REFERENCIAL CURRICULAR – MÓDULO
II – EJA ENSINO MÉDIO
(QUÍMICA)
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CAPACIDADE
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CONTEÚDO
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS (SUGESTÕES DE ATIVIDADES)
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
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Relacionar estados físicos dos materiais com seus pontos de fusão
e de ebulição.
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Reconhecer a Química
como construção humana,
relacionando o conhecimento científico ao longo da história com a transformação da
sociedade.
- Interpretar
e compreender a simbologia e a linguagem
própria da Química, estabelecendo co-relação entre
os símbolos com sentido biológico e de
humanização.
- Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas
de conservação, recuperação ou utilização
sustentável da biodiversidade.
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Leitura de conceitos em textos diversos sobre
a evolução da ideia de átomo (gregos) até os modelos atômicos mais recentes e suas possíveis
representações, reconhecendo o átomo
como partícula fundamental para composição
da natureza de uma maneira geral.
Utilização de modelos explicativos das ciências
químicas, físicas e biológicas
para compreender determinados fenômenos.
Distinção entre transformações químicas e físicas e suas
constatações na natureza.
Estudo do método
científico na investigação de fenômenos
químicos.
Relação entre Química, Tecnologia e Sociedade no desenvolvimento e aplicação de processos químicos na história do desenvolvimento humano, como, por exemplo, a extração de metais
de seus minérios e a conservação de alimentos.
Diferenciação e classificação das misturas homogêneas e
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Roda de conversa para abordar os conhecimentos prévios dos alunos sobre átomo, modelo, matéria e energia;
Problematização através de
apresentação de imagens e/ou vídeo curto de diferentes tipos
de materiais e seu respectivo estado físico em que são encontrados na natureza nas condições normais de
temperatura e pressão.
Leitura, discussão e interpretação
de textos sobre a história da ciência, enfocando o papel da química na vida humana
em diferentes épocas e a capacidade humana de transformar o meio.
Construção
de modelos atômicos a partir da utilização de materiais
recicláveis, como tampinhas, bolas de gude, garrafas pet, caixas de fósforo, durepox, etc.
Realização
de pesquisas de campo
para aplicação do método científico na investigação de fenômenos químicos.
Análise de diferentes sistemas para
identificação e reconhecimento de substâncias puras e misturas a partir de algumas propriedades químicas e físicas.
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◦ Observação, registro e análise:
ØØ Da participação dos
alunos durante as rodas
de conversa e demais discussões que visem o aprofundamento ou não do conteúdo abordado para sanar dúvidas.
ØØ Das respostas dos
alunos às questões referentes a textos
científicos, verificando a relação
com os conteúdos.
ØØ Da resolução de
problemas e atividades que utilizem os conceitos trabalhados ou as aplicações das ideias e procedimentos científicos exemplificados em
sala de aula;
ØØ De relatório de
experimentos realizados, seja no laboratório de ciências, seja
em sala de aula
ou outros;
ØØ Desempenho dos alunos na realização de pesquisas e socialização dos conhecimentos.
ØØ Desempenho e organização em trabalhos de grupos
e/ou individuais.
Provas escritas que permitam
diagnosticar se os alunos:
ØØ Conseguem explicar a evolução do
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heterogêneas de substâncias, a partir das propriedades físicas da matéria.
Compreensão dos processos de separação de misturas.
Identificação dos materiais
utilizados nos métodos de separação.
ØØ Diferenciação de sistemas homogêneos e heterogêneos
nas substâncias do cotidiano.
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Aula prática de laboratório para fixação dos conceitos de transformação química, sistemas
homogêneos e heterogêneos e separação de misturas utilizando materiais caseiros (pedregulhos, areia, açúcar, água, sal, óleo,
etc.).
Análise de diferentes materiais do
cotidiano para estudo
de algumas propriedades específicas como, estado físico, cor, odor, brilho, textura, tenacidade e densidade
(madeira, perfumes, plástico, ferro, aço, alimentos diversos, tecidos, lixas, etc.
Apresentação de seminários pelos alunos para explicação dos modelos
atômicos, processos de separação
de misturas, estado
físico da matéria, sistemas homogêneos e heterogêneos.
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conceito de átomo;
ØØ Diferenciam transformações químicas de físicas, em análises de fenômenos naturais como chuva e fogo;
ØØ Diferenciam
e identificam os conceitos de sistemas
homogêneos e heterogêneos, sabem exemplificar tendo
como referência as substâncias
encontradas em seu
cotidiano;
ØØ Desempenho na apresentação de seminários e construção de modelos e maquetes.
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Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto
discursivo, gráficos, tabelas,
relações matemáticas ou
linguagem simbólica.
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Utilizar códigos
e nomenclatura da química para caracterizar
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Leitura e manuseio da Tabela periódica dos elementos para fixação da representação dos elementos químicos por
símbolos químicos de acordo
com a IUPAC.
Configuração e distribuição eletrônica em níveis e subníveis de energia segundo o Diagrama de Pauling.
Identificação da alteração do estado físico dos materiais de acordo com seu estado físico
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Apresentação da estrutura da Tabela Periódica dos Elementos
utilizando cartazes, vídeos, jogos e resolução de atividades para fixação dos conceitos de elemento químico, símbolos, classificação e localização dos elementos na Tabela, íons, isótopos e isoeletrônicos.
Construção
do Diagrama de Pauling
em cartaz (em autorrelevo), utilizando materiais concretos como
barbante, EVA, velcro,
alfinetes, isopor, entre
outros, para
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Lista de exercícios em grupos (desafios para
promover trocas de ideias) e individuais.
Observação,
registro e análise
de como os alunos
manuseiam a tabela periódica
Provas escritas e outras estratégias de avaliação que
permitam diagnosticar se os alunos:
ØØ Saber montar fórmulas de compostos inorgânicos com o auxílio de tabelas de cátions e ânion;
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materiais,
substâncias ou
transformações químicas.
- Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas
ou procedimentos tecnológicos às
finalidades a que
se destinam.
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nas condições normais de temperatura e pressão.
Identificação da posição de um elemento químico
na tabela periódica através
de seu número atômico.
Compreensão
de que os elementos químicos estão
agrupados na tabela periódica
de modo que se possa
prever como algumas de suas
propriedades variam nos grupos e períodos.
Orientação e análise do tipo de ligação formada a partir
da distribuição eletrônica por meio
da camada de valência dos átomos.
Identificação dos reagentes e produtos a partir
de uma equação química, assim como seus coeficientes e índices.
Distinção
de fórmulas químicas (Lewis, estrutural e molecular) das substâncias ou compostos químicos.
Estudo de propriedades, desenvolvimento de fórmulas e nomenclatura de compostos inorgânicos: ácidos, bases, sais
e óxidos.
Diferenciação de ácidos e bases
através de indicadores ácido- base
e pH.
Estudo da relação
entre a
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compreensão da configuração
eletrônica, utilizando como exemplos alguns elementos da tabela.
Resolução de atividades relacionando distribuição eletrônica e tabela periódica
Montagem de fórmulas (eletrônica, estrutural, molecular) a partir das propriedades dos elementos
químicos envolvidos.
Elaboração e análise de quadro
comparativo entre compostos iônicos e moleculares, pelas
suas propriedades químicas e físicas
(como condutividade elétrica e solubilidade em
água), e estudo aplicativo em laboratório.
Apresentação de seminários para promover discussão interdisciplinar sobre os compostos químicos presentes em nosso cotidiano, na crosta terrestre (geografia), nos organismos (biologia) e nas atividades econômicas, como a importância dos macronutrientes
(fertilizantes NPK) na agricultura.
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ØØ Conhecer a função dos indicadores ácido-base;
ØØ Explicar a importância da análise de pH para diferenciar ácidos e bases;
ØØ Analisar algumas propriedades de ácidos, bases, sais e óxidos
para diferenciá-los;
ØØ Conseguir elaborar explicações para a formação da chuva ácida.
ØØ Conhecem o significado de grandezas como número
atômico e número de massa e sabem
relacionar com o número
de prótons, nêutrons e elétrons;
ØØ Conseguem fazer a distribuição
eletrônica utilizando o diagrama de Pauling, identificando a camada
de valência e localizando o período e a família dos elementos
representativos na tabela periódica;
ØØ Avaliação
da participação nas diferentes atividades.
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emissão de poluentes gasosos (óxidos) no processo de combustão e a formação de chuva ácida, e suas
consequências.
Preocupação com a prevenção de acidentes na
manipulação de ácidos e bases
e conhecimento
sobre providências a serem
tomadas
em caso de acidentes.
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- Representar as transformações químicas
observadas em compostos inorgânicos no nosso cotidiano, dando ênfase às observações e registros.
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Compreensão
de processos químicos relevantes em nosso cotidiano tais como tratamento de água por
floculação e produção de pigmento
fotográfico (foto em preto e branco).
Identificação de reações químicas representadas corretamente,
através das linguagens simbólicas.
Aula prática
para observação de reação química através da descrição de um experimento
pela mudança de cor, formação de precipitado, liberação de calor ou gás.
Introdução do conceito de mol e suas
aplicações em cálculos
quantitativos envolvendo massa e
volume.
Aplicação de estequiometria em reações químicas para
cálculos de massas e volumes com base no conhecimento de mol.
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Abordar situações-problema descrevendo as transformações
químicas, as quais devem ser representadas através
de equações químicas balanceadas, a partir da compreensão do mecanismo da reação.
Aulas práticas para
realização de experimentos que envolvam
reações químicas com compostos
inorgânicos e, posterior representação através
de equação química.
Levantamento e discussão de atividades do dia-a-dia em que as medidas de quantidade de massa e volume sejam fundamentais.
Estudo integrado com a área de
matemática, com aplicação de conhecimentos de potência e conceitos de proporcionalidade, para resolução de problemas com mol e cálculos estequiométricos.
Visita a um lixão ou outros
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Participação dos alunos
durante as discussões;
Resolução de exercícios das provas do ENEM,
em grupos e individuais, como processo para
entender os mecanismos de representação de reações químicas.
Produção de relatórios sobre as
atividades desenvolvidas em aulas práticas.
Provas escritas e outras estratégias de avaliação que permitam diagnosticar se os alunos:
ØØ Conseguem montar e
nomear uma reação química
e os produtos da reação;
ØØ Conseguem aplicar o
conceito de mol para
calcular massas e volumes utilizando o conceito de proporcionalidade;
ØØ Equacionam reações químicas com base no conhecimento de mecanismos de reação
de simples
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Análise de fenômenos envolvendo gases
em nosso cotidiano no
que se refere a transformações gasosas
(Equação
Geral dos Gases) e relações de
massa e volume (equação de Clapeyron).
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ambientes em que se destina o lixo, para verificação do desperdício de diversos materiais que poderiam ser destinados a reciclagem, ou a
outros estabelecimentos onde pode
ser aplicado conceitos de proporcionalidade.
Discussão sobre os gases formados a partir da decomposição do lixo, formação
do chorume que se infiltra e contamina o solo.
Estudo dos poluentes atmosféricos, sua formação e efeitos na saúde e meio
ambiente, com ênfase
na formação da chuva
ácida.
Discussões com a área
de geografia para estudar
os fenômenos atmosféricos
relacionados a ventos,
ciclos de água e clima.
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e dupla troca;
ØØ Estimam massas e volumes
envolvidos em reações químicas;
ØØ Aplicam equações de
gases relacionando pressão, volume,
temperatura e mol.
Relatório de aula
de campo e visitas
realizadas para observação.
Problemas baseados em situações práticas envolvendo relações de
volume, temperatura, pressão
e massa.
Síntese das discussões sobre
clima relacionado à transformação de gases.
Elaboração
de mapas conceituais que explicam a formação de poluentes atmosféricos.
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