A importância histórica e tecnológica da
agricultura no Brasil e a plantação de milho em larga escala no Acre.
Segmento: EJA II Módulo
II
Disciplina: Ciências
Professor: Eticildo
Lopes de Oliveira
TEMA: A Evolução da Agricultura no Brasil e
o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
a evolução histórica/tecnológica da agricultura no Brasil a implantação da
agricultura Sustentável no Estado do Acre e destacando sua importância para a
economia brasileira.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a
importância e a evolução tecnológica empregada na agricultura do Brasil;
- Conhecer a evolução/passagem
da monocultura para a diversificação da produção;
- analisar os aspectos da produção agroecológica
no baixo acre;
- Conhecer as políticas
públicas para a implementação da agricultura no Estado do Acre através da
plantação de milho.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem a intenção de levar através da pesquisa e análise de textos, o
conhecimento da evolução e a modernização da agricultura brasileira ao longo
dos tempos, compreendendo os avanços tecnológicos e científicos utilizados
nesta atividade como forma de atender a demanda crescente por alimentos. E
conhecer o papel das associações e cooperativas com implementação das políticas
públicas, que visam o crescimento da agricultura através da plantação de milho
em larga escala Estado do Acre.
CONTEÚDOS:
Agricultura
brasileira desde o descobrimento até o final dos anos de 1960;
Agricultura
brasileiras da década de 1960 até os dias atuais;
Introdução
de novos conceitos no meio rural;
Alterações provocadas
no mundo do trabalho no campo, a partir da chegada de novas tecnologias;
A
modernização da Agricultura brasileira;
Plantação
do milho em larga escala no nosso estado.
METODOLOGIA
Aulas
expositivas e dialogadas para construir conceitos de
agropecuária;
Leitura,
interpretação de textos e vídeos visando identificar alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir
da chegada de novas tecnologias e conhecer a diferença entre: agricultura
familiar e agronegócio.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Atividade 1
-
Textos
Evolução da Agricultura no Brasil. (Período entre 1500 a 1960, Ciclo da Cana de
açúcar; período após 1960 até os dias atuais.)
Dividir
a turma em grupo para leitura e analise da sequência da evolução no decorrer do
período;
Pesquisar palavras
desconhecidas;
Intervenções orais a ser
realizada pelo professor aos alunos, para saber qual a compreensão dos mesmos,
em relação ao texto trabalhado.
Produção
coletiva do gráfico dos principais períodos e avanços tecnológicos da agricultura no Brasil;
Atividade
2
-Leitura e debate do
texto/vídeo abaixo:
A
revolução da Agricultura do Acre. (Nos últimos 15 anos, entre 1998 a 2013;
Lavoura do milho no estado).
Atividade
3
Pesquisa sobre o Acre
hoje e seu desenvolvimento sustentável;
Socialização da pesquisa
realizada;
Atividade
4
Leitura e debate de
textos/vídeos relativos à plantação
de milho em larga escala no Estado do Acre.
Dividir a turma em
grupos para elaboração e confecção de cartazes sobre a produção de milho no
Acre.
Atividade
5
Produção do vídeo com os
alunos
Atividade
6
Organização da sala de
vídeo.
PRODUTO FINAL
- Gráfico dos
principais períodos e avanços
tecnológicos da agricultura no Brasil;
- Cartazes da Produção
de Milho no Estado do Acre;
- Produção de vídeo
sobre o tema com a locução dos alunos;
- Sala de vídeo com a
temática;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES REALIZADAS
|
DATAS
|
Apresentação
do projeto
|
17.08.2015
|
Pesquisa e
elaboração do projeto
|
19.08.2015
a
14.10.2015
|
Culminância
do Projeto
|
16.10.2015
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será continuada e
cumulativa, observando a participação individual e em grupos dos alunos nas
atividades de pesquisa, estudo, organização e apresentação do trabalho da
turma.
PROFESSOR: TRAZER O ANEXO DOS TEXTOS!
LISTAGEM DE MATERIAL
02-
Tesouras;
04-
Cartolinas brancas
04-
Cartolinas azuis
02-
Pincéis atômicos pretos
01-
Pincéis atômicos vermelhos
01-Tubo
de Cola Branca
04-
Isopor