AVISO ANI

❗❗❗ ❗.

FUNDAMENTAL

EJA 2023

sábado, 1 de novembro de 2014

SUCESSO TOTAL O 6º PROJETO LEITURA DE MUNDO - MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL.

Com a participação dos alunos da EJA, a escola Raimundo Gomes de Oliveira apresentou para toda comunidade escolar do tucumã a sua sexta edição de leitura de mundo. O evento foi além das expectativas sucesso total.

Fotos do Evento.










































sábado, 25 de outubro de 2014

PROJETO LEITURA DE MUNDO 2014 - MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL.

 O evento acontecerá nesta quinta feira dia 29 de outubro nas dependências da Escola Raimundo Gomes de Oliveira. O Projeto Leitura de Mundo edição 2014, trazendo como tema principal “MEU MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL”.  Onde toda a escola estará envolvida na apresentação do projeto.

Fotos de edições anteriores.












domingo, 12 de outubro de 2014

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA FAZENDO A DIFERENÇA.

A ESCOLA QUE FAZ DIFERENÇA.

PLANO DE AULA DE QUÍMICA EJA III MÓDULO IV

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
             Professor: Eticildo Lopes de Oliveira


Plano de Aula de Química- EJA III MÓDULO IV.

Período de Aplicabilidade:  18 de Agosto a 12 de setembro de 2014   12 aulas

1.      Área: Ciências da Natureza.
2.      Módulo: EJA III Módulo: IV
3.      Eixo: Química.
4.      Tema Abordado: A química Orgânico.
5.      Conteúdos: A química Orgânica e os Compostos do Carbono; Identificação da Principal cadeia; Nomenclatura dos hidrocarbonetos; As regras segundo IUPAC.
6.      Objetivos (capacidades): Identificar, reconhecer e explorar as diversas variedades do átomo de carbono e suas cadeias; A presença da química Orgânica no nosso cotidiano.

7.      METODOLOGIA
7.1      Problematizações: O assunto será iniciado com aulas expositivas dialogadas, a partir do eixo temático de problematização e descaracterizar que a química está vinculada a coisa ruim.

7.2      Fundamentos teórico: Desde da antiguidade o homem se preocupou em melhorar seu modo de vida, e foi através de observação que o mesmo perpetuo a espécie. E através da química ele pode desenvolver técnica e melhorar a qualidade de vida e até nos nossos dias esse conhecimento vem sendo atualizado para benefício de si mesmo e dos seus semelhantes.

7.3      Atividade Contextualizadas:  As atividades serão realizadas em sala através de textos que caracterize o que a química nos traz quais são os benefícios para a humanidade e suas consequências quando não for manipulado adequadamente. Esses textos serão trabalhados em grupos e individual onde serão produzidos vários trabalhos com esses temas transversais e colocado pelos alunos em sala.


8.      Avaliação: A avaliação será através trabalhos formativas e somativa levando em consideração a participação dos alunos tanto em grupos como individual como também será levado em conta a participação na execução das atividades extra sala.
9.      Recursos: Quadro Branco, pincel, livro didático, data show e materiais alternativa par realização de experimentos simples.


10.  Referências Bibliográficas:

QUÍMICA NOVA: http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm
PETER ATKINS & LORETA JONES (2001). Princípios de Química. Bookman.
KOTZ, J. C. & TREICHEL, P. JR. (1998). Química e Reações Químicas, Vol. I, LTC,
458 p. e Vol II, LTC.
KOTZ, J. C. & PURCELL, K. F. (1991). Chemistry & Chemical Reactivity - Saunders
College Publishing.
MASTERTON, W. L. et al (1990). Princípios de Química, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara
Koogan S. A.

RUSSEL, J. B. (1994) . Química Geral, São Paulo, Editora Mc Graw-Hill do Brasil. FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna,




Rio Branco, 18 de Agosto de 2014

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19