PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS
CAPACIDADE
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CONTEUDOS
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PROPOSTAS DE ATIVIDADE
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RECURSOS DIDATICOS
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
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• Compreender
os processos envolvidos no funcionamento das células dos organismos vivos, de
modo a refletir sobre os níveis de organização da vida.
• Compreender
o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana,
valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de
autoestima e de respeito do outro.
• Reconhecer
funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções ou doenças a eles relacionadas.
• Analisar
o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de
alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
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• Análise
da relação das células eucarióticas e dos procariotas.
• Leitura
e interpretação de textos diversos.
• Noções
sobre o desenvolvimento sexual humano.
• Caracterização
da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva
humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
• Conceito
de adolescência e suas variações em diferentes.
• Descrição
das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação
para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na
ausência de preservativos durante relações sexuais.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
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• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a Origem da vida.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Introdução
ao assunto sobre Tecidos, caracterizando sua origem, função, tipos de tecidos
e sua importância para o funcionamento do organismo.
• Levantamento
do que os alunos já sabem sobre sexualidade, reprodução humana, mudanças que
ocorrem no corpo nesta fase (em forma de conversa ou de questões escritas).
• Uso
de torso humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para
reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
• Descrição
dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários
métodos anticoncepcionais estabelecendo relações entre o uso de
preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
• Estudo
das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção,
utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.
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Quadro branco;
Pincel;
Livros didáticos;
Data Show;
Notebook;
Cadernos, lápis e canetas;
Textos de contextualização.
Coleção de Caderno de EJA
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas
exposições das atividades em sala de aula.
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• Associar
problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis
consequências da automedicação.
• Relacionar
saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e
outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
• Valorizar
os conhecimentos de genética de modo a reconhecer as chances de certas
características serem herdadas e utilizar esses conhecimentos em situações
reais.
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• Discussão
sobre a importância do autocuidado.
• Relação
das atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Conhecimento
da genética na sua vida cotidiana, entendendo assim o porquê das
características herdadas passadas de geração a geração;
• Conhecimento
do avanço da ciência no que diz respeito à engenharia genética e manipulação
de genes, clonagem e células-tronco;
• Entende
que os genes são responsáveis pelas características herdadas e que se
encontram no interior do núcleo das células.
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• Pesquisa
sobre as atividades e funções de coordenação e regulação do organismo,
considerando o perigo potencial do uso de drogas.
• Reconhecer
função e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas
disfunções, características, destacando a importância de cada um e doenças a
eles relacionadas.
• Discussão
sobre os conhecimentos que os alunos já trazem sobre genética de modo a
reconhecer as chances de certas características serem herdadas.
• Pesquisas sobre à engenharia genética e
manipulação de genes.
• Levantar o que os alunos sabem
sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos
comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz,
caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses
sobre de que material, ou materiais, cada um ele é feito.
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• Relacionar
diferentes explicações para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva
história do conhecimento científico;
• Estabelecer
relações transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico;
• Compreender
a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos
corretos e necessários daqueles prejudicais ao equilíbrio da natureza e ao
homem.
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A avaliação será formativa e continuada, com uso
de testes avaliativos, trabalho individual e em grupo, participação nas exposições
das atividades em sala de aula.
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Eticildo Lopes de Oliveira. Rio Branco, 18 de Janeiro 2016.
REFERÊNCIAS:
1. SONIA
SCHWARTZ - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
2. AUSENI
PERES FRANÇA MILLIONS- Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério
da Educação
3. EDSON
MARUNO - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da Educação
4. KARINA
DE OLIVEIRA SCOTTON AGUIAR - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 /
Ministério da Educação
5. RICARDO
BARBOSA DOS SANTOS - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da
Educação
6. GEOVÁ
DA CONCEIÇÃO SILVA - Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014 / Ministério da
Educação
7. PERUZZO,
Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite; Química na abordagem do cotidiano,
volume 3, 4º edição, São Paulo, Moderna, 2010
8. REIS,
Martha: Química Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia, volume 3, 1° edição, São
Paulo, FTD 2010.
9. Acre,
Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (caderno 1
de química). Rio Branco, 2010, disponível em www.see.ac.br.
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