AVISO ANI
FUNDAMENTAL
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
CALENDÁRIO DE HORÁRIO DA EJA 2016
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
COMUNICADO IMPORTANTE.
A VISO IMPORTANTE
TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA QUE NÃO ASSINOU O VDP ESTÃO CONVOCADOS PARA COMPARECER NA ESCOLA PARA
ASSINAREM.
OBSERVAÇÃO: PROFESSORES E PESSOAL DE APOIO.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
ESTADO DO ACRE DECRETO N.º 4.058, DE 19 DE JANEIRO DE 2016
ESTADO DO ACRE
DECRETO N.º 4.058, DE 19 DE JANEIRO DE 2016
Nomeia os candidatos aprovados em Concurso Público para provimento
de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de Apoio
Administrativo Educacional Nível 2 e de Professor Nível 2 da Secretaria
de Estado de Educação e Esporte – SEE.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe
confere o art. 78, inciso XX, da Constituição Estadual; e
Considerando o resultado final do Concurso Público para provimento de
vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Professor Nível
2 da Secretaria de Estado de Educação e Esporte - SEE, homologado
pelo Edital nº 009, de 16 de janeiro de 2014, publicado no Diário Oficial
do Estado nº 11.224, de 17 de janeiro de 2014;
RESOLVE:
Art. 1º Nomear para o cargo da Secretaria de Estado de Educação e
Esporte – SEE, na classe e padrão inicial da carreira, os candidatos
no cargo e cidades a seguir relacionados: PROFESSOR NÍVEL 2 –
ARTE –MÚSICA – CRUZEIRO DO SUL – URBANA: José Albércio
Morais de Brito e Maria Elciane Silva de Amorim. BIOLOGIA – RIO
BRANCO – URBANA: Maria Ducicleia Alves de Souza. DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5 º ANO) – CRUZEIRO
DO SUL – URBANA: Mirla Fernanda da Silva Damasceno Santos
e Dejanes Maria Silva Batista. GEOGRAFIA – RIO BRANCO – URBANA:
Andréia Alves da Silva Freire. HISTÓRIA – CRUZEIRO DO
SUL – URBANA: Claudia Maria Damasceno Magalhaes. HISTÓRIA
– RIO BRANCO – URBANA: Ana Carla Falcão Freire Muller, João
Júnior da Silva Bezerra, Antonio Marcos Miranda Barros, Béldila
Cláudia Pereira de Mello e Emanuelle da Silva Maciel. HISTÓRIA
– SENADOR GUIOMARD – URBANA: Antonia Wilcilene da Silva
Lopes e Jayrison de Oliveira Silva (reclassificado). LÍNGUA ESPANHOLA
– CRUZEIRO DO SUL – URBANA: Maria de Nazaré Silva de
Azevedo (reclassificada). LÍNGUA INGLESA – CRUZEIRO DO SUL
– URBANA: Francimir do Nascimento Franca (reclassificado). LÍNGUA
PORTUGUESA – BRASILÉIA – URBANA: Jacinto Dias Do Nascimento.
LÍNGUA PORTUGUESA – RIO BRANCO – URBANA: Jilena
Moreira Ribeiro, Kelly Cris Maia Andrade Nunes, Luciano Alves de
Queiroz, Shirley de Souza Fernandes, Indira Castrolene Alves, Eliete
Alves de Lima, Raquel Sales dos Santos Nascimento, Mara Claudia
Pereira de Mello, Tereluzia Silva dos Santos Pereira e Kattiucia de S
F Silva. LÍNGUA PORTUGUESA – SENA MADUREIRA – URBANA:
Claudiane Machado de Souza. QUÍMICA – RIO BRANCO – URBANA:
Aureane dos Santos.
Art. 2º Os candidatos nomeados terão o prazo de até trinta dias para a
apresentação dos documentos pertinentes ao cargo e a efetiva assinatura
do Termo de Posse.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio Branco-Acre, 19 de janeiro de 2016, 128º da República, 114º do
Tratado de Petrópolis e 55º do Estado do Acre.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
ESTADO DO ACRE
DECRETO N.º 4.059, DE 19 DE JANEIRO DE 2016
Nomeia os candidatos aprovados em Concurso Público para provimento
de vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de Apoio
Administrativo Educacional Nível 2 e de Professor Nível 2 da Secretaria
de Estado de Educação e Esporte – SEE.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe
confere o art. 78, inciso XX, da Constituição Estadual; e
Considerando o resultado final do Concurso Público para provimento de
vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Apoio Administrativo
Educacional Nível 2 da Secretaria de Estado de Educação e Esporte –
SEE, homologado pelo Edital nº 007, de 15 de janeiro de 2014, publicado
no Diário Oficial do Estado nº 11.224, de 17 de janeiro de 2014;
RESOLVE:
Art. 1º Nomear para o cargo da Secretaria de Estado de Educação
e Esporte – SEE, na classe e padrão inicial da carreira, os candidatos
no cargo e cidades a seguir relacionados: APOIO ADMINISTRATIVO
EDUCACIONAL NÍVEL 2 – ACRELÂNDIA – RURAL: Nilo
Breda e Fabiana Aparecida Silva Ferron. ACRELÂNDIA – URBANA:
Rhafaella Alves Faino Patricio e Sandro Luiz Gomes Braga.
ASSIS BRASIL – URBANA: Walan Araujo Prado e Nilceia Pereira
da Silva. BRASILÉIA – RURAL: Eliane Gonçalves Figueiredo da
Silva. BRASILÉIA – URBANA: Eduardo de Alcantara Garcia, Francisca
Eline Pereira de Queiroz e Verônica Coimbra Martins. BUJARI
– RURAL: Jônatas Machado Lima e Jonathan de Sousa Silva.
BUJARI – URBANA: João Felipe da Cunha Júnior e Thicianne
Santos da Silva. CAPIXABA – RURAL: Francisca Simone de Lima
Souza Alencar, Maria Elisandra Mathias do Nascimento, Fyama
Carneiro Moura e Divanira de Moura Silva Sampaio. CAPIXABA –
URBANA: Silmar Piovesan e Sinara Campos de Oliveira. CRUZEIRO
DO SUL – RURAL: Jalison da Silva Souza, Geyse Rakel Paixão
Oliveira, Cristianne Gomes Souza, Maria Geane Silva de Oliveira,
Cristovao Francisco da Costa Silva, Paulo Monte de Souza, Natathia
Paola Rogério da Silva, Edinara Silva de Souza e Francisco
Cleisson Antão da Silva. CRUZEIRO DO SUL – URBANA: Paulo
Ricardo da Costa Bandeira, Ingrid Caroline da Silva Souza, Maria
Everlandia de Brito Alemão, Jullyana Braz de Medeiros Brito,
Júlia Costa Alencar de Oliveira, José Hamilton de Oliveira Braga,
Vanessa Costa Silva, Francisca Raniele Almeida Alves, Raniele
Gomes Veiga Dias, Wellington da Silva Souza, Demirius Nascimento
Melo, Francisco Ronney Silva da Costa, Rosineide Pereira
dos Santos, Gracenir Freitas de Paiva, Madson Rafael do Nascimento
Silva, Antonio Souza de Barros, Jaqueline Costa de Oliveira,
Francisco Flavio de Moura Silva, Antonio dos Santos Queiroz
(PCD), Andreia de Souza Silva (PCD), Ana Maria de Souza (PCD)
e Talita Pedrosa do Amaral (PCD). EPITACIOLÂNDIA – URBANA:
Daiane Vieira Gervásio Cordeiro e Jose Nilton Moura da Rocha.
FEIJÓ – RURAL: Antonio Carlos de Lima Nascimento e Eliene de
Lima Carvalho. FEIJÓ – URBANA: Angelo Carlos Ferreira, Elder
Cordeiro Barbosa, Matias Gomes Sousa, Aurianny de Melo Arau2
Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 Nº 11.726 DIÁRIO OFICIAL2
jo Souza, Gustavo de Souza Guimarães, Janaína Araujo Barbosa
Oliveira e Cadia Maria de Meneses. JORDÃO – RURAL: Sebastiao
Romerio Correa Saraiva e Maria Aparecida Ferraz. MÂNCIO
LIMA – URBANA: Sirnando Silva Santos, Leomir Souza Dias e
Eduardo Lima de Alencar. MANOEL URBANO – URBANA: Keule
Gomes Lima e Leandro Fernandes Santos. PLÁCIDO DE CASTRO
– RURAL: Josefelix Alves de Brito. PORTO ACRE – RURAL: Lucas
José do Nascimento Calegari, Elenilson da Silva França, Janilice
Cunha de Lima Nascimento, André Enrichi Fiorese e Paulo Daniel
Pereira Rabelo. PORTO ACRE – URBANA: Wellington Sampaio
de Souza e Solange Buche de Oliveira. RIO BRANCO – RURAL:
Renildo Rodrigues de Souza, Jose Carlos Batista de Souza Neto
e Savana Lue Lopes Lima. RIO BRANCO – URBANA: Marcelo
Yuji Inoue, Bruna Ramos de Almeida, Lisandra Maria da Silva Vasconcelos,
Antonia Elienisse Sampaio, Alexandre de Melo Pereira,
Jardesson Silva Araújo, Andrey Silva do Amaral, Lucivania Maria
de Souza Rego, Jessika de Araújo Silva, Isaac Peres, Janaina Leduino
do Nascimento e Leonardo Angelo Passos. RODRIGUES
ALVES – RURAL: Renizio Negreiros de Oliveira Júnior. RODRIGUES
ALVES – URBANA: Jeoacz da Silva Maia Magalhães, Umberlei
Passos de Lima e Maria Melicia de Oliveira Melo. SANTA
ROSA DO PURUS – URBANA: Rafiza Patrice de Souza e Analu
Pinto Maia. SENA MADUREIRA – RURAL: Antonia Elivania Lira
Lopes e Witla Ney Henrique da Silva. SENA MADUREIRA – URBANA:
Josenil de Lima Chaves Junior, Gessiane Januario de Lima,
Ismael Alves Maia e Maria Patricia dos Santos Moreira. SENADOR
GUIOMARD – RURAL: Enaize Rodrigues Moreira, Jayson Nascimento
Lima, Samuel Freitas Campos, Mayna Almeida Henriques
e Rafaiella Maranho Costa. SENADOR GUIOMARD – URBANA:
Rafael Ciqueira de Lima, Lucas de Araújo Moura, Tayna Neri de
Souza, Fernando Frederik Rogger Brito e Wanderson Fittipaldy de
Oliveira. TARAUACÁ – RURAL: José Domingos Paula de Sousa,
Elinel Linhares Sombra e Sandra Maria de Lima Leão Maia. TARAUACÁ
– URBANA: Adriel de Sa Oliveira, Sidney Lustoza dos
Santos, Alexssandro Gomes Quinelato, Danilo de Souza Lima,
Maria Débora de Oliveira Moura, Katyuce Rocha Pinheiro, Eline
Sampaio de Lima e Sara Santos de Andrade. XAPURI – RURAL:
Jéssica Soares da Silva e Ramon Fernandes de Abreu. XAPURI –
URBANA: Sarah Leticia Araújo Fadul.
