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FUNDAMENTAL

EJA 2023

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CONVITE

A Escola Raimundo Gomes de Oliveira, Convida todos os moradores do Bairro: Tucumã; Mocinha Magalhães; Rui Lino e adjacências para participar amanha Dia 08 de Agosto de 2013 a partir das 17 horas no pátio da escola a V Edição do Projeto Leitura de Mundo "TUR PELA AMERICA DO SUL."
Onde você terá a oportunidade de conhecer América do sul   através de seus folclores e encantos. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013

COMUNICADO

Em reunião terminada agora a pouco.  A Escola Raimundo Gomes de Oliveira reiniciará suas atividade na próxima Segunda Feira Dia  22 de Julho de 2013.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Plano de Curso Matemática Ensino Fundamental da 5º a 8º Série da EJA II Módulo II.


PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º  A  8º SÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             
Disciplina:  Matemática                                           Turma: EJA.EF II                      Ensino Fundamental               de 5º  A                                                                                                                               Sala  02
CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
  1. Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  1. Bases e sistemas de numeração
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.
 
  1. Utilizando diferentes técnicas para a resolução de problemas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  1. Histórias dos Números.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos  
 
 
 
  1. Resolução de problemas usando as operações fundamentais
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.

 

Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Construir significado e ampliar o já existente para os números naturais, inteiros e racionais.
 
 
 
Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números, inteiros e racionais.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a construção de argumentação.  
 
 
 
Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria na Realidade.
 
 
 
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
 
 
Identificar, interpretar e representar os números naturais  inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.
 
 
 A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das práticas de ensino.
 
 
Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
A avaliação será de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.
 
 
Carga Horária
 
 
180 Horas
 Professor: Eticildo Lopes de  Oliveira                                            Rio Branco –Ac. 04  de março  de 2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

OS PREPARATIVOS PARA A QUINTA EDIÇÃO DE LEITURA DE MUNDO. ESTÁ A TODO VAPOR. - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL"

Os preparativos para a culminância do Quinto  Projeto Leitura de Mundo Segue a todo  vapor,  os  alunos da EJA  estão todos entusiasmados






terça-feira, 4 de junho de 2013

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.

5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Por esta razão teve início nesta segunda feira dia 03 de junho de 2013, na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, atividades relacionada para a semana do meio ambiente.  Aonde todos os alunos da EJA estão voltados para a comemoração da semana do meio AMBIENTE.
 
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

5º EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ¨TUR PELA AMÉRICA DO SUL¨

Os preparativos se intensificam para a grande culminância do Projeto Leitura de Mundo - "TUR PELA AMÉRICA DO SUL". Todos os professores da EJA estão  na expectativa para a culminância do Projeto  que será no dia 20 de Junho de 2013. 

domingo, 26 de maio de 2013

Docentes da Secretária de Estado de Educação do Acre Estarão presente no Encontro Nacional de Educação de Empreendedores em Brasilia.


Começa nesta segunda-feira (27), às 10h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, o Encontro Nacional de Educação Empreendedora. Serão três dias de discussões com especialistas nacionais e internacionais, reitores, educadores e empresários, sobre a importância do ensino de empreendedorismo no Brasil. Estão confirmadas as participações do vice-presidente da República, Michel Temer, do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e do presidente do Sebrae, Luiz Barretto. 

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19