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FUNDAMENTAL

EJA 2023

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PLANO DE CURSO MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II

PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º  A  8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                            
Disciplina:  Matemática                                                Turma: EJA.EF II                       Ensino Fundamental              de 5º  A  8º                                                    Sala  02
CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
  1. Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.









  1. Bases e sistemas de numeração
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.

  1. Utilizando diferentes técnicas para a resolução de problemas.















  1. Histórias dos Números.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos  



  1. Resolução de problemas usando as operações fundamentais
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.

 

Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,


























Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.













Construir significado e ampliar o já existente para os números naturais, inteiros e racionais.



Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números, inteiros e racionais.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a construção de argumentação.  



Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria na Realidade.



Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.


Identificar, interpretar e representar os números naturais  inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.


 A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das práticas de ensino.


Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
A avaliação será de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.


Carga Horária


180 Horas

 Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                                 Rio Branco –Ac. 28  de  Fevereiro  de 2014 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS DA EJA II MÓDULO II

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO E ESPORTES
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
ENDERCO: CONJUNTO TUCUMA II, AVENIDA CENTRAL, S/N, BAIRRO – CONJ. TUCUMÃ
MODALIDADE: EJA      DISCIPLINA: CIÊNCIAS    SEGMENTO: EJA II  
MODULO: II      1º SEM./2012 C/H: 80H/A
PROFESSOR: ETICILDO LOPES DE OLIVEIRA

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIA  EJA II  MÓDULO II

Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
             Conhecer a Terra, sua estrutura física, seus componentes para compreender melhor os fenômenos naturais relacionando suas causas;
•             Conhecer a relação entre dos diversos componentes da Terra e sua biodiversidade.

•             Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano como um agente de transformação.
•             Compreender as várias formas de poluição da água e suas consequências nos ecossistemas.
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.

               
•           Conhecer as características físicas e químicas dos planetas que compõem o Sistema Solar;
                 Estabelece   relações entre o planeta Terra e os demais planetas do Sistema Solar;
•           Descrever os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas em relação ao horizonte, localizando os pontos cardeais durante o dia e à noite;
•           Comparar as teorias geocêntrica e heliocêntrica em relação aos movimentos dos corpos celestes, reconhecendo as diferentes concepções de universo e sua importância histórica;
•           Construir modelos tridimensionais do sistema solar;
•           Elaborar uma concepção de universo através da busca de informações sobre os cometas, planetas, satélites e sistema solar.
Terra Um Planeta cheio de vida
- O planeta Terra e sua biodiversidade
- A estrutura da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
- Solo, água e ar: elementos que caracterizam a vida na Terra.
- Propriedades do ar.
- Água: ocorrências e tipos.
- Ciclo da água na natureza.
- Composição e propriedades da água.
-Água e os seres vivos: água no corpo, ganho e perda da água (transpiração e desidratação).
- Energia produzida pela água.
- Poluição e contaminação das águas.
- Doenças transmitidas pela água.
- Rochas e minerais.
- O solo (degradação e poluição)
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.
•             Desenvolver hábitos de higiene, evitando assim  a contaminação e proliferação de doenças.
•             Distinguir hábitos para manutenção e melhoria da saúde – alimentação e conservação dos alimentos, repouso e lazer ( esportes e atividades culturais)  adequados daqueles que prejudicam o indivíduo.
•             Conhecer anatomicamente o sistema digestório, identificando os órgãos que os compõem e a função exercida por cada um deles.
Alimentação como fonte de matéria e energia.
- Conservação de diferentes tipos de alimentos, local de fabricação.
- Anatomia e fisiologia do sistema digestivo.

