1-
O Que
é Sequência Didática?
Segundo Zabala (2007, p. 18)
sequências didáticas são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e
articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um
princípio e um fim, conhecido tanto pelos professores como pelos alunos”. O
termo Sequência Didática surgiu no Brasil nos documentos oficiais dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como "projetos" e
"atividades sequenciadas". Também podem ser definidas como “conjunto
de atividades, estratégias e intervenções planejadas etapa por etapa pelo
docente para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado
pelos discentes” (KOBASHIGAWA et al., 2008). A sequência didática deve ser
organizada de acordo com os objetivos que o professor deseja alcançar para a
aprendizagem do aluno, ela envolve atividades de aprendizagem e de avaliação. É
semelhante a um plano de aula, contudo é mais amplo que este por abordar várias
estratégias de ensino e aprendizagem e por ser uma sequência organizada para
vários encontros (ZABALA, 2007). Ao organizar a sequência didática, o professor
pode programar diversas atividades, tais como leitura, pesquisa individual ou
coletiva, aula dialogada, produções textuais, aulas práticas, etc. (MACHADO;
CRISTOVÃO, 2006).
2-
Uso da
Sequência Didática
De acordo com Zabala (2007) o uso da
sequência didática deve promover compreensão e aprendizagem significativa em
todos os níveis de ensino onde podem ser aplicadas. As sequências didáticas
seguem as etapas: levantamento de conhecimentos prévios, apresentação,
contextualização, análise, discussão acerca dos problemas, possíveis soluções e
sistematização.
Ausubel
em sua Teoria da Aprendizagem Significativa, afirma que é a partir de conteúdos
que indivíduos já possuem em sua organização cognitiva interna baseada em
conhecimentos de caráter conceitual, é que aprendizagem pode ocorrer. Estes
conteúdos prévios deverão receber novos conteúdos que, por sua vez, poderão ser
modificados e dar outras significações àquelas pré-existentes. Segundo o autor
“o fator mais importante que influi na aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe. Isto deve ser averiguado e
o ensino deve depender desses dados” (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980).
Comparando a teoria aprendizagem significativa em relação à aprendizagem
memorística, segundo Ausubel há três vantagens. 1. O conhecimento que se
adquire de maneira significativa é retido e lembrado por mais tempo. 2. Aumenta
a capacidade de aprender novos conteúdos de uma maneira mais fácil, ainda que a
informação original tenha sido esquecida. 3. Uma vez esquecida, facilita a
aprendizagem seguinte – a “reaprendizagem” (PELIZZARI et al, 2002).
3- Etapas
da Sequência Didática
De acordo com Guimarães e Giordan, (2011) “uma
sequência didática é formada por certo número de aulas planejadas e analisadas
previamente com a finalidade de observar situações de aprendizagem, envolvendo
os conceitos previstos na pesquisa didática”. Uma sequência didática pode ter
diversas estruturas e formatos diferentes. A estrutura exposta a seguir pode
ser modificada de acordo com as necessidades do conteúdo, da turma e do
professor.
· Tema
da Sequência Didática
·
Objetivo
·
Público Alvo
· Tempo
Estimado
·
Recursos Instrucionais
·
Motivação
·
Desenvolvimento: Aula 1
·
Desenvolvimento: Aula 2
·
Desenvolvimento: Aula 3
·
Avaliação
Referência
AUSUBEL, D.P.;
NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro:
Interamericana. Tradução para português, de Eva Nick et al., da segunda edição
de Educationalpsychology: a cognitiveview, 1980
GUIMARÃES,
Y.A.F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências
didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In:
VIIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Campinas, 2011.
ZABALA, A. A
prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
Contribução Hélio
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