Art. 2º Os candidatos nomeados terão o prazo de até trinta dias para a
apresentação dos documentos pertinentes ao cargo e a efetiva assinatura
do Termo de Posse.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio Branco-Acre, 19 de janeiro de 2016, 128º da República, 114º do
Tratado de Petrópolis e 55º do Estado do Acre.
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
VII - PROJETO LEITURA DE MUNDO DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
EXPORTALENTO EDIÇÃO - 2011 E 2012
FORMATURA DOS ALUNOS DA EJA - 2010
V - EDIÇÃO DO PROJETO LEITURA DE MUNDO DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
PLANEJAMENTO ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - 2013
https://www.youtube.com/watch?v=whgDH_7ptQU
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
PLANO DE CURSO DE CIÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL - EJA II MÓDULO V
PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS
CAPACIDADE
|
CONTEUDOS
|
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
|
RECURSOS DIDATICOS
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO
|
• Compreender
os processos envolvidos no funcionamento das células dos organismos vivos, de
modo a refletir sobre os níveis de organização da vida.
• Compreender
o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana,
valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de
autoestima e de respeito do outro.
• Reconhecer
funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções ou doenças a eles relacionadas.
• Analisar
o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de
alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
|
• Análise
da relação das células eucarióticas e dos procariotas.
• Leitura
e interpretação de textos diversos.
• Noções
sobre o desenvolvimento sexual humano.
• Caracterização
da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva
humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
• Conceito
de adolescência e suas variações em diferentes.
• Descrição
das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação
para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na
ausência de preservativos durante relações sexuais.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
|
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a Origem da vida.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Introdução
ao assunto sobre Tecidos, caracterizando sua origem, função, tipos de tecidos
e sua importância para o funcionamento do organismo.
• Levantamento
do que os alunos já sabem sobre sexualidade, reprodução humana, mudanças que
ocorrem no corpo nesta fase (em forma de conversa ou de questões escritas).
• Uso
de torso humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para
reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
• Estudo
das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção,
utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.
|
Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
Coleção de Caderno de EJA
|
A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
|
• Associar
problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis
consequências da automedicação.
• Relacionar
saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e
outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
• Valorizar
os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas
características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos em situações
reais.
|
• Discussão
sobre a importância do autocuidado.
• Relação
das atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Conhecimento
da genética na sua vida cotidiana, entendendo assim o porquê das
características herdadas passadas de geração a geração;
• Conhecimento
do avanço da ciência no que diz respeito à engenharia genética e manipulação
de genes, clonagem e células-tronco;
• Entende
que os genes são responsáveis pelas características herdadas e que se
encontram no interior do núcleo das células.
|
• Pesquisa
sobre as atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Reconhecer
função e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções, características, destacando a importância de cada um e doenças a
eles relacionadas.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Pesquisas sobre à engenharia genética e
manipulação de genes.
• Levantar o que os alunos sabem
sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos
comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz,
caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses
sobre de que material, ou materiais, cada um ele é feito.
|
||
• Relacionar
diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva
história do conhecimento científico;
• Estabelecer
relações transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico;
• Compreender
a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos
corretos e necessários daqueles prejudicais ao equilíbrio da natureza e ao
homem.
|
A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições
das atividades em sala de aula.
|
Eticildo Lopes de Oliveira. Rio Branco, 18 de Janeiro 2016.
REFERÊNCIAS:
1. SONIA
SCHWARTZ - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
2. AUSENI
PERES FRANÇA MILLIONS- Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério
da Educação
3. EDSON
MARUNO - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
4. KARINA
DE OLIVEIRA SCOTTON AGUIAR - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 /
Ministério da Educação
5. RICARDO
BARBOSA DOS SANTOS - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da
Educação
6. GEOVÁ
DA CONCEIÇÃO SILVA - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da
Educação
7. PERUZZO,
Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano,
volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
8. REIS,
Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São
Paulo, FTD 2010.
9. Acre,
Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1
de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.
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