AVISO ANI
FUNDAMENTAL
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
C O N V I T E
A Escola Raimundo Gomes de Oliveira tem a honra de convidar todos os alunos e familiares e a comunidade dos bairros Mocinha Magalhães; Rui Lino; Joafra e adjacências Para prestigiarem neste sabado dia 20 de outubro de 2012. A partir das 18:00, na quadra de esporte a 4º EDIÇÃO DO EXPORTALENTO.
Contamos com a sua presença.
coordenação
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
1° SELETIVA DO 4º EXPORTALENTO
Aconteceu ontem na quadra da Escola Raimundo Gomes de Oliveira a primeira seletiva para apresentação da quarta edição do Exportalento que acontecera no dia 20 de outubro na quadra da escola.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
HOMENAGEM AOS PROFESSORES .
HOMENAGEM AOS PROFESSORES
Ser Mestre
Tarefa difícil, mas não impossível,
Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!
( Autor desconhecido )
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Aviso
Caros colegas professores da Ecola Raimundo Gomes de Oliveira, se você tem material para postar
no blog da escola enviei para o email: etioli@bol.com.br. Após checagem os mesmos serão publicados.
Professor: Eticildo
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Os preparativos para a Realização da 4º Edição do Expor-Talento da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Continua a todo vapor os preparativos para a realização da 4º Edição do Expor-Talento da Escola Raimundo
Gomes de Oliveira.
Surpresas virão.
Aguarde a grande culminância dia 20 de Outubro 2012.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
COMEÇOU OS PREPARATIVOS PARA A 4º EDIÇÃO DA EXPORTALENTO
A Escola Raimundo Gomes de
Oliveira se mobiliza para execução da quarta edição do Projeto Expor-Talento.
0 Projeto este, que tem por finalidade a integração de todos os turnos da escola, especialmente os alunos (a) da EJA. E trazer a comunidade para dentro da escola e revelar novos talentos na área
de canto, dança e teatro.
A previsão para a culminância
do projeto será dia 20 de outubro de 2012.
domingo, 16 de setembro de 2012
HISTORIA DE SUPERAÇÃO DA EJA PARA UNIVERSIDADE.
Olá amigos (as), aqui a minha historia de muita
luta e perseverança e sempre enfrentando muitas dificuldades. Mas com sabedoria
e força de vontade estou conseguindo superar todos os obstáculos.
Meu nome é, Gabriel Rodrigues
Mendonça, venho de uma família pobre e humilde. Meu pai sempre trabalhou na
roça, tinha pouco conhecimento, pois só estudou até a 4º série do primário.
Morávamos em uma fazenda em Ananás-GO, e com o
falecimento de um dos meus irmãos tivemos que mudar de cidade, viemos residir em Redenção-PA.
Desde então que minha vida mudou muito, pois no decorrer do tempo foram
surgindo fatos inesperados, fazendo com que os nossos planos de vida mudasse
repentinamente.
Um desses fatos marcante foi que meu pai ao invés de aplicar o dinheiro da
venda da fazenda, guardou em casa e infelizmente foi roubado.
Trabalho no Garimpo |
Meu
pai muito triste com depressão, acabou ficando muito doente e
impossibilitado de trabalhar, desde então, tive que
abandonar meus estudos pra trabalhar para sustentar minha família, pois pelo
fato de eu ser o único filho solteiro da família. Parei de ir à escola aos 15
anos de idade onde cursava a 4º série do Ensino Fundamental.
Em abril
de 1993, surgiu uma nova oportunidade na minha vida profissional, a Empresa em
que eu trabalhava se transferiu para Rio Branco, onde comecei uma nova fase da
minha vida em todos os sentidos, fui promovido de cargo, constitui minha família aqui. Então senti a necessidade de voltar a estudar novamente,
para ser um referencial para meus filhos.
Em 2009,
aos 38 anos, e precisamente 23 anos longe dos bancos de escolas, recomecei a
estudar na Escola Raimundo Gomes de Oliveira, me matriculando na EJA (Ensino de
Jovens e Adultos), no qual iniciei pelo Módulo I do Ensino Fundamental. Tendo
como minha primeira professora nessa nova etapa da minha vida a professora
Cleuda, que logo no segundo encontro fiz o meu primeiro avanço passando logo
por outro avanço passando para o módulo II e em seguida foi feito mais um
avanço e passei para o módulo seguinte módulo III, onde segui meus estudos com a professora
Ana Cleide a qual foi a minha grande incentivadora.
Em 2011,
já capacitado para concorrer ao concurso de avaliação do Ensino Médio (ENEM),
fui aprovado, o que me garantiu o certificado de conclusão do Ensino Médio me
proporcionando uma vaga no Ensino Superior.
Hoje estou
cursando o primeiro período de GESTÃO AMBIENTAL. Na Instituição "UNOPAR".
