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FUNDAMENTAL

EJA 2023

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os Alunos do 7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestam homenagem a professora: Vera.


Os Alunos do 7º Ano “A”  da Escola Estadual  Raimundo Gomes de Oliveira, prestaram homenagem a professora Vera.




A professora agradece.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - OUVIDORIA DA EJA 2012

Começou os trabalhos de Ouvidoria com todos os alunados da EJA  da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Breve Fotos e Conclusão dos trabalhos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Morre aos 88 O Professor Raimundo Gomes de Oliveira


Morre aos 88 anos, o professor Raimundo “Louro” Gomes

6 de agosto de 2012 - 7:11:41
O professor Raimundo Gomes de Oliveira, o Raimundo Louro, morreu na noite de sábado, 05, em Rio Branco, aos 88 anos. O corpo do professor foi sepultado no cemitério São João Batista, na tarde deste domingo.
Raimundo Louro ficou conhecido na sociedade do Acre por sua gestão no Colégio Acreano, onde atuou como diretor durante 33 anos.
Ainda neste domingo o governo do estado emitiu nota de pesar pela morte de Raimundo Louro. Na nota além de apresentar uma breve biografia do professor, o governo  diz que ele era um “Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo”, diz a nota.
NOTA DE PESAR
O Governo do Estado do Acre, por meio do governador Tião Viana e do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Queiroz de Sant’Ana, se solidariza com familiares e amigos de Raimundo Gomes de Oliveira, conhecido como Raimundo Louro, um dos grandes professores da rede de ensino acreana, que dedicou cerca de 50 anos de sua vida ao ensino e à educação.
O Governo do Estado está de luto oficial de três dias pela morte do educador, natural de Capanema, cidade do Pará. Raimundo nasceu em 24 de maio de 1924, veio para Sena Madureira ainda menino com a família, onde passou boa parte de sua infância. Desde criança, já demonstrava aptidão para os estudos e para a vida escolar.
O professor iniciou sua carreira no ensino na década de 1950, ainda no Governo de Guiomard dos Santos, e se estendeu até o ano de 1999, passando pelas escolas: Lourenço Filho, Escola Técnica de Comércio Acreano, Ginásio Nossa Senhora das Dores, Colégio Acreano, Instituto Divina Providência (em Xapuri, de 1955 a 1958), tornando-se diretor do grupo Escolar João Ribeiro (Tarauacá, entre 1959 e 1963).
Em 1965, assumiu o cargo de vice-diretor do Colégio Acreano, para no ano seguinte, assumir a função de diretor da instituição, função esta que o notabilizou como um dos maiores educadores acreanos. Graças a sua direção, o Colégio Acreano se transformou em uma das principais instituições de ensino do Acre e da Região Norte.
Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
Daniel Queiroz de Sant’Ana
Secretário de Estado de Educação e Esporte

Fonte: AC24 HORAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PLANO GERAL DE MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II


PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º  A  8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                              
Disciplina: Matemática                                                                               Turma: EJA.EF II                  Ensino Fundamental                  de 5º  A  8º                                                    Sala  02
CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
  1. Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.









  1. Bases e sistemas de numeração
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.

  1. Utilizando diferentes técnicas para a resolução de problemas.















  1. Histórias dos Números.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos  



  1. Resolução de problemas usando as operações fundamentais
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.

 

Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,


























Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.













Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais, inteiros e racionais.



Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números , inteiros e racionais.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a construção de argumentação.  



Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria na Realidade.



Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.


Identificar, interpretar e representar os números naturais  inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.


 A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das práticas de ensino.


Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
A avaliação será de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.


Carga Horária


180 Horas
      Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             Rio Branco –Ac. 16  de Julho  de 2012

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.


Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                         
Disciplina: Química                                                                         Turma: EJA                Ensino de EJA          Módulo IV                                                                         Sala  04

CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Carga horária
Química Orgânica: 
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.











Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.

Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.

Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos. 

Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.










Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.






Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).














Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns com os outros a partir de suas estruturas 
Reconhecer o elemento carbono como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura usual e a recomendada pala IUPAC.

Classificar as cadeias carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.



Distinguir pelas disposições das cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis isômeros de umas dadas substanciais.
Explanar aos alunos sobre objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão, açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático, cítrico, acético, fórmico.
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica
Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação, através de textos de contextualização.



60 Horas

Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                                           Rio Branco 13 de Julho de 2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Previsão do inicio do segundo semestre de 2012

O inicio do segundo semestre da EJA  tem sua previsão para o dia 16 de julho de 2012.

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19