MOV

VISITE NA UFAC - VIVER CIÊNCIAS 2017. VOTE NO BLOG DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA.

MENUS

VOTE NO BLOG DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA. COMPARTILHANDO E CURTINDO.

VOTE NO BLOG DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA.  COMPARTILHANDO E CURTINDO.
CURTA E COMPARTILHE

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL - EJA II MÓDULO V

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS

CAPACIDADE
CONTEUDOS
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
RECURSOS DIDATICOS
FORMAS DE AVALIAÇÃO
•             Compreender os processos envolvidos no funcionamento das células dos organismos vivos, de modo a refletir sobre os níveis de organização da vida.
•             Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito do outro.
•             Reconhecer funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções ou doenças a eles relacionadas.
•             Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

•             Análise da relação das células eucarióticas e dos procariotas.
•             Leitura e interpretação de textos diversos.

•             Noções sobre o desenvolvimento sexual humano.

•             Caracterização da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
•             Conceito de adolescência e suas variações em diferentes.
•             Descrição das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na ausência de preservativos durante relações sexuais.
•             Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.

•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a Origem da vida.
•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas. 
•             Introdução ao assunto sobre Tecidos, caracterizando sua origem, função, tipos de tecidos e sua importância para o funcionamento do organismo.
•             Levantamento do que os alunos já sabem sobre sexualidade, reprodução humana, mudanças que ocorrem no corpo nesta fase (em forma de conversa ou de questões escritas).
•             Uso de torso humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
•             Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
•             Estudo das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção, utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.


Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
Coleção de Caderno de EJA


A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula.
•             Associar problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis consequências da automedicação.
•             Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
•             Valorizar os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos em situações reais.
•             Discussão sobre a importância do autocuidado.                                     
•             Relação das atividades e funções de coordenação e regulação do organismo, considerando o perigo potencial do uso de drogas.
•             Conhecimento da genética na sua vida cotidiana, entendendo assim o porquê das características herdadas passadas de geração a geração;
•             Conhecimento do avanço da ciência no que diz respeito à engenharia genética e manipulação de genes, clonagem e células-tronco;
•             Entende que os genes são responsáveis pelas características herdadas e que se encontram no interior do núcleo das células.
•             Pesquisa sobre as atividades e funções de coordenação e regulação do organismo, considerando o perigo potencial do uso de drogas.
•             Reconhecer função e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções, características, destacando a importância de cada um e doenças a eles relacionadas.
•             Discussão sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
        •    Pesquisas sobre à engenharia genética e manipulação de genes.
  •           Levantar o que os alunos sabem sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz, caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses sobre de que material, ou materiais, cada um ele é feito.


•             Relacionar diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva história do conhecimento científico;
•             Estabelecer relações transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico;
•             Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudicais ao equilíbrio da natureza e ao homem.




A avaliação será formativa e continuada, com uso de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições das atividades em sala de aula.
Eticildo Lopes de Oliveira.                                                                                                       Rio Branco, 18 de Janeiro 2016.       



                              
REFERÊNCIAS:

1.       SONIA SCHWARTZ - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
2.       AUSENI PERES FRANÇA MILLIONS- Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
3.       EDSON MARUNO - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
4.       KARINA DE OLIVEIRA SCOTTON AGUIAR - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
5.       RICARDO BARBOSA DOS SANTOS - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
6.       GEOVÁ DA CONCEIÇÃO SILVA - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
7.       PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano, volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
8.       REIS, Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São Paulo, FTD 2010.
9.       Acre, Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1 de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário