O que é um Descritor? O descritor é um detalhamento de uma
habilidade cognitiva (em termo de grau de complexidade), que está sempre associado
a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em analises. Esses
descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração
por meio de aspectos que podem ser observados.
AVISO ANI
FUNDAMENTAL
sábado, 21 de junho de 2014
quarta-feira, 18 de junho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
sábado, 31 de maio de 2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - LANÇA CONCURSO DE ARTE PARA A VI - EDIÇÃO LEITURA DE MUNDO.
Prezados alunos da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, Não perca esta oportunidade de mostrar seu talento, participando da ARTE DO PROJETO LEITURA DE MUNDO - ONDE O TEMA ESCOLHIDO FOI ( MEU MEIO AMBIENTE ).
Participe e ainda ganhe premio surpresas.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
ALUNOS (A) DA EJA II MÓDULO II DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - ESTÃO EMPOLGADOS COM O INICIO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
EJA, modalidade de ensino que vem dando bons resultado no pais.
Documento Final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos.
Vivemos uma época marcada por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais e políticos que determinam novas exigências para que os indivíduos possam partilhar das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e inserindo-se
no mundo do trabalho. Os processos de modernização e globalização da economia impulsionada
pelo avanço tecnológico têm implicado na redução do emprego formal em todo o mundo, gerando insatisfações nos níveis individual e social. No caso dos países pobres da América Latina, entre eles o Brasil, a situação é realmente desafiadora, pois à redução do emprego formal somam-se processos de ajuste macroeconômico que induzem à liberação dos mercados em prol dos países mais ricos e à redução dos
gastos e âmbitos de intervenção do Estado. A implantação desse modelo de “Estado mínimo” vem reduzindo drasticamente os investimentos públicos nas políticas de educação, saúde, previdência e habitação, áreas reconhecidas como fundamentais para compensar as desigualdades sociais decorrentes do perverso “livre jogo das forças do mercado”.
A acentuação das desigualdades sociais reflete-se nas condições de acesso à escola e extensão da escolaridade. Crianças e jovens pertencentes às famílias de baixa renda têm necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se ou contribuir para a renda familiar, o que dificulta, quando não impede, seu acesso, permanência e progresso na escola. Assim é que, em 1991, no limiar do século XXI, o Brasil apresentava um quadro com 19.233.239 de analfabetos absolutos, 20% da população total com 15 anos ou mais, que totalizava 95.837.043 de habitantes. Esse quadro revela-se ainda mais severo se considerarmos o contingente de analfabetos funcionais, de vez que a escolaridade média da população nessa faixa etária é inferior a quatro anos de estudos. Esse quadro variava substancialmente entre os Estados e regiões do País, sendo particularmente desfavorável para as populações nordestinas, os habitantes das zonas rurais e das faixas etárias mais elevadas. Quadro I – Analfabetismo na população.
Fonte Coleção para todos.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA EJA II - MÓDULO II
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo
II Sala 02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Semana diagnostica – Questionário em forma de perguntas e resposta para detectar qual o nível
de conhecimentos dos mesmos em relação à matemática – em seguida apresentação
do conteúdo a ser estudado - Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos
tecnológicos para compreender o mundo.
|
Compreender a matemática como
construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações
da sociedade.
|
Identificar e interpretar, a
partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento
matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da
matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção
tecnológica, ao longo da historia.
|
A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.
|
Quadro Negro
Giz
Livro didático.
|
A avaliação será
continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em sala
através de exercícios escritos e testes de fixação.
|
15- Aulas
17/02/2014
A
26/02/2014
|
Rio Branco –Ac. 26 de Fevereiro de 2014 Professor. Eticildo Lopes de Oliveira
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Números naturais.
Propriedades das operações.
Construção de problemas.
|
Ampliar formas de raciocínio e
processo mentais por meio de indução, dedução analógica e estimativa,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
|
Identificar e interpretar
conceitos e procedimentos matemáticos expresso em diferentes formas.
Utilizar conceitos e
procedimentos matemáticos para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos
e procedimentos e utilizar conceitos na construção de argumentação
consistente.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina.
|
Quadro Branco.
Cartazes
|
A avaliação
será continuada onde o professor considerara todos os trabalhos realizados em
sala através de exercícios escritos e exercício de fixação propostas pelo
livro didático.
|
18 aulas
07/03/2014
A
04/04/2014
|
Rio Branco, 04 de abril de 2014 Professor.
Eticildo Lopes de Oliveira.
Potenciação; Raízes Quadradas;
Raízes quadradas de quadrados
perfeito
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A disciplina será
desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de
perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
07/04/2014
A
25/04/2014
|
Rio Branco, 25 de Abril
de 2014 Professor
Eticildo Lopes de Oliveira
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Raízes quadradas de quadrado
perfeito.
Múltiplos e divisores de um
número; Divisibilidade.
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações)
previamente selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didatico.
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de perguntas
e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
28/04/2014
A
12/05/2014
|
Rio Branco, 12 de Maio de 2014 Professor Eticildo
Lopes de Oliveira.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de
Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA II Módulo II Sala
02
Conteúdo do Trabalho
|
Competência
|
Habilidade
|
Metodologia
|
Recursos Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Mínimo Múltiplo comum MMC;
Máximo Divisor Comum, MDC; Simplificando expressões numéricas com
calculadora.
|
Construir e ampliar noções de
grandezas e medidas para a compreensão da realidade para a compreensão da
realidade e as soluções de problemas do cotidiano.
|
Identificar e interpretar
registros, utilizando a notação convencional de medidas.
Estabelecer relações adequadas
entre os diversos sistemas de medida e representação de fenômenos naturais e
do cotidiano.
Selecionar e relacionar
informações referentes a estimativas ou outras formas de mensurações de
fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que
possibilitem sua compreensão.
|
A
disciplina será desenvolvida através de: aulas expositivo-dialogadas;
Leitura e resenha
comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente
selecionados e referidos à temática da disciplina
|
Quadro Branco
Pincel
Livro Didático
|
No decorrer do modulo o
professor fará avaliação continuada, onde serão avaliados todos os trabalhos
realizados, bem como os debates dos Será feita em forma continuada de
perguntas e respostas orais, exercícios escritos e Exercício de fixação.
|
21 aulas
14/05/2014
A
27/05/2014
|
Rio Branco, 27 de Maio de 2014 Professor
Eticildo Lopes de Oliveira.
sábado, 10 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - SEMPRE NA FRENTE DO TEMPO.
PROFESSORES DE TODAS DISCIPLINAS, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM DO CONCURSO, E ORGANIZEM SUAS PRODUÇÕES EM MEMORIAIS, PORTFÓLIOS OU DE OUTRA FORMA, PARA QUE A ESCOLA POSSA NO FINAL DO ANO SISTEMATIZÁ-LAS NUM SÓ TRABALHO COLETIVO, BOA SORTE!
ESTAMOS LANÇANDO A 1ª EDIÇÃO DO CONCURSO INTERDISCIPLINAR DE REDAÇÃO R.G.O 2014-"SOU ESCRITOR"
O TEMA SUGERIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ACATADO POR TODOS OS OUTROSS PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS, FOI :
"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO E ATUANTE NA SOCIEDADE"
PROFESSORES, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PRODUZIREM MAIS E MELHOR; O SUCESSO DOS MESMOS É O NOSSO SUCESSO.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 2º TURNO.
LINK DO FACEBOOK. https://www.facebook.com/raimundo.gomes.3388630?fref=nf
O TEMA SUGERIDO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ACATADO POR TODOS OS OUTROSS PROFESSORES DAS DEMAIS DISCIPLINAS, FOI :
"A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO E ATUANTE NA SOCIEDADE"
PROFESSORES, INCENTIVEM SEUS ALUNOS A PRODUZIREM MAIS E MELHOR; O SUCESSO DOS MESMOS É O NOSSO SUCESSO.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 2º TURNO.
LINK DO FACEBOOK. https://www.facebook.com/raimundo.gomes.3388630?fref=nf
sexta-feira, 9 de maio de 2014
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - HOMENAGEIA PROFESSORAS PELA A PASSAGEM DO DIA DAS MÃES.
Aconteceu ontem no pátio da Escola Raimundo Gomes de Oliveira a comemoração pela a passagem do dia das mães.
sábado, 26 de abril de 2014
VEM AI. "LEITURA DE MUNDO 2014"
segunda-feira, 21 de abril de 2014
VOCÊ SABE QUEM FOI TIRADENTE.