Só tenho é
agradecer o Gestor da Escola Raimundo Gomes de Oliveira na pessoa do Gestor Professor Osleno, o Coordenador de Ensino da EJA, Professor Jesus Galvão a Coordenadora
geral da escola Professora Maria Aparecida Costa Miranda a Coordenadora Professora Helena e a meus
mestres Professora Cleuda, Professora Ana
Cleide, Professor Rui Santana, Professor Railton, professora Jacimar,
professora Tamara, a professora Honorinda, o professor Diego, e o professor Eticildo pelos trabalhos que desenvolvemos
juntos na 4º Edição de Leitura de Mundo.
Só tenho é agradecer por terem acreditado no meu potencial. A passagem por esta escola só me fez crescer intelectualmente.
Continuem sempre assim.
Gabriel Rodrigues Mendonça.
Só tenho é agradecer por terem acreditado no meu potencial. A passagem por esta escola só me fez crescer intelectualmente.
Continuem sempre assim.
Gabriel Rodrigues Mendonça.
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EJA.
Os Professores da EJA da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, participaram nos dia 13, 14 e 15 de setembro de 2012, da Formação Continuada para está modalidade de ensino, patrocinada pela SEE, a qual foi de grande valia para os professores da escola.
A formação teve como tutor o Professor Davi.
A formação teve como tutor o Professor Davi.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
HISTORIA DE SUCESSO. "DA EJA PARA UNIVERSIDADE". ALUNO: GABRIEL RODRIGUES MENDONÇA FILHO.
Breve você lerá a trajetória de sucesso, deste fantástico aluno da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, que passou vinte e três anos longe do banco da escola, e em pouquíssimo tempo galgou o banco da Universidade.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
CONCURSO DE POEMAS
Programação para está quinta feira dia 23 de agosto de 2012, da
1º Edição de Produção Literária R.G. O – Concurso de Poemas.
No pátio da Escola.
Leituras finais, revisões e reescrituras individuais dos
poemas.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
PROGRAMAÇÃO DA 1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA R.G.O - CONCURSO DE POEMAS
PRODUÇÃO COLETIVA DE POEMAS (EM SALA DE AULA DE 5º AO 6º ANO)
CONCURSO DE POEMAS RGO
Teve inicio hoje dia 20 de agosto de 2012
"A 1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA DA RGO."
CONCURSO DE POEMAS.
Hoje 20/08/2012 – Disponibilizar a todos os alunos uma diversidades de “POEMAS” Poetas e Poetisas.
Propor leituras, análises e declamações em sala de aula.
"A 1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA DA RGO."
CONCURSO DE POEMAS.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Hoje 20/08/2012 – Disponibilizar a todos os alunos uma diversidades de “POEMAS” Poetas e Poetisas.
Propor leituras, análises e declamações em sala de aula.
sábado, 18 de agosto de 2012
1º EDIÇÃO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA DA ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - CONCURSO DE POESIA
É NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 20 DE AGOSTO DE 2012. - CONCURSO DE POESIA. TEMA: O LUGAR ONDE EU VIVO.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Os Alunos do 7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestam homenagem a professora: Vera.
Os Alunos do
7º Ano “A” da Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, prestaram
homenagem a professora Vera.
A professora agradece.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
A ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA - OUVIDORIA DA EJA 2012
Começou os trabalhos de Ouvidoria com todos os alunados da EJA da Escola Raimundo Gomes de Oliveira.
Breve Fotos e Conclusão dos trabalhos.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Morre aos 88 O Professor Raimundo Gomes de Oliveira
Morre aos 88 anos, o professor Raimundo “Louro” Gomes
6 de agosto de 2012 - 7:11:41
O professor Raimundo Gomes de Oliveira, o Raimundo Louro, morreu na noite de sábado, 05, em Rio Branco, aos 88 anos. O corpo do professor foi sepultado no cemitério São João Batista, na tarde deste domingo.
Raimundo Louro ficou conhecido na sociedade do Acre por sua gestão no Colégio Acreano, onde atuou como diretor durante 33 anos.
Ainda neste domingo o governo do estado emitiu nota de pesar pela morte de Raimundo Louro. Na nota além de apresentar uma breve biografia do professor, o governo diz que ele era um “Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo”, diz a nota.
NOTA DE PESAR
O Governo do Estado do Acre, por meio do governador Tião Viana e do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Queiroz de Sant’Ana, se solidariza com familiares e amigos de Raimundo Gomes de Oliveira, conhecido como Raimundo Louro, um dos grandes professores da rede de ensino acreana, que dedicou cerca de 50 anos de sua vida ao ensino e à educação.
O Governo do Estado está de luto oficial de três dias pela morte do educador, natural de Capanema, cidade do Pará. Raimundo nasceu em 24 de maio de 1924, veio para Sena Madureira ainda menino com a família, onde passou boa parte de sua infância. Desde criança, já demonstrava aptidão para os estudos e para a vida escolar.
O professor iniciou sua carreira no ensino na década de 1950, ainda no Governo de Guiomard dos Santos, e se estendeu até o ano de 1999, passando pelas escolas: Lourenço Filho, Escola Técnica de Comércio Acreano, Ginásio Nossa Senhora das Dores, Colégio Acreano, Instituto Divina Providência (em Xapuri, de 1955 a 1958), tornando-se diretor do grupo Escolar João Ribeiro (Tarauacá, entre 1959 e 1963).
Em 1965, assumiu o cargo de vice-diretor do Colégio Acreano, para no ano seguinte, assumir a função de diretor da instituição, função esta que o notabilizou como um dos maiores educadores acreanos. Graças a sua direção, o Colégio Acreano se transformou em uma das principais instituições de ensino do Acre e da Região Norte.
Profissional que amava os valores do ensino, as relações humanas e vivia a missão de educar com seriedade, competência e dedicação, Raimundo Louro deixará saudades e o bom exemplo.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
Daniel Queiroz de Sant’Ana
Secretário de Estado de Educação e Esporte
Fonte: AC24 HORAS
quarta-feira, 25 de julho de 2012
sábado, 21 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA EJA II MÓDULO II
PLANO GERAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5º A 8ºSÉRIES
Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio: Raimundo Gomes
de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Matemática Turma:
EJA.EF II Ensino
Fundamental de 5º A 8º Sala
02
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Tempo previsto
|
Somando e Calculando.
A linguagem matemática.
A importância dos instrumentos tecnológicos para
compreender o mundo.
Matemática dos povos da Floresta.
Matemática e as profissões.
Sistemas de numeração Hindo-Arábico. Egipcio, babilônico,
grego, Maia e Romano.
A origem do zero, dos números fracionários e negativos
Idéias associadas às quatros operações fundamentais.
Estimativas arredondamento e resultados aproximado.
Algarismo da multiplicação.
Algarismo da divisão
Operação inversa.
|
Compreender a matemática como construção humana,
relacionando o seu desenvolvimento com as transformações da sociedade,
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio
de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e
procedimentos matemáticos.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais, inteiros e racionais.
Construir significado e ampliar os já existente para os
números naturais para os números , inteiros e racionais.
|
Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos
apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do
tempo.
Reconhecer a contribuição da matemática na compreensão e
analise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da
historia.
Identificar o recurso matemático utilizada pelo homem, ao
longo da historia, para enfrentar e resolver problemas.
Identificar a matemática como importante recursos para a
construção de argumentação.
Reconhecer, pela a leitura de textos apropriados, a
importância da matemática na elaboração de proposta de intervenção solidaria
na Realidade.
Identificar e interpretar conceitos e procedimentos
matemáticos expressos em diferentes formas.
Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para
construir formas de raciocínio que permita explicar estratégia para a
resolução de problemas.
Identificar e utilizar conceitos e procedimentos
matemáticos na construção de argumentação consistente.
Reconhecer a adequação da proposta de ação solidaria,
utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Identificar, interpretar e representar os números naturais inteiros racionais.
Construir e aplicar conceitos de números naturais e
racionais para tomar decisões de qualquer natureza.
Interpretar informações e operar com números naturais e
racionais para tomar decisões e enfrentar situações problemas.
Utilizar os números naturais, inteiros e racionais na
construção de argumentos sobre afirmações quantitativa de qualquer natureza.
Reconhecer a impressão numérica para avaliar propostas de intervenção frente
a problemas da realidade.
|
A
disciplina será desenvolvida através de:
-
aulas expositivo-dialogadas;
- leitura e resenha comentada de textos (artigos, capítulos de
livros e de dissertações) previamente selecionados e referidos à temática da
disciplina;
-
análise de propostas curriculares, materiais didáticos, relatos de
experiência e propostas de ensino-aprendizagem dos números;
-
preparação, execução e avaliação de práticas de ensino dos números por grupos
de três ou quatro alunos, preferencialmente junto a alunos do Ensino
Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos;
-
seminários de discussão de textos lidos e produzidos pelos alunos;
-
seminários de relato e avaliação das práticas de ensino.
Na
preparação das práticas de ensino, os alunos deverão evidenciar coerência
entre objetivos e estratégias didáticas, justificando suas opções a partir
dos subsídios teóricos e análises críticas de relatos de experiências,
propostas de ensino ou observações de sala de aula. Leituras complementares
serão indicadas como subsídio ao planejamento e avaliação das práticas.
Ao
longo do semestre, cada aluno produzirá um relatório do trabalho realizado ao
longo do semestre, incluindo as tarefas realizadas, devidamente comentadas, e
uma análise das reflexões, elaborações e aprendizagens vivenciadas na
disciplina. Além desse relatório individual, cada grupo deverá produzir um
relatório documentando e avaliando o planejamento e implementação das
práticas de ensino.
|
Quadro Branco
Giz
Revistas
Data Show
Internet
|
A avaliação será de forma continuada, onde o professor
fará observação dos alunos que fazem os trabalhos diários, bem como a sua
participação durante as aulas – o alunado trabalhara com textos
contextualizados onde os mesmo farão grupos para debater os assuntos em pauta
conforme o andamento do semestre, farão trabalho individual e em grupo.
|
Carga Horária
180 Horas
|
Professor:
Eticildo Lopes de Oliveira Rio Branco –Ac. 16 de Julho de 2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
PLANO GERAL DE QUÍMICA DA EJA II MÓDULO IV - SEGUNDO SEMESTRE.
Escola de Ensino Fundamental e
Ensino Médio: Raimundo Gomes de Oliveira
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
Professor: Eticildo Lopes de
Oliveira Rio Branco 13 de Julho de 2012
Professor (a). Eticildo Lopes de Oliveira
Disciplina: Química Turma: EJA Ensino de EJA Módulo IV Sala 04
CONTEÚDOS
|
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
Metodologia
|
Recursos
Didáticos
|
Avaliação
|
Carga horária
|
Química Orgânica:
- Introdução e histórico.
- Estudo do carbono, cadeias carbônicas.
Hidrocarbonetos alifáticos:
- Conceitos, estruturas e exemplos.
Hidrocarbonetos cíclicos:
-Conceitos, estruturas e exemplos.
Compostos Oxigenados:
-Conceitos estruturas, classificação e exemplos.
Compostos Nitrogenados:
Conceitos, estruturas propriedades e exemplos.
Isomeria:
Isomeria Espacial; Isomeria Plana.
|
Distinguir a Química Orgânica da Inorgânica através das
diferentes linguagem e expressões.
Dispor dos conceitos e nomenclatura usuais e oficiais para
identificar os produtos comerciais com os seus respectivos nomes científicos.
Diferenciar e aplicar as tecnologias associada à química
relevante para a vida.
Reconhecer a ciência como inconclusa em busca de relações
harmônicas entre os homens e o meio (naturais ou sintéticos).
Interpretar a relação que os compostos Orgânicos fazem uns
com os outros a partir de suas estruturas
|
Reconhecer o elemento carbono
como fundamental para formação de compostos orgânicos.
Identificar e diferenciar dentre
as varias substanciais estudadas, os que são compostos orgânicos e os que são
inorgânicos.
Reconhecer as formula e os nomes
dos principais hidrocarbonetos e demais compostos, usando a nomenclatura
usual e a recomendada pala IUPAC.
Classificar as cadeias
carbônicas de acordo com suas disposições de números de carbonos, ramificação
de heteroátomo e de saturação.
Relacionar a importância social
e econômica dos combustíveis ou recursos minerais, identificando riscos e
possíveis danos decorrente de sua produção e uso.
Identificar componentes
orgânicos utilizados como matéria prima em produções industriais.
Distinguir pelas disposições das
cadeias carbônicas os tipos de isomeria e suas respectivas classificações.
Reconhecer a partir da formulas
molecular e do nome dos compostos, as formulas estruturais dos possíveis
isômeros de umas dadas substanciais.
|
Explanar aos alunos sobre
objetos ou produtos que caracterizam compostos orgânicos: plásticos, algodão,
açúcar, óleo, sapatos etc. além do mais demonstrar que os gases metano e
propano estão presentes em isqueiros e que os gases sob pressão transformam
em liquido; dissertar sobre onde encontrar alguns ácidos orgânicos: lático,
cítrico, acético, fórmico.
|
Quadro Branco
Pincel
Tabela peródica |
Será feita em forma continuada
de perguntas e respostas orais, exercícios escritos e testes de fixação,
através de textos de contextualização.
|
60 Horas
|
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Previsão do inicio do segundo semestre de 2012
O inicio do segundo semestre da EJA tem sua previsão para o dia 16 de julho de 2012.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Encerramento da Turma de EJA II Módulo II
A conteceu ontem na Escola Raimundo Gomes de Oliveira o Encerramento do Semestre da Turma da EJA II Módulo II. MATEMÁTICA E CIÊNCIA, professor: Eticildo e Professora: Tamara.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
Não houve reprovação, a confratenização foi aos moldes dos anos 60.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
PREVISÃO DO ENCERRAMENTO DO SEMESTRE NOTURNO DA EJA.
Previsão de Encerramento do primeiro semestre de 2012 será no dia 10 de junho.
Assinar:
Postagens (Atom)