Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
Professor: Eticildo Lopes de
Oliveira Rio Branco 13 de Julho de 2012
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Carga horária
|
Química Orgânica:
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.
Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.
Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.
Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos.
Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.
|
Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das
diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para
identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.
Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química
relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações
harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).
Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns
com os outros a partir de suas estruturas
|
Reconhecer o elemento carbono
como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre
as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são
inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes
dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura
usual e a recomendada pala IUPAC.
Classificar as cadeias
carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação
de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social
e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e
possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes
orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.
Distinguir pelas disposições das
cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas
molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis
isômeros de umas dadas substanciais.
|
Explanar aos alunos sobre
objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão,
açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e
propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam
em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático,
cítrico, acético, fórmico.
|
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica |
Será feita em forma continuada
de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação,
através de textos de contextualização.
|
60 Horas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário