AVISO ANI

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FUNDAMENTAL

EJA 2023

segunda-feira, 21 de março de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TODOS OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DA LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA



            A Coordenação de Ensino Fundamental II convida os professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências para participarem da formação continuada que acontecerá conforme calendário abaixo:

DATA
HORÁRIO
DISCIPLINA

29/03/2016


7h30min às 11h30 e das 13h30min às 17h30min

Língua Portuguesa

30/03/2016


7h30min às 11h30 e das 13h30min às 17h30min

Matemática

01/04/2016


7h30min às 11h30 e das 13h30min às 17h30min

Ciências

Pedimos que informem aos professores que levem para a formação os seguintes materiais:
PORTUGUÊS: material (cadernos e revistas) da Olimpíada de Língua portuguesa de suas respectivas escolas.
MATEMÁTICA: orientações curriculares, livros didáticos, notebook (ou netbook) pessoal.
Ciências: orientações curriculares e plano de curso.
Solicitamos, por gentileza, que TODOS os professores sejam mobilizados a participar, levando em consideração a importância da formação, para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem de todos os alunos.
Segue abaixo a organização dos pólos.
Atenciosamente,
Raíssa Cunha Rocha
Coordenadora de Ensino Fundamental II

 FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
29/03/2016
POLO 1 – LOCAL: PREDINHO – ANEXO DA SEE
(ATRÁS DA ESCOLA HELOÍSA MOURÃO MARQUES)
RAIMUNDO GOMES
ALMADA BRITO
CLÍNIO BRANDÃO
ADALBERTO SENA
MARILDA GOUVEIA
MARIA CHALUB LEITE
BERTA VIEIRA
EDILSON FAÇANHA
SERAFIM SALGADO

POLO 2 – LOCAL: ESCOLA DIOGO FEIJÓ

RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
TANCREDO NEVES
MARINA VICENTE
PE. CARLOS CASAVECCHIA
ELOZIRA
THEODOLINA
LINDAURA
DIOGO FEIJÓ
ÁUREA PIRES
DR. MÁRIO DE OLIVEIRA

POLO 3 – LOCAL: ESCOLA TEREZINHA MIGUÉIS


TEREZINHA MIGUÉIS
JOÃO MARIANO
CARLOS VASCONCELOS
COLÉGIO ACREANO
ZULEIDE PEREIRA
PAULO FREIRE
ANTÔNIA FERNANDES
ROBERTO SANCHES MUBARAC
JOSUÉ FERNANDES
FREI HEITOR
NEUTEL MAIA
DJALMA TELES


FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA
30/03/2016

POLO 1 – LOCAL:
ESCOLA DIOGO FEIJÓ


POLO 2 – LOCAL:
ESCOLA ARMANDO NOGUEIRA
(APÓS FAAO)

DIOGO FEIJÓ
ARMANDO NOGUEIRA
NEUTEL MAIA
LOURIVAL SOMBRA
MARIA CHALUB LEITE
HENRIQUE LIMA
RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
ALCIMAR LEITÃO
SÃO JOSÉ
JOÃO AGUIAR
CERBR
RAIMUNDO GOMES
RODRIGUES LEITE
ADALBERTO SENA
ROBERTO SANCHES MUBARAC
ALMADA BRITO
GLÓRIA PEREZ
CLÍNIO BRANDÃO
COLÉGIO ACREANO
EDILSON FAÇANHA
CLÍCIA GADELHA
JOÃO CALVINO
HUMBERTO SOARES
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO LOURENÇO FILHO
PEDRO MARTINELLO
ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ

PE. CARLOS CASAVECCHIA

DJALMA TELES




POLO 3 – LOCAL:
ESCOLA SEBASTIÃO PEDROSA
(SEGUNDO DISTRITO)


POLO 4 – LOCAL:
ESCOLA JOSÉ RIBAMAR BATISTA (EJORB)
SEBASTIÃO PEDROSA
EJORB
LEÔNCIO DE CARVALHO
ÁUREA PIRES
LOURIVAL SOMBRA
SERAFIM SALGADO
FREI HEITOR
BOA UNIÃO
ANTÔNIA FERNANDES
MARILDA GOUVEIA
PAULO FREIRE
MARINA VICENTE
ZULEIDE PEREIRA
TANCREDO NEVES
JOSUÉ FERNANDES
HELOÍSA MOURÃO MARQUES
CARLOS VASCONCELOS
TEREZINHA MIGUÉIS
JOÃO MARIANO
MÁRIO DE OLIVEIRA
BERTA VIEIRA
LINDAURA MARTINS LEITÃO
RAIMUNDA PARÁ
THEODOLINA FALCÃO MACEDO






FORMAÇÃO DE CIÊNCIAS
01/04/2016

LOCAL DE FORMAÇÃO: ESCOLA DIOGO FEIJÓ


SALA 1


SALA 2

TANCREDO NEVES
MÁRIO DE OLIVEIRA
MARINA VICENTE
COLÉGIO ACREANO
CLÍNIO BRANDÃO
LINDAURA LEITÃO
RAIMUNDO GOMES
ELOZIRA DOS SANTOS THOMÉ
ALMADA BRITO
THEODOLINA FALCÃO MACEDO
ADALBERTO SENA
RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
MARIA CHALUB LEITE
DJALMA TELES
MARILDA GOUVEIA
PE. CARLOS CASAVECCHIA
DIOGO FEIJÓ
JOSUÉ FERNANDES
SERAFIM SALGADO
TEREZINHA MIGUÉIS
NEUTEL MAIA
CARLOS VASCONCELOS
ÁUREA PIRES
ROBERTO SANCHES MUBARAC
EDILSON FAÇANHA
FREI HEITOR
BERTA VIEIRA
PAULO FREIRE
ZULEIDE PEREIRA
ANTÔNIA FERNANDES








domingo, 20 de março de 2016

NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

Não há nenhuma dor que se compare à perda de um ente querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristeza e a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimento.
É com pesar que comunicamos o falecimento do esposo da funcionaria Conceição da Escola Raimundo Gomes de Oliveira do Turno da Noite.
O corpo está sendo velado na Capela São João Batista e o enterro dar-se-á as 11h 30min.


A Equipe Gestora.


terça-feira, 15 de março de 2016

HOJE - AS 18:00 HORAS A ASSEMBLEIA GERAL PARA TRATAR DA FORMAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR .

Convocamos a Comunidade Escolar para Assembleia Geral, que será realizada no dia 15 de março de 2016 (terça feira) às 18:00 horas - hoje, neste estabelecimento de ensino para falar da mudança dos membros do Conselho Escolar, e fazer a inscrição dos novos membros.

Rio Branco-Ac, 14 de março de 2016


Elzanir Pereira da Costa
Gestora

segunda-feira, 14 de março de 2016



CONVOCAÇÃO

Convocamos a Comunidade Escolar para Assembleia Geral, que será realizada no dia 15 de março de 2016 (terça feira) às 18:00 horas, neste estabelecimento de ensino para falar da mudança dos membros do Conselho Escolar, e fazer a inscrição dos novos membros.

Rio Branco-Ac, 14 de março de 2016


Elzanir Pereira da Costa
Gestora



sexta-feira, 11 de março de 2016

AMIGOS DA ESCOLA REFORMANDO O MURO.


Muro da Escola




Sr Francisco Em trabalho voluntário




Professor Cristiano em trabalho voluntário
Sr Francisco e Professor Cristiano



Professor Eticildo e Sr Francisco em trabalho voluntário





Reforma da Frente da Escola















Frente da Escola com novo visual

quinta-feira, 10 de março de 2016

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: EJA II MÓDULO V

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA:  EJA II MÓDULO V
PROFESSOR: ETICILDO LOPES DE OLIVEIRA
ANO LETIVO 2016 - PRIMEIRO SEMESTRE CARGA HORARIA:  120 HORAS AULAS

CAPACIDADE
CONTEUDOS
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
RECURSOS DIDATICOS
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Números e operações

.  Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para ler, escrever, comparar e ordenar números naturais com o uso das regras do sistema de numeração decimal (SND).

.  Formular e resolver situações-problema que envolve diferentes significados das Operações fundamentais utilizando números naturais.

. Desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — identificando e usando regularidades dos fatos fundamentais, propriedades das operações, usando estratégias de antecipação e verificação de resultados.




. Leitura e produção de escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer ordem de grandeza pela compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal (SND).
•          Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados da adição e subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais.
•          Resolução das operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
•          Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da calculadora.
•          Calcular o valor numérico de uma expressão numérica;


.  Atividades que permitam ao aluno reconhecer números naturais nas funções de contagem, de ordem, de medida e de código em situações do cotidiano ou em outras áreas do conhecimento. Números naturais.

Atividades em que o aluno possa comparar ordenar, ler e escrever números naturais de qualquer ordem de grandeza, pelo uso de regras e símbolos que caracterizam o sistema de numeração decimal.
•          Analise, interpretação e resolução de situações-problema que envolvem os diferentes significados da adição e da subtração como de combinação, transformação e comparação, para que os alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
•          Analise, interpretação e resolução de situações-problema que envolve os diferentes significados da multiplicação ou divisão com números naturais de qualquer ordem de grandeza, para que os alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
•          Formulação de situações-problema que podem ser resolvidas por meio de adição ou subtração, multiplicação e divisão utilizando desenhos, calculadoras, etc.

•          Atividades que permitam ao aluno fazer estimativas de resultados adição e subtração, multiplicações e divisões, com números de qualquer ordem de grandeza, em seguida de resolver essas situações, comparar com as estimativas e de validar o resultado com a utilização de uma calculadora.


ü  Atividades de leitura e escrita xerocadas
ü  Livros didáticos
ü  Pesquisas
ü  Data show
ü  Pincel quadro branco
ü  Murais
ü  Computador
ü  TV vídeo




·         Compreende os enunciados: se há palavras desconhecidas, se ele efetivamente os compreendeu e se sabe o que deve buscar.
·         Formula problemas que podem ser resolvidos por adição e subtração, multiplicação e divisão e com quais significados ele usa essas operações;
·         Compara, ordena, lê e escreve um número natural de qualquer ordem de grandeza;
·         Fazer estimativas de resultados de adições e subtrações, multiplicações e divisões com números de qualquer ordem de grandeza, se resolve essas situações, compara com as estimativas e valida o resultado com o uso de uma calculadora;
·         Utiliza propriedades da multiplicação (ou divisão), em especial a propriedade distributiva, com objetivo de facilitar os cálculos;
Desenvolve procedimentos de cálculo relativos às operações envolvendo cálculo mental, escrito, estimativa ou uso de calculadora e de algoritmos convencionais.
.  Compreender o conceito de número inteiro, referente ao conjunto Z.
Identificar números positivos e números negativos e localizá-los na reta numérica.
Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números inteiros.
Resolver situações-problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).


. Reconhecimento e exploração de diferentes significados dos números inteiros positivos e negativos como aqueles que indicam falta, diferença, orientação e deslocamento entre dois pontos em situações contextualizadas.
. Localização de números inteiros na reta numérica.
. Comparação e ordenação de números inteiros (positivos e negativos).

. Situações em que o aluno possa reconhecer e ler um texto que contenha números inteiros positivos e negativos tais como extrato bancário, mudanças de temperatura, elevador, perdas e ganhos em jogos, entre outras.
. Atividades em que o aluno possa localizar um número inteiro na reta numérica e intervalos numéricos.
. Atividades em que o aluno possa comparar, ordenar, ler e escrever números inteiros positivos ou negativos.



•          Representações dos números racionais na forma fracionaria e decimal em situações do cotidiano.
•          Leitura e produção de escrita, comparação e ordenação de números racionais nas suas representações fracionária e decimal.
•          Resolução de situações - problema que envolvam números racionais com significados de parte/todo, quociente, razão.
•          Resolução das operações com números racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
•          Análise, interpretação, formulação, resolução e validação de respostas em situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações dos campos aditivos e multiplicativos, envolvendo números naturais, números inteiros e números racionais.
•          Reconhecimento de que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
•          Situações em que os alunos possam interpretar e representar a localização de um objeto ou pessoa através de desenhos.
•          Situações em que os alunos possam usar coordenadas para localização ou indicação de movimentação de pontos ou pessoas.
Situações que permitam ao aluno analisar plantas, croquis, mapas e identificar a posição de pontos e objetos no espaço analisado e identificar deslocamentos de pontos ou objetos no espaço em relação a si próprio e/ou outros referencias.








Professor Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                       Rio Branco, 04 de março de 2016

Plano de Curso de Ciências: EJA II Módulo V

Plano de Curso de Ciências:  EJA II Módulo V
Professor: Eticildo Lopes de Oliveira
Ano Letivo 2016 - Primeiro Semestre Carga Horaria:  80 Horas aulas

CAPACIDADE
CONTEUDOS
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
RECURSOS DIDATICOS
FORMAS DE AVALIAÇÃO
• Compreender os processos envolvidos no funcionamento das células dos organismos vivos, de modo a refletir sobre os níveis de organização da vida.
•             Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito do outro.
•             Reconhecer funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções ou doenças a eles relacionadas.
•             Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

•             Análise da relação das células eucarióticas e dos procariotas.
•             Leitura e interpretação de textos diversos.

•             Noções sobre o desenvolvimento sexual humano.

•             Caracterização da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
•             Conceito de adolescência e suas variações em diferentes.
•             Descrição das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na ausência de preservativos durante relações sexuais.
•             Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.

•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a Origem da vida.
•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas. 
•             Introdução ao assunto sobre Tecidos, caracterizando sua origem, função, tipos de tecidos e sua importância para o funcionamento do organismo.
•             Levantamento do que os alunos já sabem sobre sexualidade, reprodução humana, mudanças que ocorrem no corpo nesta fase (em forma de conversa ou de questões escritas).
•             Uso de torso humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
•             Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
•             Estudo das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção, utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.


Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
Coleção de Caderno de EJA


A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula e Frequência.
•             Associar problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis consequências da automedicação.
•             Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
•             Valorizar os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos em situações reais.
•             Discussão sobre a importância do autocuidado.                                     
•             Relação das atividades e funções de coordenação e regulação do organismo, considerando o perigo potencial do uso de drogas.
•             Conhecimento da genética na sua vida cotidiana, entendendo assim o porquê das características herdadas passadas de geração a geração;
•             Conhecimento do avanço da ciência no que diz respeito à engenharia genética e manipulação de genes, clonagem e células-tronco;
•             Entende que os genes são responsáveis pelas características herdadas e que se encontram no interior do núcleo das células.
•             Pesquisa sobre as atividades e funções de coordenação e regulação do organismo, considerando o perigo potencial do uso de drogas.
•             Reconhecer função e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções, características, destacando a importância de cada um e doenças a eles relacionadas.
•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
        •    Pesquisas sobre à engenharia genética e manipulação de genes.
  •           Levantar o que os alunos sabem sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz, caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses sobre de que material, ou materiais, cada um ele é feito.


• Relacionar diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva história do conhecimento científico;
•             Estabelecer relações transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico;
•             Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudicais ao equilíbrio da natureza e ao homem.




A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula.
Eticildo Lopes de Oliveira.                                                                                                                                                                                            Rio Branco, 04 de Março 2016.  







                              
REFERÊNCIAS:

1.       SONIA SCHWARTZ - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
2.       AUSENI PERES FRANÇA MILLIONS- Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
3.       EDSON MARUNO - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
4.       KARINA DE OLIVEIRA SCOTTON AGUIAR - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
5.       RICARDO BARBOSA DOS SANTOS - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
6.       GEOVÁ DA CONCEIÇÃO SILVA - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
7.       PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano, volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
8.       REIS, Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São Paulo, FTD 2010.
9.       Acre, Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1 de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.




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