ESCOLA: RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
Gestora: Elzanir P. Costa
Coordenador de Ensino: Paulo Mauricio
COORDENADOR PEDAGÓGICO DE EJA: JESUS GALVÃO DE FREITAS LIMA
1. OBJETIVO GERAL
Melhorar a qualidade do ensino através de ações que favoreçam uma melhor prática pedagógica, resgatando os alunos com baixa frequência, minimizando a evasão escolar, desenvolvendo projetos que visam resolver as problemáticas no contexto escolar e acompanhando dos alunos com baixo rendimento escolar.
2. JUSTIFICATIVA
A Educação de Jovens Adultos – EJA é uma modalidade de educação que vem se fortalecendo com o passar do tempo em nosso Estado, por se constituir de grande importância para o desenvolvimento sócio-econômico, político e cultural do Estado.
Nos últimos anos, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), por intermédio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos tem buscado a construção de uma identidade para a EJA no Acre, bem como a efetivação de uma política de acessibilidade equitativa aos jovens e adultos que não concluíram todo ciclo de educação básica. Essa busca tem significado, inclusive, o empenho e esforços no sentido de assegurar condições e meios para que gestores, coordenadores e professores exerçam, fortaleçam e desenvolvam práticas pedagógicas eficientes que garantam o acesso, a permanência e o sucesso do aluno de EJA.
A partir de seu novo conceito, a EJA amplia-se ao integrar processos educativos desenvolvidos em múltiplas dimensões como a do conhecimento, das práticas sociais, do trabalho do confronto de problemas coletivos e da construção da cidadania, ultrapassando o âmbito das ações que se desenvolvem na escola compartilhada com a sociedade. Assim, a escola age resgatando saberes, aperfeiçoando potencialidades para a formação e qualificação desses jovens e adultos que, por razões diversas, não concluíram ou sequer tiveram acesso ao ensino na idade própria.
A EJA ministrada na escola Raimundo Gomes de Oliveira se insere nesse contexto político mais amplo de âmbito estadual. Verificamos um aumento significativo no número de matrícula nessa modalidade, entretanto ainda não conseguimos criar mecanismos eficazes e capazes de garantir a permanência do aluno na escola. Visando diminuir a evasão escolar esta escola vem desenvolvendo desde 2009, o Projeto de Combate à Evasão Escolar, que é composto por várias ações com esse objetivo. Ao longo dos anos o referido projeto tem sofrido reformulações e adquações, a partir de reuniões avaliativas durante os Planejamentos da escola, buscando-se sempre retirar ações que não deram certo e inserindo outras com potencial de sucesso na sua implementação.
A adoção do mencionado projeto tem surtido efeito no sentido de tornar a escola mais atrativa, menos enfadonha e rotineira, pois o mesmo é composto de ações diferenciadas e de interesse dos alunos.
Nesta escola ofertamos todos os seguimentos e módulos de EJA, desde o EJA I (1º ao 5º ano) passando pelo EJA II (6º ao 9º ano) até o EJA III (1º ao 3º ano do Ensino Médio).
Tendo em vista o alto índice de evasão em EJA, as ações voltadas para a adoção de estratégias que visam resgatar os alunos infreqüentes e o acompanhamento dos alunos que apresentem baixo nível de letramento, são de suma importância para a garantia da permanência dos alunos envolvidos nessa problemática.
De um modo geral, acreditamos que as ações direcionadas aos professores e aos alunos, resultarão numa melhoria da qualidade do ensino praticado em nossa escola.
A seguir, temos as ações aprovadas para este 1º Semestre de 2020 pelo nosso colegiado de professores.
Ações
Período
Metas
Estratégia
Tarefas
Evidências/
Observações dos resultados
Ação 1: Ciclo de Palestras
Sempre que tiver palestrante sobre tema importante.
Informar nossos alunos sobre os mais variados temas de interesse deles.
Essa ação será desenvolvida mediante convite dos professores e/ou da equipe gestora, a palestrantes com conhecimento amplo sobre os temas a seguir relacionados: Dengue, DST’S e Métodos Anticonceptivos, Alcoolismo, Tabagismo, Educação no Trânsito, Tuberculose, Drogas, Relações Humanas, Violência, outros.
Solicitar à equipe gestora e professores a contribuição no sentido da vinda de palestrantes para esta ação.
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios.
