PLANO
GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º
A 8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo
Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Matemática Turma: EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
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COMPETÊNCIAS
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HABILIDADES
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Metodologia
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Recursos Didáticos
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Avaliação
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Tempo previsto
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Somando e
Calculando.
A linguagem
matemática.
A importância
dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos
povos da Floresta.
Matemática e as
profissões.
Sistemas de
numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.
A origem do
zero, dos números fracionários e negativos
Idéias
associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas
arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da
divisão
Operação
inversa.
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Compreender a
matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as
transformações da sociedade,
Ampliar formas
de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e
estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Construir
significado e ampliar o já existente para os números naturais, inteiros e
racionais.
Construir
significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números,
inteiros e racionais.
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Identificar e
interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros
do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a
contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e
da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o
recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar
e resolver problemas.
Identificar a
matemática como importante recursos para a construção de argumentação.
Reconhecer, pela
a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de
proposta de intervenção solidaria na Realidade.
Identificar e
interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes
formas.
Utilizar
conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que
permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e
utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação
consistente.
Reconhecer a
adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos
matemáticos.
Identificar,
interpretar e representar os números naturais
inteiros racionais.
Construir e
aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de
qualquer natureza.
Interpretar
informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e
enfrentar situações problemas.
Utilizar os
números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica
para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.
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A
disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares,
materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de
ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de
práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos,
preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação
de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e
produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das
práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os
alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas,
justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas
de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de
aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e
avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá
um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas
realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações
e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual,
cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o
planejamento e implementação das práticas de ensino.
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Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
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A avaliação será
de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os
trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado
trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para
debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho
individual e em grupo.
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Carga Horária
180 Horas
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Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco –Ac. 28 de Fevereiro
de 2014