Link para assistir o vídeo Leitura de Mundo 2011 E 2012
http://www.youtube.com/watch?v=diKIRHWw_k4
Link para assistir o "Hino Acreano"
http://www.youtube.com/watch?v=cjg5wuR3Ahg
Link para assistir matéria da Escola Raimundo Gomes de Oliveira
http://www.youtube.com/watch?v=whgDH_7ptQU&feature=youtu.be
AVISO ANI
FUNDAMENTAL
- LEIS, PARECERES E RESOLUÇÕES
- HABILIDADES E OBJ. ESTUDO
- 6º ANO - PLANOS DE CURSOS
- 7º ANO - PLANO DE CURSO
- 8º ANO - PLANOS DE CURSOS
- 9º ANO - PLANO DE CURSO
- MUSEU
- ACRE
- CONCURSOS
- PORTAL DO ALUNOS
- LINKS INTERESSANTE
- ORIENTAÇÕES DA SEE-AC P/ AULAS A DISTÂNCIAS
- SUGESTÕES CURRICULARES
- PLANO DE AULA E ROTINAS NA PANDEMIA
quinta-feira, 18 de julho de 2013
quarta-feira, 17 de julho de 2013
COMUNICADO
Em reunião terminada agora a pouco. A Escola Raimundo Gomes de Oliveira reiniciará suas atividade na próxima Segunda Feira Dia 22 de Julho de 2013.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
5º PROJETO LEITURA DE MUNDO - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL" - ADIADO - SEM DATA PARA CULMINÂNCIA.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Plano de Curso Matemática Ensino Fundamental da 5º a 8º Série da EJA II Módulo II.
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º A 8º SÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma: EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º
A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos
tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da
Floresta.
Matemática e as profissões.
Sistemas de numeração
Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.
A origem do zero, dos números
fracionários e negativos
Idéias associadas às quatros
operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e
resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.
|
Compreender a matemática como
construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações
da sociedade,
Ampliar formas de raciocínio e
processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Construir significado e ampliar o
já existente para os números naturais, inteiros e racionais.
Construir significado e ampliar
os já existente para os números naturais para os números, inteiros e
racionais.
|
Identificar e interpretar, a
partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento
matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da
matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção
tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático
utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver
problemas.
Identificar a matemática como
importante recursos para a construção de argumentação.
Reconhecer, pela a leitura de
textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de
intervenção solidaria na Realidade.
Identificar e interpretar
conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e
procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita
explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos
e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da
proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar, interpretar e
representar os números naturais
inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de
números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar
com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações
problemas.
Utilizar os números naturais,
inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações
quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para
avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.
|
A
disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos,
relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos
números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos
do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos
alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão
evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando
suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de
experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras
complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das
práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do
trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas,
devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e
aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual,
cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o
planejamento e implementação das práticas de ensino.
|
Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
|
A avaliação será de forma
continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os
trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado
trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para
debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho
individual e em grupo.
|
Carga Horária
180 Horas
|
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira Rio
Branco –Ac. 04 de março de 2013
terça-feira, 25 de junho de 2013
sexta-feira, 14 de junho de 2013
OS PREPARATIVOS PARA A QUINTA EDIÇÃO DE LEITURA DE MUNDO. ESTÁ A TODO VAPOR. - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL"
Os preparativos para a culminância do Quinto Projeto Leitura de Mundo Segue a todo vapor, os alunos da EJA estão todos entusiasmados
terça-feira, 4 de junho de 2013
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Por esta razão teve início nesta segunda feira dia 03 de junho de 2013, na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, atividades relacionada para a semana do meio ambiente. Aonde todos os alunos da EJA estão voltados para a comemoração da semana do meio AMBIENTE.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ¨TUR PELA AMÉRICA DO SUL¨
Os preparativos se intensificam para a grande culminância do Projeto Leitura de Mundo - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL". Todos os professores da EJA estão na expectativa para a culminância do Projeto que será no dia 20 de Junho de 2013.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
domingo, 26 de maio de 2013
Docentes da Secretária de Estado de Educação do Acre Estarão presente no Encontro Nacional de Educação de Empreendedores em Brasilia.
Começa nesta segunda-feira (27), às 10h, no Centro de Convenções Brasil
21, em Brasília, o Encontro Nacional de Educação Empreendedora. Serão
três dias de discussões com especialistas nacionais e internacionais,
reitores, educadores e empresários, sobre a importância do ensino de
empreendedorismo no Brasil. Estão confirmadas as participações do
vice-presidente da República, Michel Temer, do ministro da Micro e
Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae,
Luiz Barretto.
Assinar:
Postagens (Atom)