhecendo as diferentes concepções de universo e sua importância histórica;
•           Construir modelos tridimensionais do sistema solar;
•           Elaborar uma concepção de universo através da busca de informações sobre cometas, planetas, satélites e sistema solar.
Terra Um Planeta cheio de vida
- O planeta Terra e sua biodiversidade
- A estrutura da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
- Solo, água e ar: elementos que caracterizam a vida na Terra.
- Propriedades do ar.
- Água: ocorrências e tipos.
- Ciclo da água na natureza.
- Composição e propriedades da água.
-Água e os seres vivos: água no corpo, ganho e perda da água (transpiração e desidratação).
- Energia produzida pela água.
- Poluição e contaminação das águas.
- Doenças transmitidas pela água.
- Rochas e minerais.
- O solo (degradação e poluição)
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.
•             Desenvolver hábitos de higiene, evitando assim  a contaminação e proliferação de doenças.
•             Distinguir hábitos para manutenção e melhoria da saúde – alimentação e conservação dos alimentos, repouso e lazer ( esportes e atividades culturais)  adequados daqueles que prejudicam o indivíduo.
•             Conhecer anatomicamente o sistema digestório, identificando os órgãos que os compõem e a função exercida por cada um deles.
Alimentação como fonte de matéria e energia.
- Conservação de diferentes tipos de alimentos, local de fabricação.
- Anatomia e fisiologia do sistema digestivo.

             Compreender algumas das polêmicas que envolvem a origem dos seres vivos, relacionando-as ao contexto histórico em que ocorrem e reconhecendo sua importância para o avanço do conhecimento científico;
•             Reconhecer que a classificação biológica organiza a diversidade dos seres vivos e facilita seu estudo, além de mostrar as possíveis relações de parentesco evolutivo entre diferentes grupos de organismos;
             Fazer representações através de desenhos ou esquemas, experimentos laboratoriais simples, usando restos de comida e instrumentos práticos;
•             Comparar os modos com que diferentes seres vivos no espaço e no tempo,  realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;
•             Avaliar a importância da inter-relação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
•             Aplicar corretamente o sistema  de nomenclatura binominal e enumeração das categorias taxonômicas.
. Seres Vivos

- Investigação científica.
- Origem dos seres vivos
 -Classificação dos seres vivos: taxonomia e sistemática.
             Valorizar os conhecimentos científicos e técnicos sobre vírus e bactérias, de modo a reconhecer que, embora muitos desses sejam causadores de doenças, outros são importantes na reciclagem de elementos químicos na natureza;
•             Compreender a organização sistemática dos seres vivos.
•             Compreender e identificar estruturas celulares características dos vegetais, importantes na classificação e agrupamento nos filos.
•             Conhecer que os vírus e as bactérias, apesar de serem causadores de doenças apresentam grande importância  nos avanços da ciência  médica;
•             Caracterizar e exemplificar os grandes grupos de organismos ( vírus e os reinos monera, protista, fungi, plantae e animália);
•             Sistematizar o grupo dos reinos de modo a reconhecer padrões de semelhança e de diferença entre os seres com os quais convivemos;
•             Conhecer as semelhanças e diferença entre os grandes grupos de plantas, o que permite refletir sobre as relações de parentesco evolutivo entre esses importantes componentes do mundo vivo;
•             Entender que as plantas são as maiores responsáveis pela distribuição de oxigênio na atmosfera;
•             Analisar os processos de absorção, condução de água e sais minerais, nutrição, sustentação e reprodução das briófitas, pteridófitas, gminospermas e angiospermas.
Reino dos Seres Vivos

- Vírus: estruturas vivas, infecções, doenças e vacinas.
- Reino Monera: bactérias e cianofíceas.
 - Reino Protista: protozoários.
- Reino Fungi: fungos
- Reino Plantae: algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gminospermas e angiospermas.
- Reino Animália: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos e anelídeos.
- Reino Animália i invertebrados: moluscos, artrópodes, equinodermos.
Reino Animália - vertebrados: aves, peixes, mamíferos,  répteis e anfíbios.






 Metodologia de Ensino

                               A dimensão metodológica visa fazer com que o aluno, através de procedimentos didáticos simples, desperte o interesse e aprenda Ciência. Nesse processo, o professor terá função mediadora, orientadora e problematizadora na construção do conhecimento formal, valorizando a bagagem cultural e a experiência acumulada dos alunos. Para tanto, será usado o método expositivo e  dialogada com os aluno (as) onde estudaremos textos pré-selecionado onde contemple o assunto da matéria abordado no estudo dirigido de ciências,  para facilitar o entendimento dos alunos dos conteúdos estudados.

 Recursos Didáticos

                              
Utilizaremos os recursos didáticos oferecidos pela escola, tais como: Quadro Branco, pincel, Exposição de Vídeos, Projetor Multimídia, Computador, Uso de materiais simples do cotidiano dos alunos.

                              
 Avaliação da Aprendizagem
                               A avaliação no ensino de Ciência será contínua, englobando as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa, além da adoção dos critérios objetivo do processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se para tanto de alguns instrumentos e técnicas para melhor avaliar os aspectos do conhecimento: exercícios, observação, atividades de pesquisa, provas, trabalhos individuais ou coletivos, leituras de textos, debates, experiências, e outras formas que melhor retrata a vida e as condições de aprendizagem dos alunos.


 Referências
1. ACRE, Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (Caderno 1 ciências) Rio Branco, 2010. Disponível em: www.see.ac.gov.br
2. ACRE, Secretaria de estado de Educação. Referenciais Curriculares de EJA: segmentos I, II e III. Rio Branco: SEE, 2008.
3. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – (Parte II – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Disponível em portal .mec.gov. BR.
4. Ciências do Ensino Fundamental 2º Segmento – Editora Ática (Etapa Única) Wilson Roberto Paulino/ Carlos Barros  - 1ª Edição , 2º segmento ... [et al.]. – São Paulo: FTD, 1999.

Rio Branco, 17 de Março de 2013
Prof: Eticildo Lopes de Oliveira

domingo, 17 de março de 2013

PLANEJAMENTO VERTICAL "EJA" 2013


Aconteceu ontem dia  15 de Março de 2013, nas dependências da Escola Lourival Sombra o segundo encontro do planejamento vertical da EJA,  realizado pela Secretária de Educação  e Cultura, sob a coordenação geral da Professora Rafisa e Professora Vera.

Fotos do Evento:












Próximos encontro de 2013.
Professor Jesus Galvão.

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19