GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA PEDAGÓGICA DE EJA.
ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO
“TUR PELA AMÉRICA DO SUL”
Professores:
Eticildo e Edson
I – JUSTIFICATIVA
A evasão escolar fica
concretizada quando o aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o
abandono do ambiente escolar. Historicamente, esse tem sido um tema recorrente
nos debates e análises sobre a educação pública no Brasil.
Várias são as causas
e inúmeras têm sido as tentativas de meios para combater esse mal que impede a
melhora do desempenho nacional, estadual e municipal no ranque que avalia o
desempenho escolar, no que diz respeito o quesito “evasão”.
Segundo o Relatório
de Desenvolvimento de 2012, elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas
para o Desenvolvimento), o Brasil é a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100
países.
De acordo com
pesquisa publicada em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(Ipea), internamente, os Estados da Região Norte têm os piores índices de
estudantes que abandonam o ensino médio no país. Em todos eles mais de 60% dos
jovens deixam a escola antes de completar esse nível de ensino.
Partindo do
pressuposto de que esse obstáculo que se interpôs à educação em todos níveis só
poderá ser vencido se cada um fizer a sua parte, a Escola Raimundo Gomes de
Oliveira vem ao longo dos últimos anos, envidando esforços no sentido de evitar esse grave problema social, adotando ações pedagógicas que motive o
aluno gostar e permanecer no ambiente da escola.
Nesse sentido, mais
uma versão do Projeto Leitura de Mundo se justifica à medida que, à luz dos
dados da escola, contata-se acentuada melhora nos índices que monitoram a
evasão escolar em todos os turnos.
II – TEMA: ASPECTOS
DA MATEMÁTICA – SURINAME, COLÔMBIA,
URUGUAI e BOLÍVIA.
III – OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Combate à evasão
escolar
IV –OBJETIVOS GERAIS
• Identificar e
apresentar os aspectos da matemática dos países da América do Sul. SURINAME,
COLÔMBIA, URUGUAI e BOLÍVIA.
Tais como:
- Números de
habitantes;
- Números de
analfabetos;
- Números de
hospitais;
- Números de escolas;
- Estatísticas e
porcentuais.
V - CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO:
Período
|
10/05
|
21/05
|
05/6
|
15/06
|
20/6
|
Elaboração do projeto
|
X
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Pesquisa sobre o tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
-
|
Culminância
|
-
|
-
|
-
|
-
|
X
|
VI - AVALIAÇÃO:
• Os alunos serão
avaliados durante a execução do projeto, através debates entre alunos x alunos;
professor x alunos (perguntas e repostas).
VII - PRODUTO FINAL:
• Culminância
Exposição através de
Maquetes.
Cartazes
VIII – MATERIAL
. EVA (verde, azul,
vermelho,amarelo e branco)
. Cola térmica com
pistola
. Pincéis coloridos
. Tinta Guache
. Isopor p/ fazer
maquete
. Papel kraft
. TNT (verde, azul,
vermelho, amarelo e branco)
Colaboração Professor: Rui Santana