AVISO ANI

❗. ❗ ❗. ❗

FUNDAMENTAL

EJA 2023

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CONVITE


C O N V I T E

A Escola Raimundo Gomes de Oliveira tem a honra de convidar todos os alunos e familiares e a comunidade dos bairros Mocinha Magalhães; Rui Lino; Joafra e adjacências  Para prestigiarem neste sabado dia 20 de outubro de 2012.  A partir das 18:00, na quadra de esporte a   4º EDIÇÃO DO EXPORTALENTO. 

Contamos com a sua presença.


coordenação

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

1° SELETIVA DO 4º EXPORTALENTO

Aconteceu ontem na quadra da Escola Raimundo Gomes de Oliveira a primeira seletiva para   apresentação  da quarta edição do Exportalento que acontecera no dia 20 de outubro na quadra da escola.




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HOMENAGEM AOS PROFESSORES .


HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Ser Mestre

Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!

Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?

Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!

Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

( Autor desconhecido )


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aviso


Caros colegas professores  da Ecola Raimundo Gomes de Oliveira,  se você tem material para postar no blog da escola enviei para o email: etioli@bol.com.br. Após checagem os mesmos serão publicados.

Professor:  Eticildo 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os preparativos para a Realização da 4º Edição do Expor-Talento da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.


Continua a todo vapor os preparativos para a realização da  4º Edição do Expor-Talento da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Surpresas virão.
Aguarde a grande culminância dia 20 de Outubro 2012.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

COMEÇOU OS PREPARATIVOS PARA A 4º EDIÇÃO DA EXPORTALENTO


A Escola Raimundo Gomes de Oliveira se mobiliza para execução da  quarta edição do Projeto Expor-Talento.
0 Projeto este, que tem por finalidade a integração de todos os turnos da escola, especialmente os alunos (a)   da EJA.  E trazer  a comunidade para dentro da escola e revelar novos talentos na área de canto, dança e teatro.
A previsão para a culminância do projeto será dia 20 de outubro de 2012.  

domingo, 16 de setembro de 2012

HISTORIA DE SUPERAÇÃO DA EJA PARA UNIVERSIDADE.




Olá amigos (as), aqui a minha historia de muita luta e perseverança e sempre enfrentando muitas dificuldades. Mas com sabedoria e força de vontade estou conseguindo superar todos os obstáculos.
Meu nome é, Gabriel Rodrigues Mendonça, venho de uma família pobre e humilde. Meu pai sempre trabalhou na roça, tinha pouco conhecimento, pois só estudou até a 4º série do primário.
Morávamos em uma fazenda em Ananás-GO, e com o falecimento de um dos meus irmãos tivemos que mudar de cidade, viemos residir em Redenção-PA. 

Desde então que minha vida mudou muito, pois no decorrer do tempo foram surgindo fatos inesperados, fazendo com que os nossos planos de vida mudasse repentinamente.

Um desses fatos marcante foi que meu pai ao invés de aplicar o dinheiro da venda da fazenda, guardou em casa e infelizmente foi roubado.


Trabalho no Garimpo
Meu pai muito triste com depressão, acabou ficando muito doente e impossibilitado de trabalhar, desde então,  tive que abandonar meus estudos pra trabalhar para sustentar minha família, pois pelo fato de eu ser o único filho solteiro da família. Parei de ir à escola aos 15 anos de idade onde cursava a 4º série do Ensino Fundamental.
Como o mercado de trabalho naquela época já era  competitivo, e eu sem qualquer, capacitação profissional, tive que me virar de todas as formas nos trabalhos que apareciam, tive a profissão de vendedor de picolé de engraxate, roçador de quintais, pedreiro, cozinheiro nas matas para madeireiros, Garimpeiro e ajudante de maquinas florestais, enfim, fiz o que pude para garantir o sustento e moradia da minha família.
Em abril de 1993, surgiu uma nova oportunidade na minha vida profissional, a Empresa em que eu trabalhava se transferiu para Rio Branco, onde comecei uma nova fase da minha vida em todos os sentidos, fui promovido de cargo, constitui minha família aqui. Então senti a necessidade de voltar   a estudar novamente, para ser um referencial para meus filhos.
Em 2009, aos 38 anos, e precisamente 23 anos longe dos bancos de escolas, recomecei a estudar na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, me matriculando na EJA (Ensino de Jovens e Adultos), no qual iniciei pelo Módulo I do Ensino Fundamental. Tendo como minha primeira professora nessa nova etapa da minha vida a professora Cleuda, que logo no segundo encontro fiz o meu primeiro avanço passando logo por outro avanço passando para o módulo II e em seguida foi feito mais um avanço e passei para o módulo seguinte módulo III, onde segui meus estudos com a professora Ana Cleide a qual foi a minha grande incentivadora.
Em 2011, já capacitado para concorrer ao concurso de avaliação do Ensino Médio (ENEM), fui aprovado, o que me garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio me proporcionando uma vaga no Ensino Superior.
Hoje estou cursando o primeiro período de GESTÃO AMBIENTAL. Na Instituição "UNOPAR".
Só tenho é agradecer o Gestor da Escola Raimundo Gomes de Oliveira na pessoa do Gestor Professor  Osleno, o Coordenador de Ensino da EJA, Professor Jesus Galvão a Coordenadora geral da escola Professora Maria Aparecida Costa Miranda  a Coordenadora Professora Helena e a meus mestres Professora Cleuda,  Professora Ana Cleide, Professor Rui Santana, Professor Railton, professora Jacimar, professora Tamara, a professora Honorinda,  o professor Diego, e o professor  Eticildo pelos trabalhos que desenvolvemos juntos na 4º Edição de Leitura de Mundo.
Só tenho é agradecer por terem acreditado  no meu potencial. A passagem por esta escola só me fez crescer intelectualmente.
Continuem sempre assim.
Gabriel Rodrigues Mendonça.


 

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EJA.

Os Professores da EJA da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, participaram nos dia 13, 14 e 15 de setembro de 2012, da Formação Continuada para está modalidade de ensino, patrocinada pela SEE, a qual foi de grande valia para os professores da escola.
A formação teve como tutor o Professor Davi.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HISTORIA DE SUCESSO. "DA EJA PARA UNIVERSIDADE". ALUNO: GABRIEL RODRIGUES MENDONÇA FILHO.

Breve você lerá a trajetória de sucesso, deste fantástico aluno da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, que passou vinte e três anos longe do banco da  escola, e em pouquíssimo tempo galgou o banco da Universidade.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONCURSO DE POEMAS


Programação para está quinta feira dia 23 de agosto de 2012, da 1º Edição de Produção Literária R.G. O  –  Concurso de Poemas.

No pátio da Escola.
Leituras finais, revisões e reescrituras individuais dos poemas.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DA 1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA R.G.O - CONCURSO DE POEMAS

SEGUE  A PROGRAMAÇÃO NESTA TERÇA FEIRA DIA 21 DE AGOSTO DE 2012

PRODUÇÃO COLETIVA DE POEMAS (EM SALA DE AULA  DE 5º AO 6º ANO)

CONCURSO DE POEMAS RGO

Teve inicio hoje dia 20 de agosto de 2012
"A 1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA DA RGO."

CONCURSO DE POEMAS.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Hoje 20/08/2012 – Disponibilizar a todos os alunos uma diversidades de “POEMAS” Poetas e Poetisas.

Propor leituras, análises e declamações em sala de aula.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os Alunos do 7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestam homenagem a professora: Vera.


Os Alunos do 7º Ano “A”  da Escola Estadual  Raimundo Gomes de Oliveira, prestaram homenagem a professora Vera.




A professora agradece.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - OUVIDORIA DA EJA 2012

Começou os trabalhos de Ouvidoria com todos os alunados da EJA  da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Breve Fotos e Conclusão dos trabalhos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Morre aos 88 O Professor Raimundo Gomes de Oliveira


Morre aos 88 anos, o professor Raimundo “Louro” Gomes

6 de agosto de 2012 - 7:11:41
O professor Raimundo Gomes de Oliveira, o Raimundo Louro, morreu na noite de sábado, 05, em Rio Branco, aos 88 anos. O corpo do professor foi sepultado no cemitério São João Batista, na tarde deste domingo.
Raimundo Louro ficou conhecido na sociedade do Acre por sua gestão no Colégio Acreano, onde atuou como diretor durante 33 anos.
Ainda neste domingo o governo do estado emitiu nota de pesar pela morte de Raimundo Louro. Na nota além de apresentar uma breve biografia do professor, o governo  diz que ele era um “Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo”, diz a nota.
NOTA DE PESAR
O Governo do Estado do Acre, por meio do governador Tião Viana e do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Queiroz de Sant’Ana, se solidariza com familiares e amigos de Raimundo Gomes de Oliveira, conhecido como Raimundo Louro, um dos grandes professores da rede de ensino acreana, que dedicou cerca de 50 anos de sua vida ao ensino e à educação.
O Governo do Estado está de luto oficial de três dias pela morte do educador, natural de Capanema, cidade do Pará. Raimundo nasceu em 24 de maio de 1924, veio para Sena Madureira ainda menino com a família, onde passou boa parte de sua infância. Desde criança, já demonstrava aptidão para os estudos e para a vida escolar.
O professor iniciou sua carreira no ensino na década de 1950, ainda no Governo de Guiomard dos Santos, e se estendeu até o ano de 1999, passando pelas escolas: Lourenço Filho, Escola Técnica de Comércio Acreano, Ginásio Nossa Senhora das Dores, Colégio Acreano, Instituto Divina Providência (em Xapuri, de 1955 a 1958), tornando-se diretor do grupo Escolar João Ribeiro (Tarauacá, entre 1959 e 1963).
Em 1965, assumiu o cargo de vice-diretor do Colégio Acreano, para no ano seguinte, assumir a função de diretor da instituição, função esta que o notabilizou como um dos maiores educadores acreanos. Graças a sua direção, o Colégio Acreano se transformou em uma das principais instituições de ensino do Acre e da Região Norte.
Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
Daniel Queiroz de Sant’Ana
Secretário de Estado de Educação e Esporte

Fonte: AC24 HORAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PLANO GERAL DE MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II


PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º  A  8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                              
Disciplina: Matemática                                                                               Turma: EJA.EF II                  Ensino Fundamental                  de 5º  A  8º                                                    Sala  02
CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Tempo previsto
  1. Historia da Matemática:
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.









  1. Bases e sistemas de numeração
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico, grego, Maia e Romano.

  1. Utilizando diferentes técnicas para a resolução de problemas.















  1. Histórias dos Números.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos  



  1. Resolução de problemas usando as operações fundamentais
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado. Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.

 

Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,


























Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.













Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais, inteiros e racionais.



Construir significado e ampliar os já existente para os números naturais para os números , inteiros e racionais.
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a construção de argumentação.  



Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria na Realidade.



Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.


Identificar, interpretar e representar os números naturais  inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza. Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.


 A disciplina será desenvolvida através de:
- aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da disciplina;
- análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
- preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
- seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
- seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências, propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das práticas de ensino.


Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
A avaliação será de forma continuada, onde o professor fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.


Carga Horária


180 Horas
      Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                             Rio Branco –Ac. 16  de Julho  de 2012

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.


Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira                                                                         
Disciplina: Química                                                                         Turma: EJA                Ensino de EJA          Módulo IV                                                                         Sala  04

CONTEÚDOS
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
Metodologia
Recursos Didáticos
Avaliação
Carga horária
Química Orgânica: 
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.











Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.

Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.

Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos. 

Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.










Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.






Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).














Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns com os outros a partir de suas estruturas 
Reconhecer o elemento carbono como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura usual e a recomendada pala IUPAC.

Classificar as cadeias carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.



Distinguir pelas disposições das cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis isômeros de umas dadas substanciais.
Explanar aos alunos sobre objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão, açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático, cítrico, acético, fórmico.
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica
Será feita em forma continuada de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação, através de textos de contextualização.



60 Horas

Professor: Eticildo Lopes de Oliveira                                                                                                                                           Rio Branco 13 de Julho de 2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Previsão do inicio do segundo semestre de 2012

O inicio do segundo semestre da EJA  tem sua previsão para o dia 16 de julho de 2012.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Encerramento da Turma de EJA II Módulo II

A conteceu ontem na Escola Raimundo Gomes de Oliveira o Encerramento do Semestre da Turma da EJA II Módulo II.  MATEMÁTICA E CIÊNCIA, professor: Eticildo  e Professora: Tamara.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.























quarta-feira, 4 de julho de 2012

Regimento Interno RGO.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI SOBRE A COVID 19