AVISO ANI
FUNDAMENTAL
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
sábado, 23 de novembro de 2013
FEIRA DO EMPREEDEDOR - EMPREENDEJA
Acontece hoje na Gameleira a primeira EXPOEJA. Os alunos (a) da EJA II Módulo II da Escola Raimundo Gomes Oliveira. Estarão expondo suas iguaria.
A partir das 18 horas.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
5º EDIÇÃO DO PROJETO EXPORTALENTO.
Aconteceu ontem no pátio da Escola Raimundo Gomes de Oliveira. A abertura da 5º Edição do EXPORTALENTO.
Assista a apresentação do Vídeo.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
PALESTRA NA FAAO - EMPREENDEDORISMO.
Os alunos da EJA II Modulo II da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, estarão participando amanha dia 19 de Novembro de 2013 as 19:00 horas. Nas dependência do auditório da FAAO.
TEMA: EMPREENDEDORISMO.
Palestra proferida pela a Secretaria de Estado de Educação e o SEBRAE - AC.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
V - EDIÇÃO DO EXPORTALENTO - DEFINIDA A DATA. 07/12/2013.
A V- EDIÇÃO DO EXPORTALENTO JÁ TEM DATA DEFINIDA.
07 DE DEZEMBRO DE 2013.
VIDEO DE ABERTURA DO PROJETO.
BREVE.
07 DE DEZEMBRO DE 2013.
VIDEO DE ABERTURA DO PROJETO.
BREVE.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
SUCESSO TOTAL A COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA TURNO DA NOITE DA EJA.
A Escola Raimundo Gomes de
Oliveira, mesmo tardiamente comemorou o dia da criança para a turma da EJA do período
noturno, onde foram distribuídos brindes para os participando.
O sucesso foi total.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
COMEÇARAM OS PREPARATIVOS PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO EXPORTALENTO.
A Escola Raimundo Gomes de Oliveira, começa os preparativos
para mais uma Edição do Exportalento. Evento este que mobiliza os três turnos
da escola, é interagem com toda a comunidade escolar.
O público esperado para o vento neste ano de 2013. Será aproximadamente de duas
mil e quinhentas pessoas.
Fotos de edições anteriores.
Fotos: Gabriel.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
PRÁTICAS DE LETRAMENTO R. G. O 2013 - PROFESSORA: VERA
A
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA, INSTITUIU EM
SUA ROTINA PEDAGÓGICA DE 2013, NO 1º TURNO; O CONCURSO INTERDISCIPLINAR DE
REDAÇÃO.
INICIALMENTE,
O FOCO PARA ESCOLHA DOS TEMAS, FOI AS PRINCIPAIS DATAS COMEMORATIVAS.
O
CONCURSO É CONSTRUÍDO EM EDIÇÕES PERMANENTES, DE ACORDO COM A DINÂMICA DOS
TEMAS E ATIVIDADES GERAIS DA ESCOLA.
EM
CADA EDIÇÃO, TRABALHA-SE UM TEMA DIFERENTE, DENTRO DA PERSPECTIVA DE VÁRIOS
GÊNEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA SOCIEDADE; AS PRODUÇÕES SÃO REALIZADAS EM
SALADE AULA.
DE
ACORDO COM OS TEMAS, ELEGE- SE QUAIS PROFESSORES CONDUZIRÃO A EDIÇÃO.
NO ENTANTO, TODOS DEVEM TRABALHAR COM A
PARCERIA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA, APÓS A SELEÇÃO DAS 3
MELHORES PRODUÇÕES DE CADA TURMA, E, APÓS SEREM PREMIADOS PELA GESTÃO, OS PROFESSORES
DE LÍNGUA PORTUGUESA, REALIZAREM AS DEVIDAS REVISÕES, CORREÇÕES E REESCRITURAS
EM SALA DE AULA.
O PRODUTO FINAL
DESTE TRABALHO É A EXPOSIÇÃO DE UM GRANDE MEMORIAL INTERDICIPLINAR DOS
PRODUTORES DE TEXTOS DA ESCOLA NO ANO DE 2013, BEM COMO AS CONSIDERAÇÕES DE
TODOS OS PROFESSORES DE TODAS AS DISCIPLINAS QUE CONTRIBUÍRAM COM A REALIZAÇÃO
DESE SONHO.
DESTA
FORMA, PROPOR ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA
DE FORMA SIGNIFICATIVA, REAL, É UMA DE NOSSAS OBRIGAÇÕES, ENQUANTO EDUCADORES
COMPROMETIDOS COM O SABER INTEGRAL, CRÍTICO, CAPAZ DE CONDUZIR NOSSOS ALUNOS AO
EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA.
O TEMA DA 6ª EDIÇÃO QUE É A QUE
ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA SOB A RESPONSABILIDADE DA PROFESSORA DE ESPANHOL, QUE
TRABALHARÁ AS TRADUÇÕES, A PARTIR DOS GÊNEROS; POEMAS, HOMENAGENS E
DECLARAÇÕES, COM O TEMA: PROFESSOR (A).
PARTICIPEM HOMENAGEANDO NESTE MÊS DE OUTUBRO SEU PROFESSOR PREFERIDO!
Fonte: Professora Vera
Fonte: Professora Vera
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Palestra dos alunos (a) da UNINORTE na semana da Biologia na Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Os alunos (a) da UNINORTE, proferindo palestra para os alunos (a) de EJA II MÓDULO II. Na Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS - SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 EJA II MÓDULO II
GOVERNO DO
ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
ESCOLA DE
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
ENDERECO:
CONJUNTO TUCUMA II, AVENIDA CENTRAL, S/N, BAIRRO – CONJ. TUCUMÃ
MODALIDADE:
EJA DISCIPLINA: CIÊNCIAS SEGMENTO: EJA II
MODULO: II 1º SEM./2013 C/H: 80H/A
PROFESSOR: ETICILDO
LOPES DE OLIVEIRA
PLANO
DE CURSO DE CIÊNCIA
Objetivos
Gerais
|
Objetivos
Específicos
|
Conteúdos
|
• Conhecer a Terra, sua estrutura
física, seus componentes para compreender melhor os fenômenos naturais
relacionando suas causas;
• Conhecer
a relação entre dos diversos componentes da Terra e sua biodiversidade.
• Compreender
a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano como um agente de
transformação.
• Compreender
as várias formas de poluição da água e suas consequências nos ecossistemas.
•
Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções
tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de
materiais e no controle de poluição.
|
• Conhecer
as características físicas e químicas dos planetas que compõem o Sistema
Solar;
•
Estabelece relações entre o planeta Terra e os
demais planetas do Sistema Solar;
• Descrever
os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas em relação ao horizonte,
localizando os pontos cardeais durante o dia e à noite;
• Comparar
as teorias geocêntrica e heliocêntrica em relação aos movimentos dos corpos
celestes, reconhecendo as diferentes concepções de universo e sua importância
histórica;
• Construir
modelos tridimensionais do sistema solar;
• Elaborar
uma concepção de universo através da busca de informações sobre os cometas, planetas, satélites e sistema solar.
|
Terra Um Planeta cheio de vida
- O planeta Terra e sua biodiversidade
- A estrutura da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
- Solo, água e ar: elementos que caracterizam a vida na
Terra.
- Propriedades do ar.
- Água: ocorrências e tipos.
- Ciclo da água na natureza.
- Composição e propriedades da água.
-Água e os seres vivos: água no corpo, ganho e perda da
água (transpiração e desidratação).
- Energia produzida pela água.
- Poluição e contaminação das águas.
- Doenças transmitidas pela água.
- Rochas e minerais.
- O solo (degradação e poluição)
|
• Conhecer as bases de um
desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n
agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de
poluição.
|
• Desenvolver
hábitos de higiene, evitando assim a
contaminação e proliferação de doenças.
• Distinguir
hábitos para manutenção e melhoria da saúde – alimentação e conservação dos
alimentos, repouso e lazer ( esportes e atividades culturais) adequados daqueles que prejudicam o
indivíduo.
• Conhecer
anatomicamente o sistema digestório, identificando os órgãos que os compõem e
a função exercida por cada um deles.
|
Alimentação como fonte de matéria e energia.
- Conservação de diferentes tipos de alimentos, local de
fabricação.
- Anatomia e fisiologia do sistema digestivo.
|
• Compreender algumas das polêmicas
que envolvem a origem dos seres vivos, relacionando-as ao contexto histórico
em que ocorrem e reconhecendo sua importância para o avanço do conhecimento
científico;
• Reconhecer
que a classificação biológica organiza a diversidade dos seres vivos e
facilita seu estudo, além de mostrar as possíveis relações de parentesco
evolutivo entre diferentes grupos de organismos;
|
• Fazer representações através de
desenhos ou esquemas, experimentos laboratoriais simples, usando restos de
comida e instrumentos práticos;
• Comparar
os modos com que diferentes seres vivos no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação,
sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em
que vivem;
• Avaliar
a importância da inter-relação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
• Aplicar
corretamente o sistema de nomenclatura
binominal e enumeração das categorias taxonômicas.
|
. Seres Vivos
- Investigação científica.
- Origem dos seres vivos
-Classificação dos
seres vivos: taxonomia e sistemática.
|
• Valorizar os conhecimentos
científicos e técnicos sobre vírus e bactérias, de modo a reconhecer que,
embora muitos desses sejam causadores de doenças, outros são importantes na
reciclagem de elementos químicos na natureza;
• Compreender
a organização sistemática dos seres vivos.
• Compreender
e identificar estruturas celulares características dos vegetais, importantes
na classificação e agrupamento nos filos.
|
• Conhecer que os vírus e as bactérias,
apesar de serem causadores de doenças apresentam grande importância nos avanços da ciência médica;
• Caracterizar
e exemplificar os grandes grupos de organismos ( vírus e os reinos monera,
protista, fungi, plantae e animália);
• Sistematizar
o grupo dos reinos de modo a reconhecer padrões de semelhança e de diferença
entre os seres com os quais convivemos;
• Conhecer
as semelhanças e diferença entre os grandes grupos de plantas, o que permite
refletir sobre as relações de parentesco evolutivo entre esses importantes
componentes do mundo vivo;
• Entender
que as plantas são as maiores responsáveis pela distribuição de oxigênio na
atmosfera;
• Analisar
os processos de absorção, condução de água e sais minerais, nutrição,
sustentação e reprodução das briófitas, pteridófitas, gminospermas e
angiospermas.
|
Reino dos Seres Vivos
- Vírus: estruturas vivas, infecções, doenças e vacinas.
- Reino Monera: bactérias e cianofíceas.
- Reino Protista:
protozoários.
- Reino Fungi: fungos
- Reino Plantae: algas pluricelulares, briófitas,
pteridófitas, gminospermas e angiospermas.
- Reino Animália: poríferos, celenterados, platelmintos,
nematelmintos e anelídeos.
- Reino Animália i invertebrados: moluscos, artrópodes,
equinodermos.
Reino Animália - vertebrados: aves, peixes,
mamíferos, répteis e anfíbios.
|
3. Metodologia de Ensino
A dimensão metodológica
visa fazer com que o aluno (as), através de procedimentos didáticos simples,
desperte o interesse e aprenda Ciência. Nesse processo, o professor terá função
mediadora, orientadora e problematizadora na construção do conhecimento formal,
valorizando a bagagem cultural e a experiência acumulada dos alunos. Para
tanto, será usado o método expositivo e dialogada com os aluno (as) onde estudaremos
textos pré-selecionado onde contemple o assunto da matéria abordado no estudo
dirigido de ciências, para facilitar o
entendimento dos alunos dos conteúdos estudados.
3.1.
Recursos Didáticos
Utilizaremos os recursos didáticos
oferecidos pela escola, tais como: Quadro Branco, pincel, Exposição de Vídeos,
Projetor Multimídia, Computador, Uso de materiais simples do cotidiano dos
alunos.
4. Avaliação da Aprendizagem
A avaliação no
ensino de Ciência será contínua, englobando as modalidades de avaliação
diagnóstica, formativa e somativas, além da adoção dos critérios objetivo do
processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se para tanto de alguns
instrumentos e técnicas para melhor avaliar os aspectos do conhecimento:
exercícios, observação, atividades de pesquisa, provas, trabalhos individuais
ou coletivos, leituras de textos, debates, experiências, e outras formas que
melhor retrata a vida e as condições de aprendizagem dos alunos.
5. Referências
1.
ACRE, Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares Para o Ensino Ensino
Fundamental (Caderno 1 Ciência) Rio
Branco, 2010. Disponível em: www.see.ac.gov.br
2.
ACRE, Secretaria de estado de Educação. Referenciais Curriculares de EJA:
segmentos I, II e III. Rio Branco: SEE, 2008.
3.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental
– (Parte II – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Disponível
em portal .mec.gov. BR.
4.
Ciências do Ensino Fundamental 2º Segmento – Editora Ática (Etapa Única) Wilson
Roberto Paulino/Carlos Barros - 1ª Edição, ... [et al.]. – São Paulo: FTD,
1999.
Professor
Eticildo Lopes de Oliveira
Rio Branco, 27/08/2013
Assinar:
Postagens (Atom)