MOV

MENUS

FOTO

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.


Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                         
Disciplina: Química                                                                         Turma: EJA                Ensino de EJA          Módulo IV                                                                         Sala  04

CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Carga horária
Química Orgânica: 
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.











Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.

Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.

Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos. 

Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.










Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.






Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).














Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns com os outros a partir de suas estruturas 
Reconhecer o elemento carbono como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura usual e a recomendada pala IUPAC.

Classificar as cadeias carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.



Distinguir pelas disposições das cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis isômeros de umas dadas substanciais.
Explanar aos alunos sobre objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão, açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático, cítrico, acético, fórmico.
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica
Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação, através de textos de contextualização.



60 Horas

Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                                           Rio Branco 13 de Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário