SECRETARIA DE ESTADO D EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
PLANO DE CURSO - EJA II - MODULO V ENSINO FUNDAMENTAL 1º EMESTRE DE 2012
DISCIPLINA: MATEMÁTICA EJA EF II MÓDULO V 3º TURNO CARGA HORÁRIA: 120 H/A
PROFESSOR: Eticildo Lopes de Oliveira
TEMA | SUB-TEMA | OBJETIVOS | HABILIDADES | MÉTODOS | RECURSOS | AVALIAÇÃO | CARGA HORÁRIA |
1 – Aplicação de expressões para modelar e resolver problemas envolvendo variáveis | 1.1-A linguagem algébrica; 1.2-Equação do 1º grau; 1.3-Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; 1.4-Resolução de equação do 1º grau com duas variáveis; | 01-Fazer com que o aluno seja capaz de utilizar coordenadas para localizar pontos em um plano; 02-Que o aluno seja capaz de identificar sistemas de equações e saber utilizar os diversos métodos de resolução; | Que o aluno seja capaz de: -Interpretar e aplicar modelos envolvendo equações algébricas, equações e sistemas de equações lineares; | -Expositiva; -Dedução; | -Vídeos; -Quadro Magnético; -Data Show; | -Escrita; -Pergunta e participação do aluno; | 30h |
2 – Analisar o comportamento de variáveis, construção de gráficos e ou tabelas | 1.1-Explorando a ideia de função; 1.2-Função do 1º grau; 1.3-Função do 2º grau; 1.4-Máximos e mínimos; | 01-Fazer com que o aluno consiga confeccionar gráficos de função do 1º e 2º graus | Que o aluno seja capaz de: -Selecionar e interpretar informações expressas em gráficos ou tabelas | -Expositiva; -Dedução; | -Quadro; -Slides; | -Trabalho em grupo em sala de aula; -Escrita | 30h |
3 – Utilizar expressões algébricas e equações de 1º e 2º graus para modelar e resolver problemas | 3.1-Sistema de equações do 2º grau; 3.2-Aplicações de equações do 2º grau; | 01-Que o aluno seja capaz de entender e compreender a aplicação de equações para resolver problemas simples do dia-a-dia | Que o aluno seja capaz de: -Entender como se resolve problemas relacionados com a sua vivência; | -Expositiva; -Dedução; | -Quadro; -Filmes; -Data Show | -Trabalho em grupo em sala de aula; -Escrita; | 30h |
4 – Utilizar conceitos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas em contextos diversos, avaliando ferramentas algébricas como importante recurso naa construção de uma possível solução para a construção e solução de problemas. | 4.1-Estatística e probabilidade; 4.2-Médias 4.3-Moda 4.4-Mediana 4.5-População e amostra 4.6-Frequência 4.7-Histograma | 01-Interpretar informações e aplicar estratégias matemáticas numéricas na solução de problemas em contextos diversos da ciência e tecnologias. | Que o aluno seja capaz de: -Identificar, interpretar e produzir registros de informações sobre fatos ou fenômenos de caráter aleatório; -Analisar o comportamento de variáveis expressos por meio de uma distribuição estatística como importante recurso para a construção de argumentação consistente | -Expositiva; -Dedução; | -Quadro magnético; -Filmes; -Data Show; | -Trabalho em grupo em sala de aula; -Escrita; | 30h |
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco, 14 de Fevereiro de 2012