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FUNDAMENTAL

EJA 2023

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PLANO DE CURSO MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II

PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º  A  8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                            
Disciplina:  Matemática                                                Turma: EJA.EF II                       Ensino Fundamental              de 5º  A  8º                                                    Sala  02
CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
  1. Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.









  1. Bases e sistemas de numeração
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.

  1. Utilizando diferentes técnicas para a resolução de problemas.















  1. Histórias dos Números.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos  



  1. Resolução de problemas usando as operações fundamentais
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.

 

Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,


























Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.













Construir significado e ampliar o já existente para os números naturais, inteiros e racionais.



Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números, inteiros e racionais.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a construção de argumentação.  



Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria na Realidade.



Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.


Identificar, interpretar e representar os números naturais  inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.


 A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das práticas de ensino.


Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
A avaliação será de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.


Carga Horária


180 Horas

 Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                                 Rio Branco –Ac. 28  de  Fevereiro  de 2014 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS DA EJA II MÓDULO II

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO E ESPORTES
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
ENDERCO: CONJUNTO TUCUMA II, AVENIDA CENTRAL, S/N, BAIRRO – CONJ. TUCUMÃ
MODALIDADE: EJA      DISCIPLINA: CIÊNCIAS    SEGMENTO: EJA II  
MODULO: II      1º SEM./2012 C/H: 80H/A
PROFESSOR: ETICILDO LOPES DE OLIVEIRA

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIA  EJA II  MÓDULO II

Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
             Conhecer a Terra, sua estrutura física, seus componentes para compreender melhor os fenômenos naturais relacionando suas causas;
•             Conhecer a relação entre dos diversos componentes da Terra e sua biodiversidade.

•             Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano como um agente de transformação.
•             Compreender as várias formas de poluição da água e suas consequências nos ecossistemas.
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.

               
•           Conhecer as características físicas e químicas dos planetas que compõem o Sistema Solar;
                 Estabelece   relações entre o planeta Terra e os demais planetas do Sistema Solar;
•           Descrever os movimentos do Sol, da Lua e das estrelas em relação ao horizonte, localizando os pontos cardeais durante o dia e à noite;
•           Comparar as teorias geocêntrica e heliocêntrica em relação aos movimentos dos corpos celestes, reconhecendo as diferentes concepções de universo e sua importância histórica;
•           Construir modelos tridimensionais do sistema solar;
•           Elaborar uma concepção de universo através da busca de informações sobre os cometas, planetas, satélites e sistema solar.
Terra Um Planeta cheio de vida
- O planeta Terra e sua biodiversidade
- A estrutura da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
- Solo, água e ar: elementos que caracterizam a vida na Terra.
- Propriedades do ar.
- Água: ocorrências e tipos.
- Ciclo da água na natureza.
- Composição e propriedades da água.
-Água e os seres vivos: água no corpo, ganho e perda da água (transpiração e desidratação).
- Energia produzida pela água.
- Poluição e contaminação das águas.
- Doenças transmitidas pela água.
- Rochas e minerais.
- O solo (degradação e poluição)
•             Conhecer as bases de um desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis n agricultura, no manejo florestal, na reciclagem de materiais e no controle de poluição.
•             Desenvolver hábitos de higiene, evitando assim  a contaminação e proliferação de doenças.
•             Distinguir hábitos para manutenção e melhoria da saúde – alimentação e conservação dos alimentos, repouso e lazer ( esportes e atividades culturais)  adequados daqueles que prejudicam o indivíduo.
•             Conhecer anatomicamente o sistema digestório, identificando os órgãos que os compõem e a função exercida por cada um deles.
Alimentação como fonte de matéria e energia.
- Conservação de diferentes tipos de alimentos, local de fabricação.
- Anatomia e fisiologia do sistema digestivo.

             Compreender algumas das polêmicas que envolvem a origem dos seres vivos, relacionando-as ao contexto histórico em que ocorrem e reconhecendo sua importância para o avanço do conhecimento científico;
•             Reconhecer que a classificação biológica organiza a diversidade dos seres vivos e facilita seu estudo, além de mostrar as possíveis relações de parentesco evolutivo entre diferentes grupos de organismos;
             Fazer representações através de desenhos ou esquemas, experimentos laboratoriais simples, usando restos de comida e instrumentos práticos;
•             Comparar os modos com que diferentes seres vivos no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;
•             Avaliar a importância da inter-relação dos seres vivos para o equilíbrio da natureza;
•             Aplicar corretamente o sistema de nomenclatura binominal e enumeração das categorias taxonômicas.
. Seres Vivos

- Investigação científica.
- Origem dos seres vivos
 -Classificação dos seres vivos: taxonomia e sistemática.
             Valorizar os conhecimentos científicos e técnicos sobre vírus e bactérias, de modo a reconhecer que, embora muitos desses sejam causadores de doenças, outros são importantes na reciclagem de elementos químicos na natureza;
•             Compreender a organização sistemática dos seres vivos.
•             Compreender e identificar estruturas celulares características dos vegetais, importantes na classificação e agrupamento nos filos.
•             Conhecer que os vírus e as bactérias, apesar de serem causadores de doenças apresentam grande importância nos avanços da ciência médica;
•             Caracterizar e exemplificar os grandes grupos de organismos (vírus e os reinos monera, protista, fungi, planta e animália);
•             Sistematizar o grupo dos reinos de modo a reconhecer padrões de semelhança e de diferença entre os seres com os quais convivemos;
•             Conhecer as semelhanças e diferença entre os grandes grupos de plantas, o que permite refletir sobre as relações de parentesco evolutivo entre esses importantes componentes do mundo vivo;
•             Entender que as plantas são as maiores responsáveis pela distribuição de oxigênio na atmosfera;
•             Analisar os processos de absorção, condução de água e sais minerais, nutrição, sustentação e reprodução das briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
Reino dos Seres Vivos

- Vírus: estruturas vivas, infecções, doenças e vacinas.
- Reino Monera: bactérias e cianofíceas.
 - Reino Protista: protozoários.
- Reino Fungi: fungos
- Reino Plantae: algas pluricelulares, briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas.
- Reino Animália: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos e anelídeos.
- Reino Animália i invertebrados: moluscos, artrópodes, equinodermos.
Reino Animália - vertebrados: aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.



3. Metodologia de Ensino

                               A dimensão metodológica visa fazer com que o aluno (as), através de procedimentos didáticos simples, desperte o interesse e aprenda Ciência. Nesse processo, o professor terá função mediadora, orientadora e problematizadora na construção do conhecimento formal, valorizando a bagagem cultural e a experiência acumulada dos alunos. Para tanto, será usado o método expositivo e dialogada com os aluno (as) onde estudaremos textos pré-selecionado onde contemple o assunto da matéria abordado no estudo dirigido de ciências, para facilitar o entendimento dos alunos dos conteúdos estudados.

3.1. Recursos Didáticos

                              
Utilizaremos os recursos didáticos oferecidos pela escola, tais como: Quadro Branco, pincel, Exposição de Vídeos, Projetor Multimídia, Computador, Uso de materiais simples do cotidiano dos alunos.

                              
4. Avaliação da Aprendizagem
                               A avaliação no ensino de Ciência será contínua, englobando as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somátiva , além da adoção dos critérios objetivo do processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se para tanto de alguns instrumentos e técnicas para melhor avaliar os aspectos do conhecimento: exercícios, observação, atividades de pesquisa, provas, trabalhos individuais ou coletivos, leituras de textos, debates, experiências, e outras formas que melhor retrata a vida e as condições de aprendizagem dos alunos.


5. Referências
1. ACRE, Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares Para o Ensino Ensino Fundamental (Caderno 1 Ciência) Rio Branco, 2010. Disponível em: www.see.ac.gov.br
2. ACRE, Secretaria de estado de Educação. Referenciais Curriculares de EJA: segmentos I, II e III. Rio Branco: SEE, 2008.
3. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – (Parte II – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Disponível em portal.mec.gov. BR.
4. Ciências do Ensino Fundamental 2º Segmento – Editora Ática (Etapa Única) Wilson Roberto Paulino/Carlos Barros - 1ª Edição, ... [et al.]. – São Paulo: FTD, 1999.


Rio Branco,26/02/2014

terça-feira, 1 de abril de 2014

Resultado do Aproveitamento do Primeiro Semeste de 2014 - Disciplina - F.M.T EJA II Mód II


Resultado do Aproveitamento do Primeiro Semeste de 2014 -  F.M.T   EJA II  Mód II
Nº de Ordem Nome do Aluno (a) Total de Faltas 1º Nota 2ºNota 3ºNota 4º Nota Média Final
AP
   
         RP
1 Alexandre Araújo Barreto 3 7,5 8,5 7,5 8,5 8,0 AP
2 Aluizio Leão de Araújo 9 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
3 Antonio Leão de Araújo  9 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
4 Ariston Lima de Souza 3 6,0 6,0 7,0 7,0 6,5 AP
5 Bacilio Aguilario Antequera 0 8,5 9,0 9,5 9,0 9,0 AP
6 Beatriz Souza da Silva - Paga Materia
7 Dulcilene Rocha da Conceição 3 7,0 7,0 7,0 7,0 7,0 AP
8 Francisca Alencar Pereira 6 5,5 6,0 6,0 6,5 6,0 AP
9 Lucas dos Santos Machado 9 5,0 5,0 5,0 5,0 7,5 AP
10 Luciene Souza Costa 3 8,0 8,5 7,5 8,0 8,0 AP
11 Lucimar Souza Costa 3 9,0 8,5 9,0 9,5 9,0 AP
12 Maria Antonia Dantas de Brito - Paga Materia
13 Maria de Souza Costa 3 8,0 7,5 8,5 8,0 8,0 AP
14 Maria Edilene Ribeiro Manos  9 6,5 7,0 7,5 7,0 7,0 AP
15 Rildomar da Silva Barbosa 3 8,5 9,0 8,5 8,0 8,5 AP
16 Terezinha de Jesus F. dos Santos 6 9,0 8,5 9,5 9,0 9,0 AP
17 Valcicley Santos de Souza 6 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 AP
18 Ana Paula Rodrigues 3 5,5 6,5 6,0 6,0 6,0 AP
19                
20                
21                
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
Professor Eticildo Lopes de Oliveira.

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19