Líder da Inconfidência Mineira
Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)
1746, Minas Gerais
21/04/1792, Rio de Janeiro
21/04/1792, Rio de Janeiro
Da Redação
Em São Paulo
Em São Paulo
Ilustração de Tiradentes
|
Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir daIndependência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Com informações da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha.
Antes mesmo de freqüentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Com informações da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha.
Fonte: Site: http://educacao.uol.com.br/biografias/joaquim-jose-da-silva-xavier-tiradentes.jhtm
quarta-feira, 16 de abril de 2014
EJA NO BRASIL
HISTÓRICO DA EJA NO
BRASIL
A educação começa a ter início no
Brasil, desde o período colonial em 1549, onde se pode ver que a antiga Grécia
começa a ser o berço da pedagogia, pois a palavra "paidagogos"
significa aquele que guia a criança, no caso, o escravo que vem acompanhar a
criança à escola. Com o tempo, a direção começa a crescer para indicar toda a
teoria da educação. De maneira geral, a educação grega está persistentemente
centrada na disposição total do corpo e do espírito.
Como se observa que neste período, os
jesuítas acreditavam que não seria possível converter os índios sem que eles
soubessem ler e escrever. Até aqui, verifica-se a importância da alfabetização
(catequização) na vida dos adultos para que as pessoas não-infantil, não só
servissem para igreja, como também para o trabalho. (SOUZA, 2007).
Os Jesuítas dedicaram-se a duas
coisas principais: a pregação da Fé católica e o trabalho educativo. Através do
seu trabalho de catequizar, com intuito de salvar as almas, abrindo caminho
para a entrada dos colonizadores, com seu trabalho educativo, na medida em que
se ensinavam as primeiras letras, ao mesmo tempo ensinavam a doutrina católica
e os costumes europeus.
Observa-se que a Educação de Jovens e
Adultos não é recente no país, pois, se verifica que desde o Brasil colônia,
quando se falava em educação para população não-infantil, fazia-se referência a
população adulta, que precisava ser catequizada para as causas da santa fé.
A expulsão dos jesuítas, ocorrida no
século XVIII, desorganizou o ensino até então estabelecido. Novas iniciativas
sobre ações dirigidas e educação de adultos somente ocorreram na época do
Império.
A constituição Imperial de 1824
reservava a todos os cidadãos a instrução primária gratuita. Contudo, a
titularidade de cidadania era restrita às pessoas livres, saídas das elites que
poderiam ocupar funções na burocracia imperial ou no exercício de funções
ligadas a política e o trabalho imperial.
A educação básica de adultos começou
a estabelecer seu lugar através da história da educação no Brasil, a partir da
década de 1930, pois neste período a sociedade passava por grandes transformações,
onde o sistema de ensino de educação começa a se firmar. Além do crescimento no
processo de industrialização e reunião da população nos centros urbanos. A
oferta de ensino era de graça estendendo-se respeitadamente, acolhendo setores
sociais cada vez mais diversos. O crescimento da educação elementar foi
estimulado pelo governo federal, no qual projetava diretrizes educacionais para
todo o país. Observa-se que o governo estava sempre contribuindo para melhoria
da educação, no qual dando todo apoio e sua ação em fazer com que todos os
cidadãos possam usufruir de uma educação de qualidade para todos.
Segundo Freire (2005) comenta das
idéias em torno da educação de adultos no Brasil acompanhada de uma história de
educação como um todo, onde a educação passou por momentos de grandes
reflexões, no qual vemos que cada período um sonho em fazer do ensino um
direito de todos, para que o individuo possa gozar dos seus direitos.
Em cada década, ocorreu um governo e
professores com visões diferentes, na tentativa de beneficiar todas as camadas
sociais. Tentava-se buscar um método para trabalhar cada realidade de vida,
possibilitando meios de ensino mais significativos, para ajudar na construção
de uma educação construtivista.
No Brasil Império, começaram a abrir
escolas noturnas para trabalhar com esses alunos e possibilitar o acesso dos
mesmos no meio escolar. O ensino tinha pouca qualidade, normalmente com duração
curta. Na década da revolução de 1930, o único interesse do governo era
alfabetizar as camadas baixas com intuito de aprender a ler e escrever, pois se
essa consciência crítica fosse despertada, isso seria prejudicial ao governo.
Já a década de 1940 foi um período de
muitas mudanças na educação de adultos, onde houve grandes iniciativas
políticas e pedagógicas de peso, tais como: A Regulamentação do Fundo Nacional
do Ensino do INEP, como meio de incentivo realizando estudos na área, o
surgimento das primeiras obras especificamente dedicadas ao ensino supletivo,
lançamento da CEAA Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, na
qual houve uma grande preocupação com a elaboração de materiais didáticos para
adultos e a realização de dois eventos fundamentais para a área, com intuito de
fazer com que a educação abra possibilidade de um ensino melhor.
Gadotti (2003) comenta também, que a
educação de adultos era gerada como ampliação da escola formal, principalmente
para zona rural, sendo a mesma apropriada para trabalhar com os alunos. Além do
ensino não ser algo forçado, tanto que só iam para escola as pessoas que tinham
vontade de querer vencer na vida.
Com o fim da ditadura de Vargas em
1945, o país começou a viver uma grande ebulição política, onde a sociedade
passou por momentos de grandes crises. Pois houve momentos de muitas críticas
quanto aos adultos analfabetos, fazendo muitas das vezes as pessoas não
acreditarem na busca de um ensino de qualidade. Todo esse transtorno em lutar
por uma educação para todos, fez com que a educação de adultos ganhasse
destaque na sociedade.
A partir desse período, a educação de
adultos começou a mostrar seu valor, assumido através da campanha nacional do
povo. Essa campanha de educação, lançada em 1947, buscava no primeiro momento,
uma ação extensa que prévia a alfabetização em três meses, para depois seguir
uma etapa de ação, voltada para a capacitação profissional e para o
desenvolvimento comunitário.
Nos anos 1950, foi realizada a
campanha nacional de erradicação do analfabetismo (CNEA), que marcou uma nova
etapa nas discussões sobre a educação de adultos.
Seus organizadores compreendiam que a
simples ação alfabetizadora era insuficiente, devendo dar prioridade a educação
de crianças e jovens, aos quais a educação ainda significa alteração em suas
condições de vida. (SOUZA, 2007).
Nos anos 1970, o MOBRAL cresceu por
todo território nacional, variando sua atuação. Algumas ações que surgiram
foram as do Programa de Alfabetização, seno ao mais importante o PEI - Programa
de Educação Total, que correspondia a uma condensação do antigo curso primário,
pois este programa abria oportunidade para o jovem continuar os estudos, para
os recém-analfabetos, bem como para os chamados analfabetos funcionais, aquelas
pessoas que não dominavam a leitura e a escrita. (RIBEIRO, 2001).
A partir da década de 1980 e 1990, a
educação deixou de ser um ensino voltado para o tradicionalismo, fazendo com
que os educadores buscassem novas propostas de ensino, com intuito de ajudar no
crescimento do aluno para um ensino mais qualificado para um futuro melhor para
humanidade. A década de 1990 não foi muito benéfica, devido a vários empecilhos
que contribuíram para que se chegasse a essa conclusão. Devido à falta de
políticas o governo não deu apoio à Educação de Adultos, chegando a contribuir
para o fechamento da Fundação Educar,além de ocorrer um grande vazio
político,no que se refere a esse setor,mas em compensação, alguns Estados e
Municípios assumiram a responsabilidade de oferecer educação para os alunosda
EJA . (Id, 2006).
A educação de jovens e adultos teve
seus momentos de grandes fracassos e críticas quanto à busca de um ensino de
qualidade, onde os alunos possam ter direito a uma vida mais digna, com
perspectiva de construir um Brasil de mudanças positivas.
Em janeiro de 2003, O MEC anunciou
que a alfabetização de jovens e adultos seria uma prioridade do Governo
Federal. Para isso, foi criada a secretaria extraordinária de erradicação do
Analfabetismo, cuja meta é erradicar o analfabetismo durante o mandato de
quatro anos do governo Lula. Para cumprir essa meta foi lançado o programa
Brasil Alfabetizado, por meio do qual o MEC contribuirá com os órgãos públicos
Estaduais e Municipais, instituições de ensino superior e organizações sem fins
lucrativos para que desenvolvam ações de alfabetização.
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