CAPACIDADE
|
CONTEUDOS
|
PROPOSTAS DE ATIVIDADE
|
RECURSOS DIDATICOS
|
FORMAS DE AVALIAÇÃO
|
Números e operações
. Utilizar as regras do sistema de numeração
decimal para ler, escrever, comparar e ordenar números naturais com o uso das
regras do sistema de numeração decimal (SND).
. Formular e resolver situações-problema que
envolve diferentes significados das Operações fundamentais utilizando números
naturais.
. Desenvolver
procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — identificando
e usando regularidades dos fatos fundamentais, propriedades das operações,
usando estratégias de antecipação e verificação de resultados.
|
. Leitura e
produção de escrita, comparação e ordenação de números naturais de qualquer
ordem de grandeza pela compreensão e utilização das regras do sistema de
numeração decimal (SND).
• Análise, interpretação, formulação e
resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados da
adição e subtração, multiplicação e divisão, envolvendo números naturais.
• Resolução das operações com números
naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias
convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Desenvolvimento de estratégias de
verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da
calculadora.
• Calcular o valor numérico de uma
expressão numérica;
|
. Atividades que permitam ao aluno reconhecer
números naturais nas funções de contagem, de ordem, de medida e de código em
situações do cotidiano ou em outras áreas do conhecimento. Números naturais.
Atividades em que
o aluno possa comparar ordenar, ler e escrever números naturais de qualquer
ordem de grandeza, pelo uso de regras e símbolos que caracterizam o sistema
de numeração decimal.
• Analise, interpretação e resolução
de situações-problema que envolvem os diferentes significados da adição e da
subtração como de combinação, transformação e comparação, para que os alunos
precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
• Analise, interpretação e resolução
de situações-problema que envolve os diferentes significados da multiplicação
ou divisão com números naturais de qualquer ordem de grandeza, para que os
alunos precisem discutir formas de solução, encontrar a resposta e validá-la.
• Formulação de situações-problema que
podem ser resolvidas por meio de adição ou subtração, multiplicação e divisão
utilizando desenhos, calculadoras, etc.
• Atividades que permitam ao aluno
fazer estimativas de resultados adição e subtração, multiplicações e
divisões, com números de qualquer ordem de grandeza, em seguida de resolver
essas situações, comparar com as estimativas e de validar o resultado com a utilização
de uma calculadora.
|
ü Atividades de leitura e escrita xerocadas
ü Livros didáticos
ü Pesquisas
ü Data show
ü Pincel quadro
ü Murais
ü Computador
ü TV vídeo
ü Som microfone
ü Internet
ü Passeios extra classe
|
·
Compreende
os enunciados: se há palavras desconhecidas, se ele efetivamente os
compreendeu e se sabe o que deve buscar.
·
Formula
problemas que podem ser resolvidos por adição e subtração, multiplicação e
divisão e com quais significados ele usa essas operações;
·
Compara,
ordena, lê e escreve um número natural de qualquer ordem de grandeza;
·
Fazer
estimativas de resultados de adições e subtrações, multiplicações e divisões
com números de qualquer ordem de grandeza, se resolve essas situações,
compara com as estimativas e valida o resultado com o uso de uma calculadora;
·
Utiliza
propriedades da multiplicação (ou divisão), em especial a propriedade
distributiva, com objetivo de facilitar os cálculos;
Desenvolve
procedimentos de cálculo relativos às operações envolvendo cálculo mental,
escrito, estimativa ou uso de calculadora e de algoritmos convencionais.
|
. Compreender o conceito de número inteiro,
referente ao conjunto Z.
Identificar
números positivos e números negativos e localizá-los na reta numérica.
Utilizar no
contexto social diferentes significados e representações dos números
inteiros.
Resolver
situações-problema com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação e divisão).
|
. Reconhecimento e
exploração de diferentes significados dos números inteiros positivos e
negativos como aqueles que indicam falta, diferença, orientação e
deslocamento entre dois pontos em situações contextualizadas.
. Localização de
números inteiros na reta numérica.
. Comparação e
ordenação de números inteiros (positivos e negativos).
|
. Situações em que
o aluno possa reconhecer e ler um texto que contenha números inteiros
positivos e negativos tais como extrato bancário, mudanças de temperatura,
elevador, perdas e ganhos em jogos, entre outras.
. Atividades em
que o aluno possa localizar um número inteiro na reta numérica e intervalos
numéricos.
. Atividades em
que o aluno possa comparar, ordenar, ler e escrever números inteiros
positivos ou negativos.
|
|
|
|
• Representações dos números racionais
na forma fracionaria e decimal em situações do cotidiano.
• Leitura e produção de escrita,
comparação e ordenação de números racionais nas suas representações
fracionária e decimal.
• Resolução de situações - problema
que envolvam números racionais com significados de parte/todo, quociente,
razão.
• Resolução das operações com números
racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias
convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Análise, interpretação, formulação,
resolução e validação de respostas em situações-problema, compreendendo
diferentes significados das operações dos campos aditivos e multiplicativos,
envolvendo números naturais, números inteiros e números racionais.
• Reconhecimento de que diferentes
situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que
diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
|
• Situações em que os alunos possam
interpretar e representar a localização de um objeto ou pessoa através de
desenhos.
• Situações em que os alunos possam
usar coordenadas para localização ou indicação de movimentação de pontos ou
pessoas.
Situações que
permitam ao aluno analisar plantas, croquis, mapas e identificar a posição de
pontos e objetos no espaço analisado e identificar deslocamentos de pontos ou
objetos no espaço em relação a si próprio e/ou outros referencias.
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor Eticildo Lopes de Oliveira
Rio Branco, 18 de Janeiro de 2016
Um comentário:
Parabéns pela organização dos trabalhos.
Postar um comentário