Ação 2: Dia da Família na Escola
Anual
Integrar escola e comunidade, oferecendo serviços essenciais e práticas desportivas.
Através da realização de atividades que integrem a família e a escola, de modo lúdico e acolhedor, com o oferecimento várias atividades lúdicas, culturais e desportivas, além da disponibilidade de atendimento médico, jurídico, corte de cabelo, limpeza de pele, manicure, etc., para os alunos e comunidade.
Solicitar à equipe gestora e professores parcerias para a realização da ação;
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios.
Ação 3: Realização de Torneios Esportivos
Semestral
Visa integrar os alunos através das práticas desportivas.
Por meio do desenvolvimento de práticas esportivas de Futebol de Salão e/ou Vôlei busca-se tornar a escola menos enfadonha e rotineira.
Realizar reuniões com os alunos para expor acercar do regulamento do torneio.
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios, planejamento.
Ação 4: Controle de Frequência dos Discentes
Diária
Reduzir a infrequência discente.
Por meio dessa ação busca-se detectar o aluno que não freqüenta ou estar com baixa freqüência escolar, e, após essa constatação, ouvi-los, conscientizá-los da importância da educação para sua vida.
Realizar reuniões com os alunos infrequentes para conscientização.
Comunicar aos pais, se o aluno for menor de idade.
Diário de Classe.
Ação 5: Aluno Destaque
Semestral
Destacar o aluno mais comprometido, dedicado, interessado com os estudos.
Essa ação consiste em homenagear o(a) aluno (a) de cada turma/módulo que teve o maior aproveitamento em termos de notas, comportamento e menor número de faltas às aulas.
Solicitar aos professores a indicação do melhor de duas turmas.
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, inserção no blog da escola.
Ação 6: Vídeos e Textos Motivacionais
Bimestral
Minimizar a evasão escolar utilizando vídeo e textos motivacionais.
Através da exposição de vídeos e textos motivacionais espera-se incentivar nossos alunos a permanecer na escola e participar das atividades escolares, minimizando a evasão.
Sugerir vídeos e textos motivacionais aos professores;
Solicitar dos professores vídeos e textos motivacionais.
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, relatórios, registro no Diário de Classe.
Ação 7: Cestão Solidário
Bimestral
Minimizar a evasão escolar com atividades diferenciadas.
Utilizando-se de bingo busca-se ajudar aqueles alunos mais necessitados com a premiação de 02 (dois) sacolões a cada dois meses.
Comprar 02 (dois) sacolões e dividir o valor entre os coordenadores e professores.
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios.
Ação 8: Gincana de Conhecimentos Gerais
Semestral
Minimizar a evasão escolar tornando a escola mais atrativa ao aluno.
Através da realização de uma Gincana de Conhecimentos gerais busca-se envolver os alunos numa competição de conhecimento envolvendo perguntas e respostas das diversas áreas do conhecimento.
Solicitar aos professores a elaboração de perguntas e respostas das suas respectivas áreas de atuação;
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios.
Ação 9: Arraial da RGO
Anual
Arrecadar recursos para realização de pequenos reparos na escola.
Aquisição de bens de pequeno valor para a escola.
Através da venda de salgados, doces, churrasquinho, galinha picante, bingos de bolos e de galinha.
Confeccionar bilhetes de rifas para arrecadar recursos para adquirir os ingredientes dos itens ofertados no arraial;
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios.
Ação 10: Mesão do Desapego
Anual
Possibilitar aos professores, funcionários e alunos, a permuta e a venda de bens que não teem mais utilidade para eles.
Os agentes envolvidos trazem os bens para o “mesão” e os disponibilizam para a troca ou a venda no pátio da escola.
Planejamento da ação com os professores;
Comunicar aos funcionários e alunos, esclarecendo acerca da dinâmica da ação.
Fotos, vídeos, relatórios
Ação 11: Comemoração do dia do Professor/Aluno
Semestral
Possibilitar aos professores e alunos, comemorarem seu dia de forma conjunta, harmoniosa e integrada.
Por meio da exposição de vídeos, leitura de textos, etc, além do oferecimento de um jantar, os personagens da relação ensino-aprendizagem (professores e alunos) serão homenageados no seu dia.
Arrecadação de recursos entre os professores para comprar os ingredientes visando reforçar o jantar;
Planejamento da ação com os professores.
Fotos, vídeos, relatórios