PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5º A 8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes
de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
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COMPETÊNCIAS
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HABILIDADES
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Metodologia
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Recursos
Didáticos
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Avaliação
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Tempo previsto
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Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para
compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico,
grego, Maia e Romano.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado.
Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.
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Compreender a matemática como construção humana,
relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio
de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e
procedimentos matemáticos.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais, inteiros e racionais.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais para os números , inteiros e racionais.
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Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos
apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do
tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e
analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da
historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao
longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a
construção de argumentação.
Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a
importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria
na Realidade.
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos
matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para
construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a
resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos
matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar, interpretar e representar os números naturais inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e
racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e
racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na
construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza.
Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente
a problemas da realidade.
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A
disciplina será desenvolvida através de:
-
aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da
disciplina;
-
análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de
experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
-
preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos
de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino
Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
-
seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
-
seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na
preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência
entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir
dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências,
propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares
serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao
longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao
longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e
uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na
disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um
relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das
práticas de ensino.
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Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
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A avaliação será de forma continuada, onde o professor
fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua
participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos
contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta
conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.
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Carga Horária
180 Horas
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Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco –Ac. 16 de Julho de 2012
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