AVISO ANI
FUNDAMENTAL
terça-feira, 25 de junho de 2013
sexta-feira, 14 de junho de 2013
OS PREPARATIVOS PARA A QUINTA EDIÇÃO DE LEITURA DE MUNDO. ESTÁ A TODO VAPOR. - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL"
Os preparativos para a culminância do Quinto Projeto Leitura de Mundo Segue a todo vapor, os alunos da EJA estão todos entusiasmados
terça-feira, 4 de junho de 2013
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Por esta razão teve início nesta segunda feira dia 03 de junho de 2013, na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, atividades relacionada para a semana do meio ambiente. Aonde todos os alunos da EJA estão voltados para a comemoração da semana do meio AMBIENTE.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ¨TUR PELA AMÉRICA DO SUL¨
Os preparativos se intensificam para a grande culminância do Projeto Leitura de Mundo - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL". Todos os professores da EJA estão na expectativa para a culminância do Projeto que será no dia 20 de Junho de 2013.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
domingo, 26 de maio de 2013
Docentes da Secretária de Estado de Educação do Acre Estarão presente no Encontro Nacional de Educação de Empreendedores em Brasilia.
Começa nesta segunda-feira (27), às 10h, no Centro de Convenções Brasil
21, em Brasília, o Encontro Nacional de Educação Empreendedora. Serão
três dias de discussões com especialistas nacionais e internacionais,
reitores, educadores e empresários, sobre a importância do ensino de
empreendedorismo no Brasil. Estão confirmadas as participações do
vice-presidente da República, Michel Temer, do ministro da Micro e
Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae,
Luiz Barretto.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
MINI PROJETO PARA 5° EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO -"TUR PELA AMÉRICA DO SUL"
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA PEDAGÓGICA DE EJA.
ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO
“TUR PELA AMÉRICA DO SUL”
Professores:
Eticildo e Edson
I – JUSTIFICATIVA
A evasão escolar fica
concretizada quando o aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o
abandono do ambiente escolar. Historicamente, esse tem sido um tema recorrente
nos debates e análises sobre a educação pública no Brasil.
Várias são as causas
e inúmeras têm sido as tentativas de meios para combater esse mal que impede a
melhora do desempenho nacional, estadual e municipal no ranque que avalia o
desempenho escolar, no que diz respeito o quesito “evasão”.
Segundo o Relatório
de Desenvolvimento de 2012, elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas
para o Desenvolvimento), o Brasil é a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100
países.
De acordo com
pesquisa publicada em 2012 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
(Ipea), internamente, os Estados da Região Norte têm os piores índices de
estudantes que abandonam o ensino médio no país. Em todos eles mais de 60% dos
jovens deixam a escola antes de completar esse nível de ensino.
Partindo do
pressuposto de que esse obstáculo que se interpôs à educação em todos níveis só
poderá ser vencido se cada um fizer a sua parte, a Escola Raimundo Gomes de
Oliveira vem ao longo dos últimos anos, envidando esforços no sentido de evitar esse grave problema social, adotando ações pedagógicas que motive o
aluno gostar e permanecer no ambiente da escola.
Nesse sentido, mais
uma versão do Projeto Leitura de Mundo se justifica à medida que, à luz dos
dados da escola, contata-se acentuada melhora nos índices que monitoram a
evasão escolar em todos os turnos.
II – TEMA: ASPECTOS
DA MATEMÁTICA – SURINAME, COLÔMBIA,
URUGUAI e BOLÍVIA.
III – OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Combate à evasão
escolar
IV –OBJETIVOS GERAIS
• Identificar e
apresentar os aspectos da matemática dos países da América do Sul. SURINAME,
COLÔMBIA, URUGUAI e BOLÍVIA.
Tais como:
- Números de
habitantes;
- Números de
analfabetos;
- Números de
hospitais;
- Números de escolas;
- Estatísticas e
porcentuais.
V - CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO:
Período
|
10/05
|
21/05
|
05/6
|
15/06
|
20/6
|
Elaboração do projeto
|
X
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Pesquisa sobre o tema
|
X
|
X
|
X
|
X
|
-
|
Culminância
|
-
|
-
|
-
|
-
|
X
|
VI - AVALIAÇÃO:
• Os alunos serão
avaliados durante a execução do projeto, através debates entre alunos x alunos;
professor x alunos (perguntas e repostas).
VII - PRODUTO FINAL:
• Culminância
Exposição através de
Maquetes.
Cartazes
VIII – MATERIAL
. EVA (verde, azul,
vermelho,amarelo e branco)
. Cola térmica com
pistola
. Pincéis coloridos
. Tinta Guache
. Isopor p/ fazer
maquete
. Papel kraft
. TNT (verde, azul,
vermelho, amarelo e branco)
Colaboração Professor: Rui Santana
Marcadores:
ORIENTAÇÕES CORRICULARES
quarta-feira, 22 de maio de 2013
V - EDIÇÃO DO PROJETO: LEITURA DE MUNDO. TEMA: "TUR PELA AMÉRICA DO SUL"
Começaram os preparativo para a quinta edição do projeto
leitura de mundo na Escola Raimundo Gomes de oliveira, o tema escolhido para
está quinta edição foi realizado atraves de sorteio e o tema contemplado foi: “TUR
PELA AMÉRICA DO SUL”.
A data prevista apara a culminância do Projeto será dia 20 de
junho de 2013.
Os países a serem trabalhos pelos os aluno (as) da EJA são: SURINAME, BOLIVIA, URUGUAI E COLÔMBIA.
O que os alunos da EJA vai desenvolver:
1-
ASPECTOS
HISTRÓRICOS: Carcterização dos países; Tribos
indigenas e Formação histórica dos países.
2-
ASPECTOS
GEOGRÁFICOS: Localização dos países; Hidrogafia; Princiapis via de acesso; CÁima
e vegetação; Áreas de reservas e Produção econômica.
3-
ASPECTOS DA MATEMÁTICA: Número de
habitantes; Número de analfabetos; Numero de hospitais e Escolas.
4-
ASPECTOS
DA CIÊNCIAS/BIOLOGIA: Meio ambiente; Saneamento básico; Alimentação e nutrição.
5- ASPECTOS
LIGADOS À DISCIPLINA DE PORTUGUÊS: Escritores; poetas; produção literária e
Influência da lingua indiginas nos países.
6-
ASPECTOS
ARTISTICOS: Festivais; Mitos, Lendas e Artesanato.
7-
ASPECTOS
LIGADO A EDUCAÇÃO FÍSICA: Danças tipicas de cada país; Andança indigena.
8-
ASPECTOS
RELIGIOSOS: Festas religiosas de cada país.
Todos os
professores da EJA, já deram o ponta pé
inicial para a realização do projeto.
Professor Eticildo
Assinar:
Postagens (Atom)