             Compreender algumas das polêmicas que envolvem a origem dos seres vivos, relacionando-as ao contexto histórico em que ocorrem e reconhecendo sua importância para o avanço do conhecimento científico;
•             Reconhecer que a classificação biológica organiza a diversidade dos seres vivos e facilita seu estudo, além de mostrar as possíveis relações de parentesco evolutivo entre diferentes grupos de organismos;
             Fazer representações através de desenhos ou esquemas, experimentos laboratoriais simples, usando restos de comida e instrumentos práticos;
•             Comparar os modos com que diferentes seres vivos no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;
•             Avaliar a importância da inter-relação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
•             Aplicar corretamente o sistema de nomenclatura binominal e enumeração das categorias taxonômicas.
. Seres Vivos

- Investigação científica.
- Origem dos seres vivos
 -Classificação dos seres vivos: taxonomia e sistemática.
             Valorizar os conhecimentos científicos e técnicos sobre vírus e bactérias, de modo a reconhecer que, embora muitos desses sejam causadores de doenças, outros são importantes na reciclagem de elementos químicos na natureza;
•             Compreender a organização sistemática dos seres vivos.
•             Compreender e identificar estruturas celulares características dos vegetais, importantes na classificação e agrupamento nos filos.
•             Conhecer que os vírus e as bactérias, apesar de serem causadores de doenças apresentam grande importância nos avanços da ciência médica;
•             Caracterizar e exemplificar os grandes grupos de organismos (vírus e os reinos monera, protista, fungi, planta e animália);
•             Sistematizar o grupo dos reinos de modo a reconhecer padrões de semelhança e de diferença entre os seres com os quais convivemos;
•             Conhecer as semelhanças e diferença entre os grandes grupos de plantas, o que permite refletir sobre as relações de parentesco evolutivo entre esses importantes componentes do mundo vivo;
•             Entender que as plantas são as maiores responsáveis pela distribuição de oxigênio na atmosfera;
•             Analisar os processos de absorção, condução de água e sais minerais, nutrição, sustentação e reprodução das briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
Reino dos Seres Vivos

- Vírus: estruturas vivas, infecções, doenças e vacinas.
- Reino Monera: bactérias e cianofíceas.
 - Reino Protista: protozoários.
- Reino Fungi: fungos
- Reino Plantae: algas pluricelulares, briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
- Reino Animália: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos e anelídeos.
- Reino Animália i invertebrados: moluscos, artrópodes, equinodermos.
Reino Animália - vertebrados: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.



3. Metodologia de Ensino

                               A dimensão metodológica visa fazer com que o aluno (as), através de procedimentos didáticos simples, desperte o interesse e aprenda Ciência. Nesse processo, o professor terá função mediadora, orientadora e problematizadora na construção do conhecimento formal, valorizando a bagagem cultural e a experiência acumulada dos alunos. Para tanto, será usado o método expositivo e dialogada com os aluno (as) onde estudaremos textos pré-selecionado onde contemple o assunto da matéria abordado no estudo dirigido de ciências, para facilitar o entendimento dos alunos dos conteúdos estudados.

3.1. Recursos Didáticos

                              
Utilizaremos os recursos didáticos oferecidos pela escola, tais como: Quadro Branco, pincel, Exposição de Vídeos, Projetor Multimídia, Computador, Uso de materiais simples do cotidiano dos alunos.

                              
4. Avaliação da Aprendizagem
                               A avaliação no ensino de Ciência será contínua, englobando as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somátiva , além da adoção dos critérios objetivo do processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se para tanto de alguns instrumentos e técnicas para melhor avaliar os aspectos do conhecimento: exercícios, observação, atividades de pesquisa, provas, trabalhos individuais ou coletivos, leituras de textos, debates, experiências, e outras formas que melhor retrata a vida e as condições de aprendizagem dos alunos.


5. Referências
1. ACRE, Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares Para o Ensino Ensino Fundamental (Caderno 1 Ciência) Rio Branco, 2010. Disponível em: www.see.ac.gov.br
2. ACRE, Secretaria de estado de Educação. Referenciais Curriculares de EJA: segmentos I, II e III. Rio Branco: SEE, 2008.
3. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – (Parte II – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Disponível em portal.mec.gov. BR.
4. Ciências do Ensino Fundamental 2º Segmento – Editora Ática (Etapa Única) Wilson Roberto Paulino/Carlos Barros - 1ª Edição, ... [et al.]. – São Paulo: FTD, 1999.


