É NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 20 DE AGOSTO DE 2012. - CONCURSO DE POESIA. TEMA: O LUGAR ONDE EU VIVO.
AVISO ANI
FUNDAMENTAL
sábado, 18 de agosto de 2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Os Alunos do 7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestam homenagem a professora: Vera.
Os Alunos do
7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestaram
homenagem a professora Vera.
A professora agradece.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - OUVIDORIA DA EJA 2012
Começou os trabalhos de Ouvidoria com todos os alunados da EJA da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Breve Fotos e Conclusão dos trabalhos.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Morre aos 88 O Professor Raimundo Gomes de Oliveira
Morre aos 88 anos, o professor Raimundo “Louro” Gomes
6 de agosto de 2012 - 7:11:41
O professor Raimundo Gomes de Oliveira, o Raimundo Louro, morreu na noite de sábado, 05, em Rio Branco, aos 88 anos. O corpo do professor foi sepultado no cemitério São João Batista, na tarde deste domingo.
Raimundo Louro ficou conhecido na sociedade do Acre por sua gestão no Colégio Acreano, onde atuou como diretor durante 33 anos.
Ainda neste domingo o governo do estado emitiu nota de pesar pela morte de Raimundo Louro. Na nota além de apresentar uma breve biografia do professor, o governo diz que ele era um “Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo”, diz a nota.
NOTA DE PESAR
O Governo do Estado do Acre, por meio do governador Tião Viana e do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Queiroz de Sant’Ana, se solidariza com familiares e amigos de Raimundo Gomes de Oliveira, conhecido como Raimundo Louro, um dos grandes professores da rede de ensino acreana, que dedicou cerca de 50 anos de sua vida ao ensino e à educação.
O Governo do Estado está de luto oficial de três dias pela morte do educador, natural de Capanema, cidade do Pará. Raimundo nasceu em 24 de maio de 1924, veio para Sena Madureira ainda menino com a família, onde passou boa parte de sua infância. Desde criança, já demonstrava aptidão para os estudos e para a vida escolar.
O professor iniciou sua carreira no ensino na década de 1950, ainda no Governo de Guiomard dos Santos, e se estendeu até o ano de 1999, passando pelas escolas: Lourenço Filho, Escola Técnica de Comércio Acreano, Ginásio Nossa Senhora das Dores, Colégio Acreano, Instituto Divina Providência (em Xapuri, de 1955 a 1958), tornando-se diretor do grupo Escolar João Ribeiro (Tarauacá, entre 1959 e 1963).
Em 1965, assumiu o cargo de vice-diretor do Colégio Acreano, para no ano seguinte, assumir a função de diretor da instituição, função esta que o notabilizou como um dos maiores educadores acreanos. Graças a sua direção, o Colégio Acreano se transformou em uma das principais instituições de ensino do Acre e da Região Norte.
Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
Daniel Queiroz de Sant’Ana
Secretário de Estado de Educação e Esporte
Fonte: AC24 HORAS
quarta-feira, 25 de julho de 2012
sábado, 21 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5º A 8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes
de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
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COMPETÊNCIAS
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HABILIDADES
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Metodologia
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Recursos
Didáticos
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Avaliação
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Tempo previsto
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Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para
compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico,
grego, Maia e Romano.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado.
Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.
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Compreender a matemática como construção humana,
relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio
de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e
procedimentos matemáticos.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais, inteiros e racionais.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais para os números , inteiros e racionais.
|
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos
apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do
tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e
analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da
historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao
longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a
construção de argumentação.
Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a
importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria
na Realidade.
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos
matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para
construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a
resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos
matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar, interpretar e representar os números naturais inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e
racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e
racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na
construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza.
Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente
a problemas da realidade.
|
A
disciplina será desenvolvida através de:
-
aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da
disciplina;
-
análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de
experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
-
preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos
de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino
Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
-
seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
-
seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na
preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência
entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir
dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências,
propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares
serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao
longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao
longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e
uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na
disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um
relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das
práticas de ensino.
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Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
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A avaliação será de forma continuada, onde o professor
fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua
participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos
contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta
conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.
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Carga Horária
180 Horas
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Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco –Ac. 16 de Julho de 2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
Professor: Eticildo Lopes de
Oliveira Rio Branco 13 de Julho de 2012
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
CONTEÚDOS
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COMPETÊNCIAS
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HABILIDADES
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Metodologia
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Recursos
Didáticos
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Avaliação
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Carga horária
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Química Orgânica:
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.
Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.
Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.
Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos.
Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.
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Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das
diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para
identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.
Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química
relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações
harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).
Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns
com os outros a partir de suas estruturas
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Reconhecer o elemento carbono
como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre
as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são
inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes
dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura
usual e a recomendada pala IUPAC.
Classificar as cadeias
carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação
de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social
e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e
possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes
orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.
Distinguir pelas disposições das
cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas
molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis
isômeros de umas dadas substanciais.
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Explanar aos alunos sobre
objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão,
açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e
propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam
em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático,
cítrico, acético, fórmico.
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Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica |
Será feita em forma continuada
de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação,
através de textos de contextualização.
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60 Horas
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quarta-feira, 11 de julho de 2012
Previsão do inicio do segundo semestre de 2012
O inicio do segundo semestre da EJA tem sua previsão para o dia 16 de julho de 2012.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Encerramento da Turma de EJA II Módulo II
A conteceu ontem na Escola Raimundo Gomes de Oliveira o Encerramento do Semestre da Turma da EJA II Módulo II. MATEMÁTICA E CIÊNCIA, professor: Eticildo e Professora: Tamara.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
PREVISÃO DO ENCERRAMENTO DO SEMESTRE NOTURNO DA EJA.
Previsão de Encerramento do primeiro semestre de 2012 será no dia 10 de junho.
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