Rio Branco,26/02/2014

terça-feira, 1 de abril de 2014

Resultado do Aproveitamento do Primeiro Semeste de 2014 - Disciplina - F.M.T EJA II Mód II


Resultado do Aproveitamento do Primeiro Semeste de 2014 -  F.M.T   EJA II  Mód II
Nº de Ordem Nome do Aluno (a) Total de Faltas 1º Nota 2ºNota 3ºNota 4º Nota Média Final
AP
   
         RP
1 Alexandre Araújo Barreto 3 7,5 8,5 7,5 8,5 8,0 AP
2 Aluizio Leão de Araújo 9 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
3 Antonio Leão de Araújo  9 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
4 Ariston Lima de Souza 3 6,0 6,0 7,0 7,0 6,5 AP
5 Bacilio Aguilario Antequera 0 8,5 9,0 9,5 9,0 9,0 AP
6 Beatriz Souza da Silva - Paga Materia
7 Dulcilene Rocha da Conceição 3 7,0 7,0 7,0 7,0 7,0 AP
8 Francisca Alencar Pereira 6 5,5 6,0 6,0 6,5 6,0 AP
9 Lucas dos Santos Machado 9 5,0 5,0 5,0 5,0 7,5 AP
10 Luciene Souza Costa 3 8,0 8,5 7,5 8,0 8,0 AP
11 Lucimar Souza Costa 3 9,0 8,5 9,0 9,5 9,0 AP
12 Maria Antonia Dantas de Brito - Paga Materia
13 Maria de Souza Costa 3 8,0 7,5 8,5 8,0 8,0 AP
14 Maria Edilene Ribeiro Manos  9 6,5 7,0 7,5 7,0 7,0 AP
15 Rildomar da Silva Barbosa 3 8,5 9,0 8,5 8,0 8,5 AP
16 Terezinha de Jesus F. dos Santos 6 9,0 8,5 9,5 9,0 9,0 AP
17 Valcicley Santos de Souza 6 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
18 Ana Paula Rodrigues 3 5,5 6,5 6,0 6,0 6,0 AP
19                
20                
21                
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
Professor Eticildo Lopes de Oliveira.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Professores da Escola Raimundo Gomes de Oliveira Iniciarão nesta semana. Curso de Aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos na Diversidade.


Conversa Inicial

Sejam Bem Vind@s!

Esta é uma ação que faz  parte do Programa de Apoio a Capacitação de Formação Inicial e Continuada de Professores e Gestores da Educação Básica, organizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e tem a iniciativa do Ministério da Educação através da SECADI.
"A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em complementação ao Ofício Circular Nº 01/2013 / MEC / SEB, SECADI, SETEC, SESu, encaminhado aos reitores das IFES em 1º de Março de 2013, apresenta orientações referentes ao uso dos recursos da Matriz Orçamentária de 2013 (Ação 20 RJ) para a oferta dos cursos de formação continuada, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública fomentados pela SECADI/MEC" (SECADI/MEC, 2014).

1. A Nova Rede Nacional de Formação
"A Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, instituída pela Portaria nº 1.328/2011, tem por finalidade apoiar as ações de formação continuada de profissionais do magistério da educação básica pública, em atendimento às demandas de formação continuada" (BRASIL, 2014).

Teremos importantes momentos para juntos refletirmos sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.
Participe ativamente e juntos vamos construir uma nova aprendizagem neste percurso!
Adelzita Valéria Pacheco de Souza
Profa. Mestranda

quarta-feira, 26 de março de 2014

Curso de Aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos na Diversidade.

Professores da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, estarão participando do Curso de Aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. Curso oferecido pela Secretaria de Educação e ministrada pela  Universidade Federal do Acre.

segunda-feira, 24 de março de 2014

FORMAÇÃO PARA UM MUNDO DO TRABALHO.

A disciplina F.M.T, teve seu encerramento no dia  21 de março, onde foi produzido vários trabalhos tanto em grupo como individual,
breve os resultados.

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19